• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Cinema] O Iluminado

Demorei tanto para ver este filme, mas quando vi, entrou para a minha lista dos melhores suspenses. Muito bom, Kubrick é realmente genial.
 
Vi primeiro o filme,em 2005 ou 2006,antes de ler a obra literária. Só fui ler ano retrasado.
E...concordo com quem disse que é um dos raros casos em que um filme supera o livro. Pra mim, é o melhor filme de terror já realizado. Não que ache o livro ruim.É muito bom,mas o filme de Kubrick,caramba...tem uma tensão,desperta uma sensação de medo,de insegurança tão grande..que é imbatível.Adoro.

E o canal AXN de uns tempos pra cá anda exibindo o filme,além do sbt e da tnt de madrugada...é só ficar ligado.
 
Vi esse filme ontem... e gostei, mas acho que, talvez por ter lido muitas impressões sobre ele antes de assistir, não achei tão assustador e/ou apavorante... percebi, sim, as partes de tensão, porém só isso... achei que fosse ser masi forte, ou sei lá :seila: Eu fiquei um tempão decidindo se eu lia primeiro o livro ou via o filme... mas aí eu não tinha o livro, e queria saber logo sobre essa trama, aí fui de filme :dente:

Hum, e pra quem viu, me responde umas coisas?

Olha, provavelmente foi pelo fato de não ter entendido algumas coisas, porém depositava bastante expectativas no filme, e no final achei meio vago - e a história tbm, achei meio fraca =/
...
Enfim, começando pelo final:
Não entendi chongas sobre o pq do Jack começar a agredir sua família... no inicio pensei que o fantasma daquele tal cara que fez o mesmo com sua familia - incluindo as menininhas(Eu gostei delas, hehe) - então, pensei que o fantasma estava, sei lá, possuindo o jack, ou, ao menos, influenciando-o(que foi o que pareceu depois de sua aparição e seus conselhos ao personagem principal). Porém no final nos é mostrada aquela foto do Jack há uns 60 anos, no hotel... aí eu pensei: Putz, o cara teve outra vida? Isso é oq, filme de encarnação :dente:?

.
Prefiro o Overlook explodindo com o Jack e tudo. E no filme não tem os arbustos em formato de animais... acho uma das coisas mais legais do livro.
é... definitivamente acho que vou gostar + do livro... achei o final do filme
com o negócio do Jack lá jogado no frio e sua familia fugindo na boa, sem terem feito nada e tudo o mais
berm, achei isso tudo mt brochante :hahano:

E, já disse, né? Vi muita informação antes de ver o filme... Sempre digo que da próxima vez não faço mais isso, porém acabo fazendo...
Aí, acontece que tbm fiquei o filme todo esperando por isso, de um dos comentários daqui:
Eu acho que o objetivo da personagem[de Shelley Duvall] é esse mesmo, irritar! Ela é tão acomodada e dócil, para fazer contraste com o que ela vai fazer no final.
oq que ela fez? eu perdi alguma coisa? pq por mim,
ela fugiu

Mas, ao contrário de mt gente, eu gostei dessa atriz, Shelley Duvall, achei legal as caras dela :)

Outro fator pelo qual eu acho que vou gostar mais do livro: Eu fiquei mais interessado no Garoto... o Jack não me interessou mt, e logo é ele que recebe o foco do filme...

Ah, bem, é isso...
 
procurando pela net achei essas coisas:
Kubrick (diretor) declarou em entrevista que Jack era a reencarnação de um antigo funcionário do Hotel.
Mesmo assim, existem outras interpretações: de que Jack foi "absorvido" pelo Hotel Overlook;
o crítico de cinema Jonathan Romney escreveu que "como o fantasma do mordomo Grady (Philip Stone) diz a ele durante o aterrador confronto no banheiro masculino 'você é o caseiro, senhor. Você sempre foi o caseiro'. Talvez em alguma encarnação anterior Jack esteve lá por volta de 1921 e o seu 'eu' presente é a sombra, a fantasmagórica cópia fotográfica. Mas se a foto dele esteve lá todo o tempo, por que ninguém notou? Afinal de contas, ele está bem no meio da fotografia, no centro da parede, e os Torrances estavam passando por um longo e doloroso inverno de um ócio anestesiante no qual podiam inspecionar cada canto do local. É como 'A carta roubada' de Poe, aquela coisa evidente é a última coisa que você vê? Quando você finalmente enxerga, o efeito é tão perturbador porque você percebe que o impensável estava bem embaixo do nariz - despercebido - o tempo inteiro".
Fonte
alguém sabe se o Kubrick disse mesmo isso? Pq se disse mesmo, aí confio mais nele, hehe

E gostei de saber que um crítico, Roger Ebert, cujas criticas costumo dar uma olhada em seu site, primeiramente classificou o filme como desfavorável... porém depois, mais tarde, em outra resenha, acabou pondo o filme na série de "Grandes filmes" dele... ainda escreveu:

"Stanley Kubrick's cold and frightening The Shining challenges us to decide: Who is the reliable observer? Whose idea of events can we trust?" [...] "It is this elusive open-endedness that makes Kubrick's film so strangely disturbing."

Fonte
oq eu concordo... o filme dá essa sensação pertubadora por vc não saber/ter idéia de nada :confused:
 
Não sei se o Kubrick disse isso.
Mas o que me pareceu foi a outra interpretação, a de que o Jack foi "absorvido" pelo Hotel.

O que sei é que o Stephen King não gostou muito dessa versão.
Li algumas entrevistas em que ele diz que gostaria que fosse feito um outro filme, mais fiel ao livro que, segundo ele, é sobre a desintegração de um casamento, de uma família.

Leia o livro Gabriel, você não vai se arrepender. :sim:
 
Gabriel,

Na minha opinião, o Jack começou a agredir a família porque simplesmente não era mais ele, sabe? O hotel estava dominando a cabeça dele. Fica um pouco difícil de explicar, sem entregar o enredo do livro! Leia, é genial

A Shelley Duval foi uma porcaria pra mim. Sério mesmo, fiquei com raiva dela. E eu não sei como você ficou brochado com a cena dele no frio, eu demorei horas pra dormir :lol:
 
Pela segunda vez que vi o filme gostei mais! Como falei no tópico do censo cinematográfico, da primeira vez estava com muito sono :dente: e deixei umas coisas passarem... Sobre a cena final, eu não disse isso por causa da Shelley, disse por causa
da fuga rápida deles, como sendo algo fácil demais... sabe? d Depois daquele terror todo lá dentro do hotel eles simplesmente conseguiram fugir...

e... pq vc ficou horas sem dormir :confused:?
 
Fiquei vendo os olhinhos do Jack Nicholson piscarem pra mim quando eu tentei dormir. Aí eu liguei o dvd mais uma vez :pipoca:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo