• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Círculo da Lei: O Julgamento

Status
Fechado para novas mensagens.

Edu

Draper Inc.
attachment.php



Direto do Máhanaxar de Valinor, chega à Área Tolkien o Círculo da Lei! Experimente toda a fúria dos Poderes de Arda nos julgamentos de cada um dos persoangens de Tolkien que tenham infringido a moral e os bons costumes ardenses! Defenda, acuse, julgue, opine... decida o curso da vida dos personagens do Legendarium participando dos julgamentos do Círculo da Lei: condene Melkor ou defenda seus atos, faça ser ouvida a voz de Manwë ou espalhe pelos quatro contos o som de Grond! Não importa o que eles fizeram ou como eles fizeram: a decisão final está nas suas mãos, Tolkiendilli!

_______________________________________________

O Círculo da Lei é um projeto proposto pelo Valinor's The Bird & Baby Club (o VTBBC) que tem o intuito de promover julgamentos dos personagens criados por J.R.R. Tolkien em suas obras no molde das ações judiciais do nosso mundo.

Faça valer a sua opinião: debata e aprenda, defenda ou acuse - pela lei e pela ordem, esteja do lado em que estiver!

1. INDICAÇÃO DO RÉU: Qualquer pessoa pode propor um réu para o julgamento da vez, a única coisa que precisa fazer é indicar o nome de um personagem de Tolkien (de qualquer uma de suas obras publicadas no Brasil!). A indicação será feita no tópico aberto para o julgamento que estiver ocorrendo na vez. O réu será escolhido através de votação por enquete. Caso mais de uma pessoa indique o mesmo personagem, ele será considerado indicação daquela que se pronunciou primeiro. Importante: só serão aceitas 2 (duas) indicações por usuário, impreterivelmente.
O período de indicações será de 2 dias ou até o limite de 20 indicações

A enquete ficará aberta durante 48 horas, ao final do qual será automaticamente encerrada e o resultado da mesma, divulgado pelo juiz ou um dos organizadores. Em caso de empate, o juiz decidirá qual dos indicados será réu.
No caso de empate entre réus na enquete, outra enquete será instaurada para o desempate. A mesma ficará aberta pelo período de 12 horas.


2. BANCAS: Os julgamentos abrigarão três bancas: a de defesa, a de acusação (promotoria) e o júri.

Da escolha das bancas
2.1. Acusação: composta por até três usuários da Valinor, sendo elas o usuário que indicou o réu vencedor da votação, mais outros dois membros que ele escolher. O usuário que indicar o réu vencedor da enquete será considerado como líder da banca de acusação. Poderá, entretanto, abdicar desse direito em favor de outro se assim desejar, devendo comunicar ao juiz ou ao(s) organizador(es) sobre sua decisão.
Assim que a decisão for comunicada, o juiz ou o(s) organizador(es) postará(ão) no tópico um prazo de 12 horas para qualquer usuário manifestar sua vontade de presidir a Banca de Acusação. Ao final do prazo será feito um sorteio para definir o presidente desta Banca.
* RESTRIÇÃO: Somente poderá se candidatar para as Bancas de Acusação, Defesa e Júri o usuário que não participou das mesmas nos dois últimos julgamentos realizados.

Para todos os efeitos, ser eleito para presidente da Banca de Acusação (indicar o réu vencedor) não conta como participação. Isso significa que a restrição do parágrafo anterior não se aplicará ao presidente eleito da banca de acusação. Ou seja, o usuário cujo personagem indicado vencer a enquete poderá presidir a banca de acusação quantas vezes isso acontecer, mesmo que já tenha participado dos dois últimos julgamentos em qualquer condição, e poderá, ainda, vir a integrar qualquer banca nos julgamentos após a sua participação como presidente eleito da banca de acusação.

Se o indicador vencedor do Réu, eleito presidente, renunciar a posição de presidente da Banca de Acusação, o novo presidente deverá ser alguém que não esteja impedido pela restrição mencionada no item 3.1. Em outras palavras, se o presidente da banca de acusação tiver obtido esta posição por meio da renúncia do presidente eleito na enquete, a Restrição se aplicará a este novo líder.

2.2. Defesa: A Banca de Defesa será presidida por qualquer usuário da Valinor que, após a indicação do réu vencedor, feita pelo juiz ou organizadores, por meio de um post, se prontificar a conduzir a defesa, juntamente com até duas outras pessoas de sua escolha. A priori não há nenhum tipo de critério para a escolha dessa pessoa: ganha o cargo quem requisitá-lo primeiro, cabendo a este escolher os outros dois.
O tempo para a formação das duas bancas é de 48 horas. Até o fim desse prazo os componentes da acusação e defesa deverão ser informados no tópico do julgamento atual. Caso essa determinação não seja cumprida, o VTBBC escolherá os membros da banca que ainda não tiver sido formada por método que julgar conveniente.

2.3 Júri: o júri será escolhido dentre as pessoas que se inscreveram como possíveis membros do júri, postando no tópico da enquete que escolhe o réu. A escolha se dará aleatoriamente, por sorteio ou método equivalente a ser realizado pelo VTBBC. Essa banca será composta, por três pessoas.

Após essas duas etapas, a escolha do réu e das duas bancas, o VTBBC anuncia os vencedores do sorteio para o júri (que já terão sido previamente informados do resultado do mesmo), e será dado início ao Julgamento.


3. JUÍZ: O juiz será, impreterivelmente, escolhido dentre os membros do Valinor's The Bird & Baby Club. Ele fica responsável por conduzir o julgamento (orientá-lo caso se desvirtue, requerer mais argumentações, etc.).


4. AÇÕES DA DEFESA E PROMOTORIA E O PAPEL DO JÚRI: A defesa e a promotoria se digladeiam no tópico do Círculo da Lei onde acontece o presente julgamento (haverá um tópico para cada julgamento). Ambas expõem seus argumentos e opiniões. O júri, lendo o tópico vai tomando sua decisão aos poucos. Qualquer comunicação entre membros da defesa e da promotoria, bem como entre de ambas as bancas com o júri, é permitida (até porquê é virtualmente impossível impedir um usuário de se comunicar com outro).


5. PRAZOSOs prazos são computados em dias corridos, pouco importando se são dias úteis ou não. Cada prazo começa a correr no dia seguinte a pratica do último ato do julgamento. Geralmente, haverá um post do juiz ou dos organizadores anunciando que o prazo começou a correr, mas este post não é obrigatório e nem essencial para a contagem dos prazos.

* As bancas têm direito a apresentar UMA peça cada, expondo todos os argumentos que considerarem relevantes. Primeiro a Banca de Acusação apresentará a sua, contendo quaisquer argumentos que a banca julgar aptos para condenar o réu, dentro do prazo de 5 (cinco) dias, que começam a correr no dia seguinte ao post que anunciar o início do julgamento. Apresentada a peça da Banca de Acusação, a Banca de Defesa terá prazo igual, de 5 (cinco) dias (contados a partir do dia seguinte à postagem da peça da banca de acusação) para postar a sua peça, contendo quaisquer argumentos que a banca julgar aptos para absolver o réu.
* Ou seja, o prazo será de 10 dias para deliberações entre promotoria e acusação sendo 5 dias para a acusação, e posteriormente 5 dias para a defesa.


* Apresentadas as peças de cada banca, cada jurado e o juiz terão 2 (dois) dias para fazer uma pergunta à cada uma das bancas. No caso dos jurados, findo o prazo de dois dias, respondidas as suas perguntas ou não, eles deverão dar o seu voto com base em tudo o que foi exposto considerando o réu culpado ou inocente em um voto fundamentado ou não dentro de 3 (três) dias, contados a partir da resposta das bancas ou do término do prazo para resposta. As perguntas são de caráter facultativo (os jurados e o juiz fazem se quiserem).
* Em suma, o prazo nesta fase será de 5 dias para perguntas e para decisão do júri, sendo 2 dias para fazerem seus questionamentos às bancas e mais 3 dias após o prazo das perguntas para apresentarem sua decisão.


* A banca frustrada poderá apresentar um recurso aos jurados, contestando apenas o que foi apresentado na peça da banca vencedora, lembrando que qualquer uma destas peças, em hipótese alguma poderá apresentar fatos novos; no prazo de 3 (três) dias, contados a partir da postagem do último voto dos jurados.
* Prazo de 6 dias para apresentação dos recursos, se houverem, sendo 3 dias para cada banca;

Se, e somente se, a banca perdedora apresentar recurso, a banca vencedora, no prazo de 3 (três) dias, também poderá apresentar um recurso contestando o recurso da banca perdedora, e que só poderá versar sobre os argumentos contidos no recurso a ser contestado, pedindo que os jurados mantenham seus votos. Nenhuma das bancas é obrigada a recorrer e, caso não desejem utilizar o recurso, deverão comunicar sua decisão o mais rápido possível.


6. DECISÃO FINAL: Apresentados os recursos, os jurados terão um novo no prazo de 3 (três) dias para se manifestar, dizendo se mudam ou se mantém o voto já proferido (não podem ser feitas novas perguntas, nem pelo juiz). Todos os jurados podem mudar seus votos, desde que haja algum recurso pedindo isto. Um jurado que condenou não pode mudar seu voto para absolver se não houver um recurso da Defesa pedindo que ele faça isso.
* Prazo de 3 dias para apresentação da decisão final do júri.

Findos os tempos regulamentares, o juiz pede ao júri que decida se o réu é culpado ou não. Ccondenado ou absolvido o réu, por meio de recurso ou não, o juiz anunciará ao público qual foi o resultado do julgamento, impondo uma pena ou um ressarcimento ao réu. A decisão é comunicada oficialmente no tópico do julgamento e no tópico geral do Círculo da Lei.

Caso haja qualquer imprevisto que impeça a postagem da primeira peça de qualquer uma das bancas, o fato deverá ser comunicado ao juíz e/ou ao(s) organizador(es) com, no mínimo, 24 horas de antecedência para o término do prazo. Se a banca não se justificar dentro do prazo de 12 horas, perderá o direito ao recurso. Se o atraso sem justificativa ocorrer no recurso, este será desconsiderado pelos jurados.


Observações gerais


Tópicos para os Círculos da Lei: haverá um fixado na Área Tolkien, onde serão comunicadas as decisões de cada julgamento, alterações nas regras, horários e disposições gerais do Círculo da Lei, etc.

O Valinor's The Bird & Baby Club se reserva o direito de alterar essas regras e/ou julgar casos a que elas sejam omissas.

JUÍZES DO CÍRCULO DA LEI


JUÍZES PERMANENTES: Aqueles que coordenarão com freqüência, e na ordem estabelecida abaixo, os julgamentos do Círculo da Lei.
Juíz # 1 - Morgomir
Juíz # 2 - Fëahin
Juíz # 3 - Skywalker
Juíz # 4 - Duilin

JUÍZES ESPORÁDICOS:
Aqueles que serão chamados caso os Juízes Permanentes não possam comparecer. Não há ordem de chamada.
Juíz - Caranthir

A escolha dos juízes para os julgamentos do Círculo da Lei acompanhará a ordem numérica dos juízes peramentes. Os esporádicos apenas serão convocados caso os permanentes não puderem comparcer.


Databank

VIABILIZADOR DO PROJETO: Edu

__________________________________________________
Círculo de Lei – 1º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Fëanor
Banda de Acusação: Duilin (presidente), Almirante Ackbar e Pam EQA
Banca de Defesa: Fëanor (presidente) Elenedhel Voronwien e Ettelen
Juiz: Morgomir
Organizador: Skywalker
Jurados: Elfo de Valfenda, arwensp e Fëahin
Resultado: CULPADO (íntegra)

__________________________________________________
Círculo de Lei –2º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Mîm
Banda de Acusação: DaniloStinghen (presidente), Ulca, _Sauron_
Banca de Defesa: 10º Membro da Sociedade (presidente) Thalion, Dúnadan Thorongil
Juiz: Fëanor
Organizador: Alf
Jurados: JPHanke, Avastgard, Gra...
Resultado: CULPADO (íntegra)

__________________________________________________
Círculo de Lei – 3º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: ?
Banda de Acusação: ?
Banca de Defesa: ?
Juiz: Oromë
Organizador(es): Avastgard e Indily
Jurados: ?
Resultado: ? (íntegra)
_______________________________________________


Nota: Este projeto encontra-se em estado Beta (ainda em testes para sua implementação definitiva), portanto, está sujeito a mudanças em seu formato original (regras, objetivos, etc.). Pedimos que qualquer sugestão de aprimoramento do Círculo da Lei seja comunicada neste tópico ou através de Mensagem Pessoal.

Versão atual: Círculo da Lei 1.0 RC3 [Mithrandir]​
 

Anexos

  • circulodalei-vtbbc-beta3.gif
    circulodalei-vtbbc-beta3.gif
    24,3 KB · Visualizações: 4.862
Última edição:
Aguardem mais informações sobre o projeto (o começo do primeiro julgamento e tudo o mais), iremos divulgá-las amanhã (quer dizer, hoje à tarde)! Usem esse tópico para perguntas e outros questionamentos a respeito do Círculo da Lei. Boa noite! =]
 
Ei Lyvio.. espero ver vc advogar a favor de Saruman, quando chegar a hora dele ser julgado, :lol:.. é bom que vc já pratica um pouco sua profissão.. é por isso que vai ser interessante.. :rofl:
 
Parabéns!
Ficou muito bom :clap:

Espero poder participar ativamente com algum dos "cargos" propostos!

Banners cada vez melhores hein?
 
Parabéns!
Ficou muito bom :clap:

Espero poder participar ativamente com algum dos "cargos" propostos!

Banners cada vez melhores hein?

Eu também quero participar!Talvez da promotoria ou do Júri,ou Adovogado do Diabo!ou réu!Thorin por quê você atirou akela flecja no embaixador élfico!Ele morreria se não tivesse com o escudo!Por que xingou o pobre Bilbo,apesar de te-lo perdoado.
 
Hahaha... Adorei a idéia!
Mas como faremos para acusar ou nos prontificar a defender um dos personagens?
Será anunciado nos tópicos? E qualquer personagem poderá ser julgado?
Tenho idéias interessantes para isso... ~.~
 
Hahaha... Adorei a idéia!
Mas como faremos para acusar ou nos prontificar a defender um dos personagens?
Será anunciado nos tópicos? E qualquer personagem poderá ser julgado?
Tenho idéias interessantes para isso... ~.~

Eu tb,bom eu me identifico muito com o Thorin,se caso eel seja julgado eu poderei representá-lo!Além disso poderemos julgar Bilbo por Trapacear no jogo e Gollum por tentativa de homicícdio.
 
Aguardem mais informações sobre o projeto (o começo do primeiro julgamento e tudo o mais), iremos divulgá-las amanhã (quer dizer, hoje à tarde)! Usem esse tópico para perguntas e outros questionamentos a respeito do Círculo da Lei. Boa noite! =]
Aguardando ansioso... :D
 
Lyvio, a gente já entendeu que tu quer participar e ta animado, garoto. Mas espera mais informações do projeto pra postar suas idéias e tal.

Vai ter um tópico pra escolher o réu, de acordo com as indicações, mas o Caranthir já falou isso no primeiro post, então eu virtualmente não precisaria responder. Calma cara. =]
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo