• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Cinema] O Iluminado

L

Liv

Visitante
Hoje eu terminei de ler, confesso que estou em extase! :traça:, e quero mais! :gira:

A pergunta é: o filme é tão angustiante como o livro?
 
É!!!! Pra falar a verdade não li o livro, me disseram que é apavorante, mas vi o filme várias vezes e dá muita agonia! Kubrick é genial! Se quiser emprestado, Carol, tenho em casa!
 
Skywalker disse:
Na minha opinião o Iluminado é um dos raros casos em que o filme supera o livro.

:eba: fiquei curiosa pra ler agora! Mas o que é bacana é que o Kubrick tem uns recursos geniais de manter a expectativa, assim como oferece a chance de delírios visuais inimagináveis...

Sou fã do filme! De cartazes, dvd e camiseta huhuhuh

Aqui, algumas curisidades do filme tiradas do site Adoro Cinema:

- Quando ainda estava em busca de um novo projeto para o cinema, Stanley Kubrick pesquisou vários livros até achar um que o interessasse. Foi quando, ao pesquisar nos livros que estavam em seu próprio escritório, ele encontrou "The Shining", de Stephen King, resolveu lê-lo e, posteriormente, transformá-lo em filme.

- No livro "The Shining" o apartamento onde o filme se desenrolava era o de número 217. Atendendo a um pedido do dono do hotel onde O Iluminado fora filmado, que temia que as pessoas não mais alugassem o quarto 217 por causa do filme, o número do apartamento foi alterado para 237, inexistente no hotel em que o filme fora rodado.

- Durante o making of de O Iluminado era comum o diretor Stanley Kubrick ligar de madrugada para o escritor Stephen King e fazer-lhe perguntas tipo se ele acreditava em Deus.

- Stanley Kubrick rodou nada mais nada menos do que 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria.

- Sempre que o personagem de Jack Nicholson falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena.

- Originalmente O Iluminado tinha 146 minutos, tendo sido posteriormente editado para 142 minutos.

- Foi refilmado para a TV americana em 1997, tendo recebido também o título de O Iluminado e tendo sido estrelado pro Rebecca De Mornay e Steven Weber.

Kubrick era bem perfeccionista e pirava na temática... Acho que por isso o filme é tão interessante...
 
No livro algumas idéias dão certo, enquanto no filme elas foram retiradas. Na verdade, se bem me lembro, o foco dos personagens mudou também: no livro o garoto é o foco, no filme é o Jack.

Fizeram aquela segunda versão para a televisão que não deixa nenhum detalhe para trás, mas é uma lástima porque a cena do jardim/labirinto (para quem leu o livro sabe do que falo) fica pouco apavorante na tela. A saída do Kubrick foi melhor.
 
Skywalker disse:
Na minha opinião o Iluminado é um dos raros casos em que o filme supera o livro.

Também acho, faz parte de qualquer top 10 de suspense que se preze.

Pips, é isso mesmo, no livro o foco é o garoto.
 
Amélie disse:
- Sempre que o personagem de Jack Nicholson falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena.

Isso não é verdade. Quando o Jack está trancado na despensa ele fala com o Grady e não tem espelho. E na hora em que o Jack fala com a Wendy tem espelho e não tem fantasma.[/size]
 
Skywalker disse:
Amélie disse:
- Sempre que o personagem de Jack Nicholson falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena.

Isso não é verdade. Quando o Jack está trancado na despensa ele fala com o Grady e não tem espelho. E na hora em que o Jack fala com a Wendy tem espelho e não tem fantasma.[/size]

que menino observador! peguei do site Adoro Cinema, mas vou dar uma olhada no filme aqui em casa! :)

Sorry Sky, e obrigada :)
 
Amélie disse:
Skywalker disse:
Amélie disse:
- Sempre que o personagem de Jack Nicholson falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena.

Isso não é verdade. Quando o Jack está trancado na despensa ele fala com o Grady e não tem espelho. E na hora em que o Jack fala com a Wendy tem espelho e não tem fantasma.[/size]

que menino observador! peguei do site Adoro Cinema, mas vou dar uma olhada no filme aqui em casa! :)

Sorry Sky, e obrigada :)


Ignora, o Sky faz isso só para te provocar :lol:
 
Eu vi esse filme um trilhão de vezes. I can't help it hehehehe.

Ainda vou fazer um estudo mais aprofundado sobre o filme. O filme, porque o livro eu acho médio.
 
Nossa! Eu assisti o filme. Cara, puta medo! Os arrepios começaram com aquela música, beeem no início do filme, sabe? Quando eles estão andando com o simpático fusquinha até o hotel.
 
Haha concoordo com a Carol! A música é bizarra e assustadora.
O filme é meio desesperador, mas eu gosto muito de ambos!
Acho difícil o filme ser 100% fiel ao livro, mas esse teve uma adaptação excelente (:
 
Gente, minha cidade não tem cinema!!!!!! aqui tenho que me contentar em ler o livro ou aguardar até que a única locadora da cidade consiga uma cópia pirata....rsrrs pq filme original aqui também é raridade!!!!!! Moro no fim do mundo!!!!!!! XD
 
Mas, Gi.. esse filme é antigão! Quem sabe alguma delas tem?
 
XD....fui lá ver, Ana, na única locadora da city.... o atendente é tão leigo qto eu...nunca ouviu falar.....XD
 
Caramba! ¬¬'

Eu só encontrei na Videoteca (hiper locadora *.*), em Florianópolis, beeem longe de casa! Não desista, o filme dá MUITO medo! É ótimo! ^^
 
- Stanley Kubrick rodou nada mais nada menos do que 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria.

o_O
será que ele é perfeccionista?

Assisti este filme final de semana, é o primeiro filme de ada[/quote]ptação das obras do King que assisto.
Acredita que não tive coragem de assistir de noite XD
então, assisti de tarde hehehehe...
Mas, mesmo assim todo aquele suspense dá uma agonia enorne!!!
o Jack Nicholson com aquela cara...meus deus o que é aquela cara!!!correndo atrás do pessoal com machado, e dentro do labirinto >.<
Deus sinceramente pensei que a mulher e o pia iriam morrer =S
Só não entendi direiro o final, qdo aparece ele naquele retrato... quer dizer que ele já havia estado lah e foi o mesmo responsável pelos outros assassinatos ???????????????????:gira:
 
Essa é a dúvida que o filme quer que você tenha!

Será que o Jack estava lá? Sim? Não?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo