• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei V] Julgamento de Gollum

Status
Fechado para novas mensagens.

VtBBC

Usuário de Castigo
Usuário de Castigo
attachment.php

Inicia-se a partir de agora o julgamento de Gollum


vjulgamento2.png

Sméagol, como era antigamente chamado, era da raça dos Grados e vivia nos Campos de Lis com sua família, sua avó sendo a chefe. Mas nossa história começa no dia do seu aniversário, por volta de 2463 da Terceira Era... pouco antes de ser conhecido por Gollum...

COMPONENTES:
Juiz: ALF
Réu: GOLLUM
Acusação:
Anwel (presidente); Neoghoster Akira ; Yullia_
Defesa:
Neithan (presidente); Wild_Rikky e drag047
Jurados:
Finwë-Curufinwë; Dúnadan Thorongil e Lyvio .
REGRAS DO JULGAMENTO
PRAZOS PARA ARGUMENTAÇÃO E PRONUNCIAMENTOS DE CADA BANCA​


O julgamento se inicia com a peça inicial apresentada pela Acusação. Ao menos um dos três membros da Banca de Acusação terá a obrigação de cumprir com o compromisso assumido, independentemente da presença dos demais membros da banca. Casos excepcionais serão resolvidos pelo juiz.

O julgamento terá duas rodadas de argumentação. Isso significa que cada banca apresentará, alternadamente, duas peças em que serão expostos os motivos pelos quais o réu deve ser condenado ou absolvido.

Os prazos para apresentar as peças e eventuais recursos começam a correr no dia seguinte ao seu marco inicial.

A cada banca será concedido o prazo de 3 (três) dias corridos para a apresentação de seus argumentos. Assim, no dia seguinte ao da postagem do primeiro tópico do julgamento do réu, começa a correr o prazo de 3 (três) dias para que a acusação poste a sua peça. No dia seguinte ao dia em que a Acusação postar seus argumentos, começarão a correr os 3 (três) dias para que a defesa faça o mesmo. Este mesmo processo se repete na segunda rodada, que é contínua à primeira.

Exemplificação para seqüência das argumentações:
Caso a acusação apresente seus argumentos em uma sexta-feira, o prazo para a defesa apresentar seus argumentos inicia no sábado e se extende até segunda-feira.
Caso haja algum imprevisto que impeça qualquer uma das bancas de se manifestar dentro do prazo, o juiz do caso deverá ser avisado por MP.

Os argumentos de todas as peças apresentadas deverão ser feitos sob uma ótica endógena à Arda, ou seja, como se todos estivessem dentro de um tribunal, com o réu presente e tudo o mais. Não serão aceitas citações diretas das obras, caso seja necessário esclarecimento o Juiz pedirá para a banca que comprove seus argumentos.

Caso alguma das bancas utilizem trechos de obras caberá ao juiz invalidar o argumento e determinar que a banca apresente novamente o material dentro das regras. Em caso de reincidência, o juiz poderá determinar a perda do direito de manifestação (a banca ficará sem apresentar uma peça).


Apresentadas as peças de cada banca, cada jurado e o juiz terão 2 (dois) dias para fazer uma pergunta à cada uma das bancas (acusação e defesa). No caso dos jurados, findo o prazo de dois dias, respondidas as suas perguntas ou não, eles deverão dar o seu voto com base em tudo o que foi exposto considerando o réu culpado ou inocente em um voto fundamentado dentro de 3 (três) dias, contados a partir da resposta de todas as bancas ou do término do prazo para resposta, o que ocorrer primeiro. As perguntas são de caráter facultativo (os jurados e o juiz as fazem se quiserem), mas cada jurado fica obrigado a apresentar uma breve justificativa para seu voto e assim dizer se o réu deverá ser CONDENADO ou ABSOLVIDO.

Se quiserem, os jurados poderão dividir seus votos de acordo com eventuais ausações que tenham sido feitas contra o réu. Assim, em vez de simplesmente dizer que o réu é "culpado" ou "inocente", o júri poderá fracionar seus votos conforme as acusações. Ex.: "Quanto à acusação de assassinato, voto culpado; Quanto à acusação de roubo, voto inocente." Entretanto, se optarem por votar desta forma, contados a partir da resposta de todas as bancas ou do término do prazo para resposta, o que ocorrer primeiro. As perguntas são de caráter facultativo (os jurados e o juiz as fazem se quiserem), mas cada jurado fica obrigado a apresentar uma breve justificativa para seu voto e assim dizer se o réu deverá ser CONDENADO ou ABSOLVIDO.

Se quiserem, os jurados poderão dividir seus votos de acordo com eventuais ausações que tenham sido feitas contra o réu. Assim, em vez de simplesmente dizer que o réu é "culpado" ou "inocente", o júri poderá fracionar seus votos conforme as acusações. Ex.: "Quanto à acusação de assassinato, voto culpado; Quanto à acusação de roubo, voto inocente." Entretanto, se optarem por votar desta forma, TODOS os jurados deverão concordar em fracionar os votos nas mesmas categorias.
os jurados deverão concordar em fracionar os votos nas mesmas categorias.

Os votos dos jurados deverão ser enviados por MP para o VtBBC, que postará todos eles omitindo o nome do jurado que o proferiu. SOMENTE O VtBBC PODERÁ PUBLICAR OS VOTOS, PARA QUE NÃO HAJA MEIO DE SE IDENTIFICAR O AUTOR.

Havendo unanimidade nos votos dos jurados não haverá a possibilidade de recurso e o julgamento acaba assim que o juiz der a sentença (cuja única finalidade será a de estabelecer uma pena, em caso de condenação, ou de delcarar o réu inocente, em caso de absolvição).

Caso não haja unanimidade, a banca perdedora (a que tiver menos votos ao seu favor) terá 2 dias para recorrer, contestando unicamente o conteúdo dos votos a ela desfavoráveis. Da mesma forma, a partir da apresentação do recurso, a banca vencedora terá 2 dias para responder ao recurso usando apenas o que JÁ foi exposto, sem apresentação de fatos novos.

Os recursos são destinados aos próprios jurados, pedindo para que estes mudem seus votos, coisa que estes poderão fazer ou não. Se, depois de apresentados o recurso e a resposta, os jurados mudarem seus votos e assim se atingir a unanimidade, o juiz apenas proferirá a sentença declarando a inocência do réu ou aplicando-lhe uma pena.

Se mesmo depois de apresentado o recurso e a resposta ainda não houver unanimidade entre os jurados, a decisão final ficará a cargo do juiz, que proferirá uma sentença fundamentada condenando ou absolvendo o réu, conforme o seu próprio convencimento. Ressaltamos que a manifestação do juiz neste caso é uma decisão e não um voto. Assim, caso no júri hajam dois votos a favor da condenação e um pela absolvição, se no final o juiz decidir pela absolvição, não haverá empate de 2 a 2. A palavra final em caso de discordância é exclusivamente do juiz.

DÚVIDAS
Para quaisquer dúvidas, o post original das regras se encontra no tópico do V Círculo da Lei bem como no tópico de abertura do projeto: Círculo da Lei: O Julgamento.

Caso se faça necessário, contatar os membros do VTBBC.
Organizadores: ALF, Avastgard, Indily


O PRAZO PARA A PRIMEIRA PEÇA SER APRESENTADA SE INICIA EM 24 HORAS, PARA QUE OS PARTICIPANTES SE INTEREM DAS REGRAS NOVAMENTE E TIREM AS DÚVIDAS QUE SURGIREM!
 
Aêee, começou!!! :joy:

Putz, parecia que tudo tá conspirando pro julgamento não acontecer.

Isso vai dar polêmica :yep:
 
Aos que se interessarem pelo julgamento do réu Gollum/Smeagol:

Devido ao contratempo com o servidor da Valinor, foi dado um período de 24 horas para que os participantes desse julgamento lessem e tirassem quaisquer dúvidas sobre as regras.

Passado esse período, e tendo em vista que nenhuma manifestação foi feita por parte de qualquer membro das bancas, declaro que a sessão para o Julgamento de Gollum/Smeagol está aberta.

A banca de acusação tem até 08/03/10 para apresentar sua peça.
 
Espero que comecem a se atentar mais aos prazos e aos avisos dos membros do VtBBC... ou andam na linha e levam a sério ou me respondam pra que a gente se esforça pra fazer algo legal se ninguém se empenha.
 
Aguardando ansiosa pela apresentação da primeira peca ².²
E, ixii, começou a pegar fogo mesmo antes de começar ... :P
 
Enviei uma Mp para o presidente da banca avisando que a hora de postar a nossa peça se aproxima. Eu acesso todo dia, então qualquer imprevisto, se ninguém aparecer, tenho boa parte ddo texto da acusação na minha caixa de MPs e poderei, em caso de ausência, continuar.

Vou cutucar nossa banca para estabelecermos uma data final para o texto. :)
 
Espero que comecem a se atentar mais aos prazos e aos avisos dos membros do VtBBC... ou andam na linha e levam a sério ou me respondam pra que a gente se esforça pra fazer algo legal se ninguém se empenha.

Nossa, não entendi o desabafo Indily.
Pelo que eu entendi, temos até amanhã a meia-noite para apresentar a peça não é mesmo?
 
Bem... leiam o primeiro post... eu coloquei em letras laranjas e garrafais que vcs tinham 24 horas para tirar as dúvidas e então postar a peça.... após esse prazo DEVIDAMENTE IGNORADO por vcs, é que o ALF resolveu ser legal e dar mais prazo... num julgamento, a acusação simplesmente teria feito o réu ser inocentado pela ausência de acusação formal e provas.

Ou seja, o desabafo é pq vcs já haviam perdido o prazo por falta de atenção. E só receberam outro pq o ALF quis. Então, não percam mais esse ou o julgamento será cancelado... só isso!

O PRAZO PARA A PRIMEIRA PEÇA SER APRESENTADA SE INICIA EM 24 HORAS, PARA QUE OS PARTICIPANTES SE INTEREM DAS REGRAS NOVAMENTE E TIREM AS DÚVIDAS QUE SURGIREM!

POSTADO EM 03/03 + as 24 horas dadas = 04/03.... PRAZO PERDIDO!

foi dado um período de 24 horas para que os participantes desse julgamento lessem e tirassem quaisquer dúvidas sobre as regras.
Passado esse período, e tendo em vista que nenhuma manifestação foi feita por parte de qualquer membro das bancas, declaro que a sessão para o Julgamento de Gollum/Smeagol está aberta.

A banca de acusação tem até 08/03/10 para apresentar sua peça.
NOVO PRAZO.... Só não o percam!
Não quis parecer rude Anwel, ainda mais com vc que "nos salvou"... mas que desanima a continuidade da coisa, ahhh desanima!
 
Última edição:
Bem... leiam o primeiro post... eu coloquei em letras laranjas e garrafais que vcs tinham 24 horas para tirar as dúvidas e então postar a peça.... após esse prazo DEVIDAMENTE IGNORADO por vcs, é que o ALF resolveu ser legal e dar mais prazo... num julgamento, a acusação simplesmente teria feito o réu ser inocentado pela ausência de acusação formal e provas.

Ou seja, o desabafo é pq vcs já haviam perdido o prazo por falta de atenção. E só receberam outro pq o ALF quis. Então, não percam mais esse ou o julgamento será cancelado... só isso!



POSTADO EM 03/03 + as 24 horas dadas = 04/03.... PRAZO PERDIDO!


NOVO PRAZO.... Só não o percam!
Não quis parecer rude Anwel, ainda mais com vc que "nos salvou"... mas que desanima a continuidade da coisa, ahhh desanima!


Peço minhas sinceras desculpas Indily, e não, seu post não foi ignorado.
Porém, eu recebi a seguinte MP:

ALF disse:
03-03-2010, 16:19
ALF
The Proudest Monkey!!
Colaborador Valinor

Início das atividades do V Círculo da Lei - Julgamento de Gollum.
--------------------------------------------------------------------------------
Pessoas, o tópico para o V Círculo da Lei - Julgamento de Gollum, já foi criado.
Em virtude dos recentes acontecimentos com o Fórum, pedimos para que vocês leiam com atenção e tirem quaisquer dúvidas referentes às regras em um período de 24 horas. Caso não havja nenhuma manifestação dos membros no tópico, eu considerarei o Julgamento como iniciado na sexta feira, 05/03/10.
Grato pela atenção.


Como a MP foi mandada depois do seu post, e como o Alf é o juiz, imaginei que o que ele tinha dito, era o que estava valendo.
Peço desculpas se irritamos você ou qualquer outro membro do VTBBC, como já te disse, admiro o esforço hercúleo nesse e outros projetos do clube.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo