Vou fazer como o Hugo..... e tentar resumir alguns dos filmes nacionais que eu lembro de ter visto:
- Central do Brasil: Hum... complicado. Tipo... é bonito, bem feito, bem interpretado e tem uma linda história. Mas acho que mostra só o lado pobre do Brasil.... e o povo de fora pensa que o Brasil é um país que vive na miséria do sertão. Claro que é uma realidade brasileira, mas acho que também podiam explorar o lado bonito do Brasil. Acontece também que eu assisti Central do Brasil com muita ansiedade, esperando amar o filme..... e isso estraga qualquer produção. Tou querendo rever o filme agora, sem toda aquela campanha que tava tendo na época pra ver se aproveito melhor, pois é um ótimo filme. Nota: 3.5
- Dois Córregos: Vi no cinema sem saber nada da história. Dirigido pelo Carlos Reichenbach o filme conta a história de uma mulher que vai visitar um parente e lembra o verão que ela passou lá. Belíssimo filme, muito bem interpretado e bem feito. Pena que não teve uma grande divulgação, mas com certeza foi um dos nacionais que eu mais gostei de ver. Nota: 4.5
- O Auto da Compadecida: Não tinha visto a minissérie e por isso fui ansioso ao cinema. Rolei de rir em quase todo o filme. O Matheus Nachtergale mostra mais uma vez que ele é o melhor ator nacional do momento e Selton Mello felizmente segura bem as ponta de Chicó. O elenco de apoio ajuda e muito a deixar o filme bem divertido. E a história é muito boa também. O final é maravilhoso. Lembrei de Tempos Modernos do Chaplin. Nota: 4.0
- Bicho de Sete Cabeças: Esperava mais..... é um filme estranho. Ele parece que vai ser bom a todo momento.... mas fica na mesma lenga-lenga o filme todo. Ele é um drogado (não tão viciado) e os pais acabam internando ele numa clínica pra lá de duvidosa.... e lá dentro ele sofre feito um condenado. O Rodrigo Santoro dá um show de interpretação. Aliás, o elenco tá prefeito... os pais interpretados pelos excelente Othon Bastos e Cássia Kiss. Mas por causa de toda a repercussão internacional do filme eu esperava um pouco mais. Nota: 3.0
- Gêmeas: Excelente!!! É um média metraem (deve ter cerca de 1 hora) e conta a história de duas irmãs que adoram se passar uma pela outra.... Mas isso não é complicado já que a interpretação da Fernanda Torres é excelente e da pra saber sempre qual das irmãs ela está interpretando. A direção é de Andrucha Waddington (de Eu, Tu, Eles) e é ótima. A fotografia também compensa. Nota: 4.0
- Como Ser Solteiro (no Rio de Janeiro): Depois que virou série no Multishow o filme encurtou o título para Como Ser Solteiro... apenas. E sabe que me surpreendi? Dei várias risadas apesar de ser um filme bobinho. Aliás... bobinho não é o termo.... ele é mais leve que os filmes nacionais normais..... é uma comédia romântica muito bem feita. Gostei e recomendo. Nota: 3.5
- A Partilha: Enlatado nacional é algo incomum..... é um filme que tem todos os ingredientes para fazer sucesso. O elenco é muito bom, a história é muito boa (mistura drama e comédia), o padrão Globo está impresso no filme..... mas é artificial demais. Apesar de ser interessante. Nota: 3.0
- O Xangô de Baker Street: Eu li o livro e lembro de ter me divertido muito no livro. A mesma diversão nào é tanta no filme. Não que o filme seja ruim.... pelo contrário.... é muito bom. O elenco tem brasileiros, espanhóis, portugueses.... ou seja... é uma mistura de sotaques. O aspecto técnico está perfeito. O clima de comédia/suspense também. Os atores idem. Ainda prefiro o livro, mas é um bom divertimento. Nota: 3.5
- Um Copo de Cólera: Terrível.... medonho..... Começa com os atores principais (Júlia Lemmertz e Alexandre Borges) chegando numa fazenda e tem início a uma enorme trepada (sim.... naum é amor aquilo..... é sexo animal mesmo.... e é mostrado tudo). Daí no outro dia eles acordam e é o maior quebra pau..... sem um motivo aparente.... e fica nisso. Dá pra acreditar? Ridículo. Nota: 2.0
- Caramuru, a Invenção do Brasil - Hum.... o que deu certo da primeira vez com certeza vai funcionar na segunda? Em partes.... Caramuru também originou-se de uma minissérie.... mas não funciona muito bem como filme. Tipo.... é bonitinho, bem feitinho, e engraçadinho..... mas tem-se a sensação que falta algo, apesar do filme ser bem feito. Não é ruim, mas podia ser melhor. Nota: 3.0
- Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos - já não é de hoje que eu digo que amo este filme. É meio documentário.... meio ficção.... é uma montagem com várias imagens de persongens reais e ficctícios e que mostra um pouco sobre a vida no século XX. Não tem narrador, nem ator..... sabemos a história pois ela é escrita em cima da imagens/montagens..... Divino. Nota: 5.0
- Orfeu: Bem feito. Interessante, mas fraco como história. Não gostei dos atores principais (Toni Garrido - ator? - e Patrícia França), o único mais ou menos é o Murilo Benício como o traficante. A história é previsível e não empolga muito. Nota: 2.5
- O Que é Isso Companheiro? - Um filme excelente. Acho que só não ganhou o Oscar por mostrar um embaixador americano se ferrando aqui no Brasil.... Mas a história é ótima. Os atores são ótimos e a qualidade do filme é acima do padrão nacional. Vale a pena conferir, não apenas como filme, mas como relato histórico. Nota: 4.0
- Conexão Brasil - Filme feito aqui no Paraná, de um companhia cinematográfica de Cascavel. Tosco demais. O diretor/ator/produtor/roteirista é super tosco, a esposa dele no filme é a mesma da vida real..... Tipo.... é um filme curioso.... de ação sobre tráfico de drogas e armas na fronteira Brasil/Paraguai. Tem muitas cenas que se passam em Fox do Iguaçu e Cascavel. Perseguições de carros (interessantes por sinal), tiros, explosões, brigas e o escambau. O pessoal da produção é super gente fina (estiveram aqui em Ponta Grossa para exebir o filme) e deverão rodar uma continuação ainda este ano. Nota: 2.5
P.S. - notas são até 5.0 pra mim.....