• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei VI] Julgamento de Túrin

Status
Fechado para novas mensagens.
E é assim que este juízo se pronuncia. Declaro o réu INOCENTE de todas as acusações.

:sabia: :joy:


Obaaaaaaaaaa... Finalmente posso comentar!

Antes de mais nada agradecer à Indily, ao Maglor, ao Neithan e, claro, ao Meritíssimo Juiz Rama!!!

Eu só quero comentar a justificativa de um jurado...

3º Jurado disse:
-Homicídio doloso (Brodda) –

Mesmo depois de conseguir as informações que queria Túrin tirou a vida de Brodda. Não como vingança ou em uma tentativa de libertar os que lá estavam mantidos escravos, mas como meio de extravasar sua fúria diante do que lhe disse Aerin, sua parenta, sobre Morwen e Nienor. Além disso, para aqueles que foram escravizados, a morte de Brodda foi ainda pior, pois, os que não conseguiram fugir, foram perseguidos ou severamente punidos pelos atos de Túrin.
Do homicídio de Brodda considero Túrim culpado.

Túrin não matou os que eram escravos... aqueles de seu próprio povo.
Túrin só perseguiu e matou os orientais que tinham destruído seu povo e oprimido sua família.
 
Última edição:
Verdade! Acusar Turin de matar Brodda é como acusá-lo de assassinar Orcs. Aí sim turin queria cometer Genocídio.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Oh não, maldição a Túrin!:naonaona: Eu queria castigar esse famoso e mau herói e nao vou poder fazer isso, não é justo.:humpf:

Ai ai acusação, agora vou ficar sem emprego em Mordor.:osigh:
Enfim, la vou eu lavar pratos em Minas Morgul.:poke:


:ahhh:
 
Quero parabenizar às Bancas de Defesa e Acusação ao Meritíssimo Juiz, ao meus colegas jurados e principalmente à Ly pela excelente organização. Foi um ótimo Julgamento. :clap:

Mas eu concordo com a Bel: eu achei que a Acusação foi mais fraca que a Defesa. Por exemplo: a acusação de Genocídio foi, a meu ver, totalmente ifundada. Túrin só ordenou a morte de um anão-pequeno. Da morte dos outroa anões ele não teve participação, não ordenou nem nada. Seria muito mais proveitoso se a Acusação acusasse Túri apenas pela morte do filho de Mîm.

Eu esperava que esse julgamento fosse debandar para a questão do livre-arbítrio, mas acho que o estilo da primeira peça da Acusação já cortou de cara a possibilidade desse argumento.
 
Mas eu concordo com a Bel: eu achei que a Acusação foi mais fraca que a Defesa. Por exemplo: a acusação de Genocídio foi, a meu ver, totalmente ifundada. Túrin só ordenou a morte de um anão-pequeno. Da morte dos outroa anões ele não teve participação, não ordenou nem nada. Seria muito mais proveitoso se a Acusação acusasse Túri apenas pela morte do filho de Mîm.

Mas está errado. Túrin era o chefe do bando, e responsável pelas ações dos seus comandado, em maior ou menor grau.

Mas a maioria é muito jovem ainda pra ter vivenciado isso :think:
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Mas está errado. Túrin era o chefe do bando, e responsável pelas ações dos seus comandado, em maior ou menor grau.

Mas a maioria é muito jovem ainda pra ter vivenciado isso :think:
Culpar Tútin em um tribunal por um ato que ele não praticou, não ordenou, não permitiu é um pouco exagerado. Se um funcionário seu brigar com outro, o seu chefe poderá repreendê-lo, mas você nunca vai ser condenado em um tribunal.
 
Pessoal,

Antes de tudo, queria agradecer a oportunidade de ter participado do julgamento, como Acusação junto com o Deriel e a Ceinwyn, até pelo fato de ser um novato. Mesmo tendo apenas mais ou menos 1 mês de cadastrado, posso ver que aqui no Valinor qualquer um têm sua chance de se destacar.

Sobre o julgamento, até que foi bem divertido e instrutivo, tivemos que refolhear o Silmarillion inteiro para ver detalhes da vida de Túrin, e usá-los contra ele.
Se bem que, infelizmente, acabamos ficando sem muito tempo, tanto por causa de serviço quanto por outros problemas.

Também, (e vou me preparar para levar pedradas agora, fiquem à vontade XD) ouço com pesar o resultado do julgamento do Túrin.
OK, aqui foi uma brincadeira, quem tivesse o poder maior de argumentação levava o prêmio, mas eu acredito que o Senhor do Destino não merecia absolvição, não!

O maior motivo que eu considerei em entrar para a Acusação foi por eu não gostar dele, puro e simplesmente. Sim, o admiro também: só de imaginar Mormegil, colocando a sua mascara dos anões no rosto, e seu estado de espírito sinistro aterrorizando os seus inimigos, deveria ser uma incrível imagem a se contenplar.
Apesar disto, eu sempre vi ele como um fraco. No meu delírio, considero Sam Gamgi mais forte que Túrin, pois o hobbit foi em direção ao fogo de Mordor para ajudar Frodo em sua missão e não decaiu.
Não é importante o quanto de poder que você tem, mas sim o que você faz com ele.

Sem contar as pessoas que sofreram, por Túrin não ter tido forças para enfrentar o mal. Não me esqueço de Finduilas, gritando por Túrin, quando era levada cativa de Nagorthrond...
Eu sempre acreditei no bem e no mal, e que há os dois caminhos para nós decidirmos por onde andarmos. Nunca no destino. PRÉdestinação, talvez.
Sei que em qualquer julgamento, "Vox populi, vox dei", mas para mim Túrin é, e sempre será, o culpado.

---

Enfim, queria pedir desculpas a todos, principalmente pela organizadora do Julgamento, Meretíssima Indily. Sei que fiz uma ofensa grave a sua senhoria, ao chicoteá-la por um motivo deveras fútil e desnecessário, e por causar discórdia e dissenção no júri. A ela principalmente, imploro o seu perdão, oferecendo a ela este humilde presente:

maracuja-4b1d3871b49d0.jpg

IRAIRAIRAIRAIRAIRAIRAI! Brincadeira, viu?
 
Última edição:
Bel:

Em parte, concordo contigo. Explico porque em parte; foram muitas acusações e talvez por isso, dispersaram força e atenção. Talvez se tivessem buscado o lado "psicológico" nessas poucas acusações que deveriam ter atentado, o resultado teria sido diferente.
Contudo, acusar um herói( alguns dirão "anti-herói" ) não é fácil.

Acusação:

Parabéns! Como disse no comentário acima, não é fácil se acusar um herói. Alguns no lugar de você diriam ou dirão que fariam melhor. Impossível! Quando se toma a decisão de seguir por um caminho, depois de dado o primeiro passo e acreditar no que se está fazendo, é duro tentar voltar ao começo. Alguns até tentam e se embolam.
Convicção é importante!

Defesa:

Parabéns pelo excelente trabalho. A Acusação complicou mas vocês não desistiram. Usaram ótimos argumentos e visualizaram as situações em que o Réu esteve, conseguindo expor a dificuldade e tumultos pelos quais ele passou.
Foram coerentes e leais, tanto para com seu defendido contra aqueles que o acusaram.
Parabéns pela conquista!

Jurados:

Parabéns pela ajuda ao Juiz neste tão difícil Julgamento. As Bancas trabalharam o melhor que puderam para dificultar o trabalho de vocês, e vocês deram conta de maneira exemplar.

TBBC e Ly:

Gostaria de ter podido participar deste Julgamento. Deu gosto acompanhar, mesmo sem ter postado desde o começo. Se não dá pra ajudar, é melhor não atrapalhar! Esse é o lema e é muito bom ver ele funcionar.
Parabéns a todos os envolvidos nessa nova versão do CLJ e também à Ly, pela interpretação! ":chibata:", :sacou:??

:joinha:
 
Culpar Tútin em um tribunal por um ato que ele não praticou, não ordenou, não permitiu é um pouco exagerado. Se um funcionário seu brigar com outro, o seu chefe poderá repreendê-lo, mas você nunca vai ser condenado em um tribunal.

se um funcionário matar outro no trabalho, vai sobrar pro chefe sim, não se iluda
 
se um funcionário matar outro no trabalho, vai sobrar pro chefe sim, não se iluda
Mesmo se o chefe não estiver nem na empresa? Um tribunal vai condená-lo por algo em que não teve participação nenhuma, nem por omissão?
 
Oláaa á todos! =^_^=

Eu gostaria de, sem bajulação, agradecer á todos que organizaram/participaram desse julgamento, pois me entreti e me diverti muito lendo as acusações e as estratégias de defesa, destaque também para a maravilhosa participação do júri e da minha vovó linda :grinlove:

Estou muito feliz por ter partici... Err, na verdade eu não tive nenhuma participação. Ù.ú

Mas por ser algo tão bem elaborado, agente se sente até no julgamento mesmo *¬*

Eu talvez não tenha muitos argumentos para defender isso, mais sempre julguei Túrin como inocente, afinal, mesmo que ele tenha feito coisas horriveis, ele não tinha a intenção, e se fosse realmente uma pessoa culpada, não se sentiria mal por tudo o que fez, afinal, inúmeras vezes nosso herói sentiu a culpa e o arrependimento, enquanto a sombra crescia em seu coração.

No fim eu tinha razão!!!
 
O que escapa ao caso de Túrin e seus foras-da-lei, claro.
Túrin só influenciou diretamente a morte de um dos anões-pequenos, sem saber que a raça estava quase extinta e não motivado pelo ódio. Quando Mîm morreu, Túrin já estava morto. Túrin foi culpado pelo assassinato de um anão-pequeno. Não de genocídio.
 
Ele só estava lá. Na primeira flechada, Túrin repreendeu os demais. ele não querai que a Flecla de Andróg fosse disparada.
 
Enfim, queria pedir desculpas a todos, principalmente pela organizadora do Julgamento, Meretíssima Indily. Sei que fiz uma ofensa grave a sua senhoria, ao chicoteá-la por um motivo deveras fútil e desnecessário, e por causar discórdia e dissenção no júri. A ela principalmente, imploro o seu perdão, oferecendo a ela este humilde presente:

maracuja-4b1d3871b49d0.jpg

IRAIRAIRAIRAIRAIRAIRAI! Brincadeira, viu?
Isso, jamais me chicoteie! Fato...
*-* Amo maracujá doce *-* Perdoado!
 
A situação em que o Bando estava é preciso ser analizada. Eles estavam no escuro, em campo aberto. Eram Homens e não Elfos, não tinham "visão apurada". Perceberam "vultos", não conseguiam identificar do quê.
Dada a situação, poderiam esperar um emboscada. Alguns dirão que eles poderiam esperar ou recuar. Mas você esperaria, à noite, no mato, o vento mudar e levar seu cheiro para Orcs?
Atirar a flecha só foi errado pelo fato de não se poder mirar, foi um tiro que poderia ter sido perdido. Aconteceu de acertar um Anano, do povo de Mîm, mais precisamente, um de seus filhos, mas como eles poderiam saber?

Disso Túrin é inocente, ao meu ver. E Túrin, assim que pode, e não se demorou, pediu perdão ao que mais perdeu com o ato de seu subordinado, e honrou sua perda. Tanto é que Mîm o tomou como amigo. O que Mîm fez depois, nesse momento é irrelevante, mas seu perdão é conhecido por todos.
 
Em condições normais Turin realmente seria imputado pelo que fez na liderança de Nargothond, principalmente porque quando estava diante do rei o elfo avaliou Túrin como plenamente capaz de exercer funções de comando em conselho e o rei via muito além de um homem. Entretanto eu não consideraria a palavra de Orodreth como plenamente lúcida depois de ele ter sido exilado de Aman. É muito possível que Orodreth estivesse sendo afetado pelo destino que havia escolhido e disso não teria como escapar (como realmente aconteceu).

O que houve foi que o destino ajuntou dois homens amaldiçoados sob o mesmo teto e o principal algoz da maldição amarrou os planos dos dois.

Agora, exatamente por isso eu não abriria mão de determinações na sentença. O caso do bando é um daqueles em que só Eru e Manwe (que via em todos os lugares) teria acesso a saber o que aconteceu. Na dúvida é melhor inocentar do que cometer uma injustiça, ainda mais com alguém sofrido como Túrin.
 
Deriel continua insistindo nessa coisa do 'chefe' ser culpado só por ser o chefe.
Mas mesmo que assim fosse, pela milésima vez, como outros já destacaram: eles mataram UM anão. Não se pode ser condenado por genocídio por matar UMA pessoa, sem nem saber quem era.

Não se sabe o paradeiro de Ibûn e foi Húrin quem matou Mîm. Túrin não ordenou que Húrin matasse Mîm!!!

Foi isso que o Célio quis dizer: teria sido mais proveitoso para vocês, da Acusação, acusá-lo do assassinato de UM anão.
Genocídio, além de requerer que se exterminei mais de um indivíduo de toda uma raça também requer que se tenha ódio específico por essa raça, o que não era o caso!

Mas nós o teríamos inocentado de qualquer forma!!! XD

Até porque, Elu Thingol o inocentou e o próprio Eru Ilúvatar, ao lhe conceder a dádiva de se juntar aos Valar e derrotar ele mesmo a Melkor.
 
Eu só quero comentar a justificativa de um jurado...

Post Original de 3º Jurado
-Homicídio doloso (Brodda) –

Mesmo depois de conseguir as informações que queria Túrin tirou a vida de Brodda. Não como vingança ou em uma tentativa de libertar os que lá estavam mantidos escravos, mas como meio de extravasar sua fúria diante do que lhe disse Aerin, sua parenta, sobre Morwen e Nienor. Além disso, para aqueles que foram escravizados, a morte de Brodda foi ainda pior, pois, os que não conseguiram fugir, foram perseguidos ou severamente punidos pelos atos de Túrin.
Do homicídio de Brodda considero Túrim culpado.

Túrin não matou os que eram escravos... aqueles de seu próprio povo.
Túrin só perseguiu e matou os orientais que tinham destruído seu povo e oprimido sua família.

Acho que o que o jurado quis dizer aqui não foi que Túrin matou os escravizados, mas que o fuzuê que ele aprontou na casa de Aerin e Brodda atraiu outros orientais que mataram todos que estavam lá e puseram fogo na casa. A própria Aerin previu que isso fosse acontecer, ao falar para Túrin sair correndo de lá.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo