imported_Amélie
Usuário
Vê como a coisa é tudo questão de interpretação... às vezes nem o criador sabia que fez tanto efeito na criatura!
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é... definitivamente acho que vou gostar + do livro... achei o final do filme.
Prefiro o Overlook explodindo com o Jack e tudo. E no filme não tem os arbustos em formato de animais... acho uma das coisas mais legais do livro.
oq que ela fez? eu perdi alguma coisa? pq por mim,Eu acho que o objetivo da personagem[de Shelley Duvall] é esse mesmo, irritar! Ela é tão acomodada e dócil, para fazer contraste com o que ela vai fazer no final.
FonteKubrick (diretor) declarou em entrevista que Jack era a reencarnação de um antigo funcionário do Hotel.
Mesmo assim, existem outras interpretações: de que Jack foi "absorvido" pelo Hotel Overlook;
o crítico de cinema Jonathan Romney escreveu que "como o fantasma do mordomo Grady (Philip Stone) diz a ele durante o aterrador confronto no banheiro masculino 'você é o caseiro, senhor. Você sempre foi o caseiro'. Talvez em alguma encarnação anterior Jack esteve lá por volta de 1921 e o seu 'eu' presente é a sombra, a fantasmagórica cópia fotográfica. Mas se a foto dele esteve lá todo o tempo, por que ninguém notou? Afinal de contas, ele está bem no meio da fotografia, no centro da parede, e os Torrances estavam passando por um longo e doloroso inverno de um ócio anestesiante no qual podiam inspecionar cada canto do local. É como 'A carta roubada' de Poe, aquela coisa evidente é a última coisa que você vê? Quando você finalmente enxerga, o efeito é tão perturbador porque você percebe que o impensável estava bem embaixo do nariz - despercebido - o tempo inteiro".
"Stanley Kubrick's cold and frightening The Shining challenges us to decide: Who is the reliable observer? Whose idea of events can we trust?" [...] "It is this elusive open-endedness that makes Kubrick's film so strangely disturbing."