• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei IV] Escolha do Réu

Quem você acha que deve ser julgado no Círculo da Lei IV?

  • [color=red][b]Thingol[/b][/color], indicado por [b]Fëanor[/b]

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    34
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.

Avastgard

Alwaystanding

Direto do Máhanaxar de Valinor, chega à Área Tolkien o Círculo da Lei! Experimente toda a fúria dos Poderes de Arda nos julgamentos de cada um dos persoangens de Tolkien que tenham infringido a moral e os bons costumes ardenses! Defenda, acuse, julgue, opine... decida o curso da vida dos personagens do Legendarium participando dos julgamentos do Círculo da Lei: condene Melkor ou defenda seus atos, faça ser ouvida a voz de Manwë ou espalhe pelos quatro cantos o som de Grond! Não importa o que eles fizeram ou como eles fizeram: a decisão final está nas suas mãos, Tolkiendilli!
_______________________________________________

O Círculo da Lei é um projeto proposto pelo Valinor's The Bird & Baby Club (o VTBBC) que tem o intuito de promover julgamentos dos personagens criados por J.R.R. Tolkien em suas obras no molde das ações judiciais do nosso mundo.

Faça valer a sua opinião: debata e aprenda, defenda ou acuse - pela lei e pela ordem, esteja do lado em que estiver!

O Valinor's The Bird & Baby Club orgulhosamente apresenta o...​

Círculo da Lei IV

Nesta nova edição as regras foram ligeiramente modificadas com base nas experiências do julgamento anterior. Confira abaixo o enxutíssimo texto com as regras (powered by ALF):
___________________________________

ESCOLHA DO RÉU

1. Qualquer usuário da Valinor que desejar pode indicar até dois personagens de qualquer obra de Tolkien para ser o réu (aquele que será julgado).

2. Após três dias (ou até o limite de 20 indicações), todos os nomes serão recolhidos e uma enquete será criada para ser decidido o personagem que será julgado.

3. A enquete ficará aberta durante 3 dias e, ao final desse prazo, será automaticamente encerrada e os resultado da mesma divulgado pelo juíz do julgamento ou um dos organizadores.

BANCAS DE ACUSAÇÃO, DEFESA E JÚRI

BANCA DE ACUSAÇÃO
A banca de acusação será formada pelo usuário que indiciou o personagem que foi escolhido através da enquete para ser réu. Ela será composta por até três usuários da Valinor: ele e outros dois à sua escolha.

Caso o Presidente da banca de acusação renunciar será aberto um prazo de 12 horas no qual o primeiro usuário que requisitar o cargo será o novo Presidente da banca de acusação. O novo Presidente terá um prazo de 48 horas para formar a banca.

BANCA DE DEFESA
A banca de defesa será formada por qualquer usuário da Valinor que, após a eleição do réu, se prontificar a conduzir a defesa, juntamente com até duas outras pessoas de sua escolha. A priori não há nenhum tipo de critério para a escolha dessa pessoa: ganha o cargo quem requisitá-lo primeiro.

O tempo para a formação das duas bancas é de 48 horas. Até o fim desse prazo os componentes da acusação e defesa deverão ser informados no tópico do julgamento atual. Caso essa determinação não seja cumprida o VTBBC escolherá os membros da banca que ainda não tiver sido formada.

BANCA DE JURADOS
Qualquer usuário que desejar pode se inscrever para a banca de jurados. Para isso basta postar "Quero ser jurado." no tópico da enquete. O prazo para a inscrição dos jurados será o mesmo da duração da enquete (3 dias corridos) e a escolha dos 3 componentes da banca será feita pelo VTBBC.

Após essas duas etapas, a escolha do réu e das duas bancas, o VTBBC anuncia os vencedores do sorteio para o júri (que já terão sido previamente informados do resultado do mesmo), e será dado incício ao Julgamento.

PRAZOS PARA ARGUMENTAÇÃO E PRONUNCIAMENTOS​
A cada banca será concedido o prazo de 3 (três) dias corridos para a apresentação de seus argumentos. Caso haja algum imprevisto que impeça qualquer uma das bancas de se manifestarem dentro do prazo o JUIZ do caso deverá ser avisado por MP.

Lembramos que o julgamento se inicia com a PEÇA INICIAL APRESENTADA PELA ACUSAÇÃO, ou seja, ao menos UM dos TRÊS membros da Banca de Acusação terá sempre a obrigação de cumprir com o compromisso assumido, independentemente da presença dos demais membros da banca, pelo menos para apresentar a primeira peça do julgamento. Casos excepcionais serão resolvidos pelo juiz.

1 - O julgamento está programado para ter 2 rodadas de argumentação de cada banca (Apresentação de cada banca, réplica e tréplica) e, caso seja aplicável, recurso para a banca perdedora.

Os argumentos deverão ser feitos sob uma ótica endógena à Arda, ou seja, como se estivessem dentro de um tribunal em Arda, com o réu presente e tudo o mais. Não serão aceitas citações diretas das obras, caso seja necessário esclarecimento o Juíz pedirá para a banca que comprove sesus argumentos.

Caso alguma das bancas utilizem trechos de obras caberá ao Juíz invalidar o argumento e a banca deverá apresentar novamente o material dentro das regras. Em caso de reincidência o argumento será invalidado.

2 - Exemplificação para seqüência das argumentações:

Caso a acusação apresente seus argumentos em uma sexta-feira, o prazo para a defesa apresentar seus argumentos inicia no sábado e se extende até segunda-feira.

Assim que a defesa apresentar seus argumentos, a banca de acusação terá mais três dias corridos para apresentar, em um post apenas, sua réplica.
Assim que a acusação apresentar sua réplica, a defesa terá três dias para apresentar sua tréplica.

3 - Apresentadas as peças de cada banca, cada jurado e o juiz terão 2 (dois) dias para fazer uma pergunta à cada uma das bancas. No caso dos jurados, findo o prazo de dois dias, respondidas as suas perguntas ou não, eles deverão dar o seu voto com base em tudo o que foi exposto considerando o réu culpado ou inocente em um voto fundamentado dentro de 3 (três) dias, contados a partir da resposta das bancas ou do término do prazo para resposta. As perguntas são de caráter facultativo (os jurados e o juiz as fazem se quiserem).

4 - Depois de respondidas todas as perguntas, cada jurado terá o prazo de 3 dias corridos para proferir o seu voto. Cada jurado fica obrigado a apresentar uma breve justificativa para seu voto e assim dizer se o réu deverá ser CONDENADO ou ABSOLVIDO.

Havendo unanimidade nos votos dos jurados não haverá a possibilidade de recurso e o julgamento acaba assim que o juiz der a sentença.

Caso não haja unanimidade, a banca perdedora terá 2 dias para recorrer, contestando unicamente o conteúdo dos votos a ela desfavoráveis. Da mesma forma, a partir da apresentação do recurso, a banca vencedora terá 2 dias para responder ao recurso usando apenas o que JÁ foi exposto, sem apresentação de fatos novos.

Sendo condenado o réu, o juiz lhe dará uma sentença.

___________________________________​

Atenção: Ainda não estamos aceitando indicações de réus (personagens que você gostaria que fossem julgados). O prazo para indicações começará às 00:01h de sexta-feira (31/07) e terminará às 00:01h de segunda-feira (03/08). Quando as indicações puderem ser feitas, cada usuário pode indicar até 2 (dois) personagens dentro do prazo de 3 (três) dias ou até que sejam feitas 20 (vinte) indicações no total, o que ocorrer primeiro.

VIABILIZADOR DO PROJETO: Edu
__________________________________________________

Círculo da Lei – 1º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Fëanor
Banca de Acusação: Almirante Ackbar, Duilin (presidente) e Pam EQA
Banca de Defesa: Fëanor (presidente) Elenedhel Voronwien e Ettelen
Juiz: Morgomir
Organizador: Skywalker
Jurados: Elfo de Valfenda, arwensp e Fëahin
Resultado: CULPADO (íntegra)
__________________________________________________

Círculo da Lei – 2º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Mîm
Banca de Acusação: DaniloStinghen (presidente), Ulca, _Sauron_
Banca de Defesa: 10º Membro da Sociedade (presidente) Thalion, Dúnadan Thorongil
Juiz: Fëanor
Organizador: ALF
Jurados: JPHanke, Avastgard, Gra...
Resultado: CULPADO (íntegra)
__________________________________________________

Círculo da Lei – 3º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Isildur
Banca de Acusação: arthurreis (presidente), Nessa Ancalímon, Húrin
Banca de Defesa: drag047 (presidente), Roger, Ilithien
Juiz: Oromë
Organizador(es): Avastgard e Indily
Jurados: Guilherme Thorikan, Aranwë, Amanda Lee Liu
Resultado: INOCENTE (íntegra)
 
Última edição:

Mairon

Alquimista Andarilho
Quarto Círculo da lei, que legal estou bem curioso para saber quem vai ser o réu e a banca de acusação dessa vez :)
 

JPHanke

Usuário
Gostei destas novas regras, não pude acompanhar o Julgamento de Isíldur então não sabia como elas estavam (sabia que haveria modificações após o Julgamento de Mîm).
Estarei aguardando a abertura para indicações de réus!
 

Excluído032

Excluído a pedido
Ah gostei mto das novas regras, um só arguemto para cada banca estava meio complicada. Aguardando as indicações.
 

Melian_ a maia

Eu não sou um
Disseram que era um texto enxuto, no ultimo julgamento não dei conta de ler e dessa vez fui iludida, tá grandinho hein?
kkkkkkkkkkk
Brincadeira!
Tá bem explicadinho ^^
Tbm vou fazer minhas indcações dessa vez ^^
 

Húrin

Amante da Calíope
Eis o resultado de muitos e muitos posts, debates e afins! Tudo explicadinho nos seus míiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinimos detalhes. Uma jóia lapidada para a apreciação dos demais.:obiggraz:

Agora veremos quem será o indicado da vez e difícil será a espera da escolha e afins...:mwaha:

Edite:

Desculpa não "Agradecer", vocês sabem o porquê, né?!:roll:
 
Última edição:

Húrin

Amante da Calíope
É para os Usuários ficarem por dentro das mudanças e aperfeiçoamentos, coisa que acho muito bem bolada, afinal, não tem como ficar perdido depois de tanta informação.
Pode acontecer de ficarem dopados com isso, mas vai funcionar melhor do que o ultimo Circulo da Lei!:joinha:
 

Belladona Tûk

Do what thou wilt shall be the whole of the law
Dei uma acompanhada no desenvolvimento das regras e nao posso falar outra coisa além de que gostei, mudanças foram necessárias. Mal posso esperar pelo inicio, pelas indicações e é claro, pelo julgamento!
Gostei disso, entre o 2º e o 3º não demorou muito como demorou do 1º para o 2º, no qual nao estava presente, e dessa vez nao demorou muito tambem!
 

Excluído028

Excluído a pedido
Gostei das novas regras. :D

É dito que as indicações podem ser feitas a partir de 31/07. Sendo assim, indico Maeglin.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.595,99
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo