• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Cinema] Peixe Grande

Anica

Usuário
Estava lá no site da Rocco procurando por informações sobre o Slam do Nick Hornby e dou de cara com isso:

PEIXE-GRANDE.JPG
No dia em que Edward Bloom nasceu, uma nuvem carregada de raios, que queimavam a copa das árvores e ameaçavam fazer o mesmo com a cabeleira dos homens mais altos, trouxe a chuva que pôs fim à mais severa seca da história do estado do Alabama. Em seu aniversário de nove anos, ele se deparou com um homem congelado dentro de um imenso bloco de gelo, no caminho para o primeiro dia de escola. Mais tarde, já adolescente, derrotou com uma boa conversa um eremita gigante que morava numa caverna nas montanhas e devorava tudo o que via pela frente. É nesse clima de fantasia que Daniel Wallace dá forma a Peixe grande – Uma fábula do amor entre pai e filho, romance que ganhou às telas de cinema na adaptação de Tim Burton, com Albert Finney e Ewan McGregor dividindo o papel principal.

Peixe grande conta a história de Edward Bloom, um garoto do sul profundo americano que nasceu para ser peixe grande. O livro é montado sobre episódios cronologicamente ordenados que narram a vida de Bloom. Seu nascimento, suas aventuras de infância, a passagem para a vida adulta, a descoberta do amor, o nascimento do filho etc... E é justamente o filho, que tantas e tantas vezes ouviu o pai contar as aventuras de sua vida, o narrador do livro.

Costurando os episódios fantásticos que cobrem a vida de Edward Bloom, está a triste realidade de sua morte, que, sabiamente, foge da ordem cronológica para entremear toda a narrativa. É nessas horas que o filho/narrador assume também a função de diretor de cinema para, como numa filmagem, tentar alternativas diferentes de narrar o que será o último encontro entre pai e filho. Como quase sempre ocorre num set de filmagem, dificilmente a primeira tomada satisfaz.

Em Peixe grande, a morte de Edward Bloom é narrada em cinco diferentes takes. Embora a mecânica da cena varie em detalhes, nas quatro primeiras, o rio de lágrimas que costuma marcar esse tipo de desenlace na ficção é substituído por um alívio cômico no instante final. Menos na última. Mas, nem mesmo nesta, em que o realismo parece ser mais marcante, o autor cede à solução fácil. No lugar de um rio de lágrimas, ainda mais caudalosa, está a irresistível correnteza da fantasia.

E eu que nem sabia que aquele filme do Tim Burton (um dos meus favoritos, aliás) era uma adaptação o_O Enfim, para quem que, como eu, gostou do filme e agora quer conferir a obra de onde ele foi adaptado, fica a dica :mrpurple:
 
Nossaaaaaaaaaaaaaaaa isso é de uma preciosidade, sim pq o filme é maravilhoso! Um dos meus preferidos também!!! Nem sabia também, se bem que assim, eu assisti achando que era, por que tipo, é muito a cara de história de livro o filme, mas nunca encontrei algo pra dizer que aquilo lá fosse uma adaptação...=DDD Mta loko deve ser o livro...!!!
 
Nossa, Peixe Grande não é roteiro original.
Será que o livro é melhor que o filme? Porque o filme já é bom pra caramba!!!
 
Jesus Cristo! Não sabia dessa preciosidade! Agora vou ficar numa aflição só para poder ler esse livro. O filme do Tim Burton também está entre os meus preferidos. Me emocionei tanto com a cena lúdica do filme que tenho certeza que irei me emocionar ainda mais lendo essas palavras permeadas de magia e delicadeza!

Se alguém quiser presentear...
É só falar que mando o endereço da minha caixa postal! haha! :hihihi:
 
Nossa, disso eu não sabia. E eu adoro o filme. É o meu preferido do Tim Burton. Assim que eu tiver grana e tempo livre vou comprá-lo.
 
marie disse:
Jesus Cristo! Não sabia dessa preciosidade! Agora vou ficar numa aflição só para poder ler esse livro.
Nekoju disse:
Nossa, disso eu não sabia.

É...pelo jeito eu não era o único que não sabia da existência do tal livro! Mas é impressionante mesmo, que o livro tenha meio que ficado oculto enquanto o filme explodia pelos cinemas do mundo, eu pelo menos não vi nada a respeito de ser uma adaptação!
 
Eu já sabia que existia o filme (infelizmente nunca consegui pegá-lo do começo e acabou que nunca assisti), mas olhando as estantes da biblioteca encontrei o livro. Como já fazia um tempo que eu queria assistir o filme e o livro não era grande resolvi pegá-lo. A história é muito bonita e gosto de narrativas que fogem do padrão normal, o que é o caso desse livro. Então, junto a forma que é escrita, uma mistura de realidade disfarçada na fantasia e por me lembrar do meu pai que sempre me contava histórias assim meio malucas, acabou que me fez apaixonar pelo livro!
 
Uau, que máximo! Não sabia disso também... Adoro o filme, a história é bem bonita, agora fiquei curiosa pra ler o livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo