• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei VI] Julgamento de Túrin

Status
Fechado para novas mensagens.
Ué, e a parte do "arque com as consequências" significa o quê?
R: :chibata:
E a orelha esquerda já foi arrancada, escolhe outra.

1. Não me chicoteie. NUNCA.
2. Não tem como "arcar com as consequências". Tem uma coisa a ser entendida... e ela é simples: NÃO FAÇA COMENTÁRIOS! SE NÃO SABE CALAR NÃO TENTE FALAR E MUITO MENOS ARGUMENTAR pq não vou escutar. (sim sou excelente rimadora! Fantástica aliás...)
3. Eu brinco, mas sim, EU SOU CHATA e eu realmente prefiro que SIGA AS REGRAS e não tente ir contra elas só pra ver qual vai ser a minha reação ou a consequência disso. É bobeira e só faz me irritar.
4. Sim, eu gosto de brincar que pelo menos no Círculo de Lei eu mando... então não brinque de ir contra mim pq eu brinco de ser chata. (mais ainda se vc consegue imaginar como isso é possível).
5. Já falei não me chicoteie? É... falei, mas é bom frisar
6. Arranco a outra orelha então e o dedo mindinho esquerdo pra num me frustrar pela orelha.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
99. Não, nem sou chata assim de verdade, mas aqui eu sou e tá... eu sou grossa de verdade e brava. =/
.
.
.
.
.
.
.
.
.
1000. Deriel finge que não leu que eu to bancando a Admim só nesse tópico :dente:
 
1. Não me chicoteie. NUNCA.
2. Não tem como "arcar com as consequências". Tem uma coisa a ser entendida... e ela é simples: NÃO FAÇA COMENTÁRIOS! SE NÃO SABE CALAR NÃO TENTE FALAR E MUITO MENOS ARGUMENTAR pq não vou escutar. (sim sou excelente rimadora! Fantástica aliás...)
3. Eu brinco, mas sim, EU SOU CHATA e eu realmente prefiro que SIGA AS REGRAS e não tente ir contra elas só pra ver qual vai ser a minha reação ou a consequência disso. É bobeira e só faz me irritar.
4. Sim, eu gosto de brincar que pelo menos no Círculo de Lei eu mando... então não brinque de ir contra mim pq eu brinco de ser chata. (mais ainda se vc consegue imaginar como isso é possível).
5. Já falei não me chicoteie? É... falei, mas é bom frisar
6. Arranco a outra orelha então e o dedo mindinho esquerdo pra num me frustrar pela orelha.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
99. Não, nem sou chata assim de verdade, mas aqui eu sou e tá... eu sou grossa de verdade e brava. =/
.
.
.
.
.
.
.
.
.
1000. Deriel finge que não leu que eu to bancando a Admim só nesse tópico :dente:


Ah meu Eru, que enrascada eu fui entrar? ><
Eu achava que ela fosse só Onça, doce ilusão, agora vejo que é sanguinária e vingativa!
Oh, quem poderá nos salvar?
 
Diz a lenda que que neste tópico a Indy é Eru. E que se ela quiser os balrogs terão asas!

Eu sou só o juiz. MP´s pra mim não resolvem, eu só julgo o caso. E condeno os meliantes com penas cruéis como ouvir Jorge Vercilo ou ver uma foto da Preta Gil de cinta linga vermelha...
 
Meretíssimo juíz, caros jurados e demais colegas do julgamento,


Começamos este julgamente buscando apenas a verdade e nada além dela. Não buscamos enveredarmos pelo caminho das palavras usando as nuances e belezas do idioma para mostrar que os atos do Réu foram danosos, sendo ele culpado em maior ou menor grau por seus atos. Pois este é um julgamento de responsabilidades pessoais, do ato do eu contra a desculpa da imputação do ônus de seus atos a algum ser distante, superior e intocável.


Optamos pelo caminho da direta apresentação dos fatos, dos acontecimentos, dos afetados, dos mortos, dos espoliados. E, embora o Réu tenha se utilizado de todos estes nomes na qual é reconhecido, nunca mereceu ser chamado de Espoliado: ele sempre teve seu porto seguro, sob a proteção do Reino mais poderoso da Primeira Era!
A Defesa optou pelo escárnio e não pela refutação dos atos, pelo desprezar imediato dos atos - desconsiderando todo o mal causado por ele. Pois bem, vamos responder à Defesa com os fatos, sempre buscando a realidade que contempla quem de fato foi injustiçado: As Vítimas de Túrin!


Falemos então de Saeros. A Defesa insiste em afirmar que Saeros não morreu pela espada de Túrin, por isso ele não pode ser imputado de sua culpa. Mas quem perseguiu Saeros? Quem foi que, com uma espada em punho, e em clara ameaça à vida do Elfo, o levou para o precipício? Saeros não estaria morto se Túrin não o tivesse posto a correr. Saeros era uma pessoa afável? Não era. Merecia a morte? Quem além do Único para decidir tal coisa? Jamais Túrin poderia tomar para si a decisão de acabar com a vida de Saeros. Sim, Túrin é culpado! Embora a espada dele esteja limpa do sangue de Saeros, o mesmo mancha sua alma.


Em seguida, Túrin foge e se une a um bando de foras-da-lei, que atacavam qualquer que lhes aparecessem na frente, sejam Elfos, Orcs ou Homens! Embora a Defesa, de forma displiciente e irresponsável, simplesmente alegue que "não houve crime", o mesmo está muito bem descrito e testemunhado na história de Túrin. O desespero e a desesperança estavam em toda Beleriand, mas mesmo assim vemos a insistência da defesa em justificar este crime com a justificativa do estado alarmante da população após a Guerra das Lágrimas! Os Elfos e Homens honestos, que viviam na mesma Beleriand, sobrevivendo e lutando, não poderiam ser simplesmente atacados por um bando de marginais, e estes marginais fossem inocentados de seus crimes. Se você se considera desesperado, todos seus atos são justificados? Você pode matar e roubar e ainda se considerar inocente? É óbvio que não, é um ultraje pensar assim, uma afronta a todos aqueles que possuem o Livre Arbítrio, e escolheram não fazer o mal. Cada um é responsável por seus atos e ainda mais Túrin, que se tornou líder dos Foras-da-Lei. Bendita seja a memória de Beleg, que conseguiu trazer algum juízo ao bando, através da sua tortura e sofrimentos, causados por este mesmo bando. Beleg, que mais tarde seria morto por seu "melhor amigo".


Voltando ao caso de Beleg e de sua tortura: um líder é o último responsável pelos atos de seus liderados, tendo ele que, por sua maior coragem, força ou carisma, conduzir seus comandados no caminho em que acredita. Você não pode ser um líder sem o ônus da liderança! E ressalte-se que Túrin não tomou uma atitude sequer para punir seus subordinados pela Tortura! A liderança traz responsabilidade, e Túrin, como chefe, não poderia simplesmente dar de ombros e alegar que nada tinha a ver com o assunto. O pai é responsável pelo filho e o comandante pelo comandado. Não foi a mão real de Túrin que torturou Beleg, mas as de seus comandados, que são suas "mãos" por extensão.


Falemos agora da hoje extinta raça dos Pequenos Anões. A Defesa alega que nada pode ser dito, pois nada foi imputado diretamente pela Acusação. Pois bem, a Acusação repete: antes de Túrin e seu bando de Foras-da-Lei existirem, haviam ainda três indivíduos, três seres pensantes, e livres, portadores da Chama Imperecível. Graças ao bando de Túrin essa raça não existe mais! Todos os três Pequenos Anões foram mortos! Além disso Túrin toma deles, sem dó e nem piedade, a sua última morada sua proteção na Terra-Média! Em troca de quê? De que estes anões não fossem destruídos por sua mão. Acusamos-te Túrin, de ser o responsável pela triste sina dos Pequneos Anões, os quais teriam uma chance de continuarem neste mundo se não fosse por sua presença. O que você dirá ante a Ilúvatar, o pai dos Valares? "Acabei com teus Filhos Adotivos, raça de seres inteligentes e com vontade própria, e não me arrependo, sou inocente."? Culpado! Mil vezes culpado!


Retornando a Beleg uma última vez, que Eru o tenha.
Apenas tentaremos explicitar novamente: Que mão empunhava a espada que desferiu o golpe mortal a Beleg? Sim, Túrin! Concordamos que ele não teve a intenção de matar, mas matou. Matou com sua própria mão e por sua própria personalidade irascível e irracional, que não mede consequências.
Sua contrição posterior, quando chorou às águas de Ivrin e entoou um canto de lamento na região, desta vez mostra algum resquício de consciência, mas não é o suficiente. Que ele seja considerado culpado e condenado a tomar ações que o façam desistir de sua ranhenta imaturidade e incapacidade de assumir responsabilidades!


Um outro ponto que queremos rebater da peça de defesa, e um ponto que foi extremamente risível, para não falar infeliz, foi a de que tentamos incriminar Túrin não por que ele ter sido teimoso e ter construído a ponte, mas por que ele simplismente foi corajoso, e por ter dados conselhos a Oredreth.
Senhores, a questão aqui não é sobre a sua coragem e "sabedoria" em combates, mas sobre seu orgulho e teimosia que, sim, foram a causa da queda de Nargothrond.
E não foi por falta de conhecimento que Túrin ficou obcecado em construir a ponte, pois desde Gwindor, até por meio de Círdan e do próprio Ulmo, Valar dos Mares! Foi o seu próprio orgulho e arrogância que o motivaram a construir a ponte.
Como estrategista militar e líder reconhecido do reino, Túrin pôs tudo a perder, quando o exército de Morgoth investiu sem dificuldade contra a cidade. Tudo foi destruído, sem contar as vidas que se perderam, incluindo a de seu amigo Gwindor quanto a de seu amor, Finduilas.
Nas próprias palavas de Gwindor, se Túrin não tivesse sido salvo dos orcs, Nargotrhond poderia ter resistido...


No crime executado contra Brodda, estaria a defesa tentando inocentar Túrin, ao incriminarem um inocente?
Sim, senhores jurados, eis o que a defesa tentou demonstrar em sua peça: generalizando todos os orientais, chamando todos eles de traidores, como se cada um de todos eles agissem da mesma maneira, um bloco único de bondade ou de maldade. A defesa tenta nos imputar a idéia de que pode-se culpar um pelo crime de uma sociedade, e que por isso esse um, sem julgamento adequado, pode morrer.
Brodda morreu apenas por ser um oriental e por contar a verdade a Túrin.


E por fim chegamos ao ápice do descaso da Defesa! A tentativa de incentar a morte de Brandir.
"Natural em tais circunstâncias"! Túrin age como juri, juiz e executor - mata antes de qualquer coisa. Simplesmente mata! Um homem manco e gentil como consta nas crônicas da época. Um homem que nem poderia se defender adequadamente! Túrin o mata, sem remorso porque acha que talvez pudesse ser um inimigo falando mentiras, como se não tivesse convivido com Brandir por anos!
Ele o mata por raiva, pura e simplesmente, de maneira intencional.


Concluíndo nossa tréplica, a defesa sempre argumentará de que nós, Acusadores, omitimos fatos, distorcemos informações para que coloquemos apenas o que nos é conveniente. O que acontece na verdade é que, por tentar inocentá-lo, usam-se de inúmeras justificativas, "vendo a história por completo". Que em detrimento de seus crimes, a sua glória e história merecem ser lembradas e seus delitos, esquecidos. Porém, lembramos os senhores que, por mais que a sua história seja digna de ser contada, houveram lágrimas derramadas, houvera sangue jorrado, houveram pessoas que sofreram dor e sucumbiram perante a sua espada, houveram histórias de vidas interrompidas, por que este criminoso realizou atos bárbaros apenas por pensar apenas em si mesmo.
 
Última edição:
Realmente a acusação rebateu de forma excelente, agora é só aguardar os jurados, eu ja tenho minha opinião depois de ler todas as peças , mais me calarei para não irritar a ly e não influênciar nada.
 
Peça da Acusação lida com muita atenção. Estou refletindo sobre os argumentos. Já estou pensando em possíveis perguntas para as duas bancas, pontos que quero ver melhor esclarecidos.

Só um pequena correção gramatical, em relação ao uso do termo "Valar". A desinência de plural no Quenya é, ordinariamente "r" (assim como no Português é o "s"). A palavra "Valar" está no plural, não tendo necessidade de se acrescentar qualquer outra desinência. Escrever "Valares", como em "O pai dos Valares" é errado. Também é errado aplicar "Valar" a um ser só. Deve ser usado nesses casos a forma singular, "Vala". "Ulmo, o Vala dos Mares".

Tá, podem me chamar de chato, eu sou mesmo.:lol:
 
Última edição:
Só um pequena correção gramatical, em relação ao uso do termo "Valar". A desinência de plural no Quenya é, ordinariamente "r" (assim como no Português é o "s"). A palavra "Valar" está no plural, não tendo necessidade de se acrescentar qualquer outra desinência. Escrever "Valares", como em "O pai dos Valares" é errado. Também é errado aplicar "Valar" a um ser só. Deve ser usado nesses casos a forma singular, "Vala". "Ulmo, o Vala dos Mares".
Como fui eu que fiz está parte do texto, confesso o erro. Apesar de não poder corrigí-lo mais.
 
a peça de Acusação foi boa... mas não adianta, a Defesa é *oda e vai rebater com classe e objetividade suprema...:yep:

TÚRIN INOCENTE!!!! :joy:
 
Parabéns Acusação,melhor réplica impossível!
Parabéns meesmo, têm meu reconhecimento. :clap:
E boa sorte defesa, vão precisar. Não vai ser tão fácil rebater e ainda virar o jogo.

Que a Justiça seja feita.:pray::pray:

TÚRIN CULPADO
 
Huahuahua...veremos!

:mwaha:


:yep: veremos Túrin inocentado, com um pouco de dificuldade, pois a Acusação está mandando muito bem... mas Túrin não é culpado e será inocentado, pois a Defesa é mais foda ainda... :cool:

aliás, nunca tinha presenciado um julgamento (na verdade queria estar participando, mas beleza =/), mas esse está demais.. todo mundo empolgado, discutindo e opinando e torcendo... bacana... parabéns à todos... :clap:
 
Passei essa tarde lendo o julgamento, todos os posts do tópico (dos mais importantes, até os mais humorísticos).
Ótimos argumentos, tanto da Acusação, que bateu em teclas chaves (:sacou:*), quanto da Defesa, que retribuiu à altura. Mas mesmo assim discordo de algumas coisas ditas por ambas as partes.

Não posso dizer se Túrin é, ou não, culpado (e nem tenho essa autoridade, já que estou fora do juri). Mas no meu ponto de vista ele não será inocentado totalmente, e também não pegará pena máxima, por assim dizer. Ainda mais se os feitos heróicos pesarem na balança.

No mais, continuo apoiado em meu machado, observando o que acontece aqui no Mahánaxar. 8-O

p.s.: Pelo visto teremos 3 julgamentos seguidos. O de Túrin, a morte do cachorro, e talvez a morte do Clown (que está batendo de frente com a Indily. Isso só pode terminar em tragédia :no:)

* É engraçado usar essa expressão em um fórum
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo