• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinema Nacional

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre o cinema Nacional ! Temos grandes filmes mas acho que ele não tem apoio das distribuidoras ! Dia 30/Ago estréia Cidade de Deus que alguns críticos gringos chegaram a acusar de "obra-prima"...
 
Adoro o Cinema Nacional e sou um defensor dele...
Acho as histórias muito humanas e se tivéssemos dinheiro e apoio com certeza teríamos muitos filmes de qualidade.
Só acho que aquele estereótipo de que todo filme nacional tem cena de sexo tem que acabar... muita gente não assiste por causa disso e acho uma grande pena....
 
Esse era um dos topicos que eu iria criar e esta na minha listinha de proximos topicos...mas como estou criando na media de 2 por dia, naum deu tempo...hehehe...mas tudo bem.

Sobre o cinema nacional, eu vou postar depois uma lista completa com todos os filmes nacionais que gostei(auto da compadecida), que naum gostei(central do brasil) e que ainda quero ver (Cidade de Deus) eu vi o trailer desse ultimo e me pareceu ser um filme bom. Eu soh acho ruim qnd um filme como esse e o Abril Despedaçado por exemplo, passam nas mostras todas do exterior e soh depois passam aki...isso eu naum entendo
 
eu coloquei um tópico há um mês mais ou menos aki sobre "Cidade de Deus" e teve apenas uma resposta ,acho q era pq o pessoal naum conhecia...mas eu jah sou um fã desse filme antes mesmo dele chegar a ser exibido...como jah disseram o cinema nacional eh muito mais humano e profundo....
 
Eu gosto de filmes nacionais.

Acontece que o acesso à eles é difícil...... mesmo aqui no Brasil. Descaso da produtora (Abril Despedaçado levou um século pra chegar aqui), e tb quando lançam é em pouquíssimas cópias restritas apenas aos grandes centros (SP e RJ principalmente).

Quando o filme chega em vídeo (isso quando chega) é muito atrasado e normalmente por distribuidoras pequenas..... e na locadora eles nao encontram o público necessário..... e acabam ficando no fundinho de alguma prateleira...

Bem...... eu quero ver Cidade de Deus..... parece ser muito bom. Tomara que tenha um grande lançamento e uma grande divulgação.... mas por ser filme nacional.... duvido....

E tou curioso pra ver o "Deus é Brasileiro" que parece ser bem divertido.
 
A não ser no caso do filme ter uma carga cultural inerente à sua nacionalidade, não me iporto muito com sua nacionalidade. Filme bom é bom em qualquer lugar. :)

Por isso mesmo não tenho nada contra filme brasileiro.

Tisf disse:
Só acho que aquele estereótipo de que todo filme nacional tem cena de sexo tem que acabar... muita gente não assiste por causa disso e acho uma grande pena....

Tem gente que pensa filme brasileiro é sinonimo disso dito pelo Tisf, alem de tambem carregar o estereotipo de filme com "carga social" ou filme americanizado. E isso é mau.

Esse Cidade de Deus me á esperanças de que esse estereotipo venha a ser abandonado num futuro proximo.
 
Cinema Nacional

Filmes Vistos e Avaliados

- Auto da Compadecida - Esse foi o filme nacional que mais gostei ate hj, eu naum cheguei a ver a mini-serie que passou na Globo, mas sei que tiveram que diminuir as seis horas do original, para uma e meia e por isso o filme teve um ritmo frenetico. O elenco eh excelente, a dupla de atores pricipais eh impagavel e a adaptaçao de Guel Arraes foi perfeita. Ainda pode-se destacar a trilha-sonora e a otima fotografia do filme. Vc ri quase que do inicio ao fim. Podia ter sido maior a duraçao mas é muito bom assim mesmo. Nota: 9,5

- Boleiros - Vi na Cultura esses dias atras e achei legal, retrata muito bem as várias situaçoes do futebol e a forma como é apresentada isso, é ótima. Nota: 8,5

- O Que é Isso Companheiro? - Filme bem feito e com boas atuações. Soh de ser um filme brasileiro que te prende do inicio ao fim, jah eh de bater palmas. Nota: 8,0

- Menino Maluquinho - Diverão para crianças mas que naum chega a agredir nossa inteligencia. Gostei. Nota: 7,5

- O Homem Nú - Muitos detestaram o filme. Eu achei ate bom, tá certo que era só um conto mas ficou legal a adptação. Nota: 7,5

- Pequeno Dicionário Amoroso - É legalzinho como diria o Dirhil, meio charope mas da pra ver. Nota: 7,0

- O Quatrilho - Tambem não gostei desse filme, a história não me interessou nem um pouco. O que salva eh a Gloria Pires que carregou todo o filme, a fotografia tamem eh mto boa. Nota: 6,0

- Central do Brasil - Particulamente, não gostei. Achei extremamente piegas e fraco. O que salvou o filme foi a atuação da Fernanda e naum eh pelo fato do filme mostrar as mazelas do nordeste, pq se fosse assim eu seria um hipocrita, mas eh que isso se tornou "cliche" ha mto tempo, e o filme faz uma caricatura mal feita disso, pq naum fazer um filme do que o Brasil tem de belo??mas naum, filme social tem mto mais chances de ganhar akela porcaria do Oscar e outras premiaçoes. O filme eh todo artificial, sinceramente eu quase dormi no filme. Nota: 5,0

* Não Vistos e que serão vistos(espero eu):

- Lavoura Arcaica
- Cidade de Deus
- Abril Despedaçado
- Bicho de 7 cabeças
- A Invenção do Brasil
- O Xangô de Baker Street
- Bossa Nova
- Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Como Ser Solteiro (no Rio de Janeiro)
- Bellini e a Esfinge
- Avassaladoras
- Bufo & Spallanzani
- Eu ,Tu ,Eles
 
Não tenho preconceito algum contra filme nacional, eu posso gostar assim como eu gosto de um filme estrangeiro. O unico porem é q eu acho q esta dificil encontrar um filme brasileiro q eu goste. O unico q eu realmente gostei foi Bossa Nova, gostei bastante até. Gostei tbm de Memorias postumas. De O Auto da Compadecida eu não gostei. Nem de Central do Brasil. Não gostei tbm de Bufo e Spallanzani. Ainda quero assistir o Xango e o Bixo de sete cabeças e Eu, tu, eles.
 
tipu cinema nacional tem alguns ótimos e muitos pessimos
eh q eh dificil eles encontrarem um tema e uma história e uma verba realmente boas
o q eu mais gostei foi 'O Que é Isso Companheiro?'
aprovei, assistam
 
Vou fazer como o Hugo..... e tentar resumir alguns dos filmes nacionais que eu lembro de ter visto:

- Central do Brasil: Hum... complicado. Tipo... é bonito, bem feito, bem interpretado e tem uma linda história. Mas acho que mostra só o lado pobre do Brasil.... e o povo de fora pensa que o Brasil é um país que vive na miséria do sertão. Claro que é uma realidade brasileira, mas acho que também podiam explorar o lado bonito do Brasil. Acontece também que eu assisti Central do Brasil com muita ansiedade, esperando amar o filme..... e isso estraga qualquer produção. Tou querendo rever o filme agora, sem toda aquela campanha que tava tendo na época pra ver se aproveito melhor, pois é um ótimo filme. Nota: 3.5

- Dois Córregos: Vi no cinema sem saber nada da história. Dirigido pelo Carlos Reichenbach o filme conta a história de uma mulher que vai visitar um parente e lembra o verão que ela passou lá. Belíssimo filme, muito bem interpretado e bem feito. Pena que não teve uma grande divulgação, mas com certeza foi um dos nacionais que eu mais gostei de ver. Nota: 4.5

- O Auto da Compadecida: Não tinha visto a minissérie e por isso fui ansioso ao cinema. Rolei de rir em quase todo o filme. O Matheus Nachtergale mostra mais uma vez que ele é o melhor ator nacional do momento e Selton Mello felizmente segura bem as ponta de Chicó. O elenco de apoio ajuda e muito a deixar o filme bem divertido. E a história é muito boa também. O final é maravilhoso. Lembrei de Tempos Modernos do Chaplin. Nota: 4.0

- Bicho de Sete Cabeças: Esperava mais..... é um filme estranho. Ele parece que vai ser bom a todo momento.... mas fica na mesma lenga-lenga o filme todo. Ele é um drogado (não tão viciado) e os pais acabam internando ele numa clínica pra lá de duvidosa.... e lá dentro ele sofre feito um condenado. O Rodrigo Santoro dá um show de interpretação. Aliás, o elenco tá prefeito... os pais interpretados pelos excelente Othon Bastos e Cássia Kiss. Mas por causa de toda a repercussão internacional do filme eu esperava um pouco mais. Nota: 3.0

- Gêmeas: Excelente!!! É um média metraem (deve ter cerca de 1 hora) e conta a história de duas irmãs que adoram se passar uma pela outra.... Mas isso não é complicado já que a interpretação da Fernanda Torres é excelente e da pra saber sempre qual das irmãs ela está interpretando. A direção é de Andrucha Waddington (de Eu, Tu, Eles) e é ótima. A fotografia também compensa. Nota: 4.0

- Como Ser Solteiro (no Rio de Janeiro): Depois que virou série no Multishow o filme encurtou o título para Como Ser Solteiro... apenas. E sabe que me surpreendi? Dei várias risadas apesar de ser um filme bobinho. Aliás... bobinho não é o termo.... ele é mais leve que os filmes nacionais normais..... é uma comédia romântica muito bem feita. Gostei e recomendo. Nota: 3.5

- A Partilha: Enlatado nacional é algo incomum..... é um filme que tem todos os ingredientes para fazer sucesso. O elenco é muito bom, a história é muito boa (mistura drama e comédia), o padrão Globo está impresso no filme..... mas é artificial demais. Apesar de ser interessante. Nota: 3.0

- O Xangô de Baker Street: Eu li o livro e lembro de ter me divertido muito no livro. A mesma diversão nào é tanta no filme. Não que o filme seja ruim.... pelo contrário.... é muito bom. O elenco tem brasileiros, espanhóis, portugueses.... ou seja... é uma mistura de sotaques. O aspecto técnico está perfeito. O clima de comédia/suspense também. Os atores idem. Ainda prefiro o livro, mas é um bom divertimento. Nota: 3.5

- Um Copo de Cólera: Terrível.... medonho..... Começa com os atores principais (Júlia Lemmertz e Alexandre Borges) chegando numa fazenda e tem início a uma enorme trepada (sim.... naum é amor aquilo..... é sexo animal mesmo.... e é mostrado tudo). Daí no outro dia eles acordam e é o maior quebra pau..... sem um motivo aparente.... e fica nisso. Dá pra acreditar? Ridículo. Nota: 2.0

- Caramuru, a Invenção do Brasil - Hum.... o que deu certo da primeira vez com certeza vai funcionar na segunda? Em partes.... Caramuru também originou-se de uma minissérie.... mas não funciona muito bem como filme. Tipo.... é bonitinho, bem feitinho, e engraçadinho..... mas tem-se a sensação que falta algo, apesar do filme ser bem feito. Não é ruim, mas podia ser melhor. Nota: 3.0

- Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos - já não é de hoje que eu digo que amo este filme. É meio documentário.... meio ficção.... é uma montagem com várias imagens de persongens reais e ficctícios e que mostra um pouco sobre a vida no século XX. Não tem narrador, nem ator..... sabemos a história pois ela é escrita em cima da imagens/montagens..... Divino. Nota: 5.0

- Orfeu: Bem feito. Interessante, mas fraco como história. Não gostei dos atores principais (Toni Garrido - ator? - e Patrícia França), o único mais ou menos é o Murilo Benício como o traficante. A história é previsível e não empolga muito. Nota: 2.5

- O Que é Isso Companheiro? - Um filme excelente. Acho que só não ganhou o Oscar por mostrar um embaixador americano se ferrando aqui no Brasil.... Mas a história é ótima. Os atores são ótimos e a qualidade do filme é acima do padrão nacional. Vale a pena conferir, não apenas como filme, mas como relato histórico. Nota: 4.0

- Conexão Brasil - Filme feito aqui no Paraná, de um companhia cinematográfica de Cascavel. Tosco demais. O diretor/ator/produtor/roteirista é super tosco, a esposa dele no filme é a mesma da vida real..... Tipo.... é um filme curioso.... de ação sobre tráfico de drogas e armas na fronteira Brasil/Paraguai. Tem muitas cenas que se passam em Fox do Iguaçu e Cascavel. Perseguições de carros (interessantes por sinal), tiros, explosões, brigas e o escambau. O pessoal da produção é super gente fina (estiveram aqui em Ponta Grossa para exebir o filme) e deverão rodar uma continuação ainda este ano. Nota: 2.5


P.S. - notas são até 5.0 pra mim.....
 
Parece que o Dihil largou a preguiça(e a linguiça) de lado e resolveu falar de filmes ne...hehehe...eh isso ai.

Eu tinha esquecido de alguns:

- A Partilha: Comedia que naum chega a empolgar. Ficou muito forçado. Nem as atuaçoes salvaram o filme. Nota: 6,5

- Orfeu: Historia fraquissima. Ainda bem que o Tony deixou a carreira de ator de lado...hehehe. Nota: 5,5

- Dona Flor e Seus Dois Maridos: A maior bilheteria nacional. Um filme leve e divertido e com um bom elenco e boa adaptaçao. Nota: 8,5

Outro que parece ser mto bom eh: O Invasor
 
É...... também vi os maravilhosos filmes: Xuxa Requebra, Simão o Fantasma Trapalhão, O Trapalhão e a Luz Azul, Zoando na TV, Cinderela Baiana.......

Precisa fazer algum comentário pra vocês saberem que são 5 grandes bombas do cinema nacional???? hehehehehe
 
Dirhil disse:
Orfeu: Bem feito. Interessante, mas fraco como história. Não gostei dos atores principais (Toni Garrido - ator? - e Patrícia França), o único mais ou menos é o Murilo Benício como o traficante. A história é previsível e não empolga muito. Nota: 2.5

ORFEU RUIM?!?!!?!? ORFEU EH OTIMO!!!!
apesar de ser toni garrido, ele trabalhou bem como orfeu!
e a Patricia França foi perfeita, como sempre
a Zezé Mota, o Murilo Benicio, a Isabel Fillardis e todos os outros tb foram excelentes!

o filme eh EX-celente
principalmente por causa da perfeita adaptação do mito grego
(c vc n sabia o mito, dv ser por isso q n gostou da historia e achou fraca)
 
Obi-Wan disse:
o filme eh EX-celente
principalmente por causa da perfeita adaptação do mito grego
(c vc n sabia o mito, dv ser por isso q n gostou da historia e achou fraca)

Conheço...... mas mesmo assim o filme é ruim....... Toni Garrido como ator??? blaaaaaahhhhh...... Patrícia França até que não tava tão ruim..... mas não me convenceu...... a Isabel Fillardis tava lá pra fazer propaganda da Playboy dela........
 
Dirhil disse:
É...... também vi os maravilhosos filmes: Xuxa Requebra, Simão o Fantasma Trapalhão, O Trapalhão e a Luz Azul, Zoando na TV, Cinderela Baiana.......

o Brasil tbm foi contaminado pelas produções comerciais,infelizmente...como eu disse em outro tópico(por sinal,do Dirhil):0 para esses filmes :evil:
 
Dirhil disse:
Obi-Wan disse:
o filme eh EX-celente
principalmente por causa da perfeita adaptação do mito grego
(c vc n sabia o mito, dv ser por isso q n gostou da historia e achou fraca)
a Isabel Fillardis tava lá pra fazer propaganda da Playboy dela........

:!: issu eh verdade...
 
Mais alguns pra minha listinha:

- Bicho de 7 cabeças - Filme muito interessante que mostra a historia um usuario de maconha que eh internado pelo pai em uma clinica de viciados. O Rodrigo Santoro cumpriu bem seu papel e resto do elenco tambem. A realidade que o diretor Arnaldo Antunes conseguiu dar a trama eh fenomenal. a trilha-sonora eh outro ponto forte desse filme que vale a pena ser visto pq retrata com crueldade algumas verdades no mundo das drogas.
Nota: 9.0

- Carlota Joaquina, Princesa do Brasil - Eu achei esse filme bem engraçado, alguns momentos fica meio chato mas da pra ver.
Nota: 7.5

Outro filme que vi o trailer e pretendo ver: Surf Adventures - O Filme
 
Ate hj eu so assisti com entusiasmo 2 filmes brasileiros...

Central do Brasil: Eh bom... mais peca em mostrar so um Brasil triste e pobre, se a historia fosse um pouco diferente talvez seria melhor. 7,0

Abril Despedaçado: Otimo filme, o elenco esta otimo (poucas palavras... a maioria fala com expressões) a fotografia eh linda e o roteiro eh maravilhoso. Tem o maior final-surpresa (na minha opinião) do cinema brasileiro. 8,5
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo