The Clash disse:
Filmes a serem vistos
Houve Uma Vez Dois Verões
Cristina Quer Casar
Villa-Lobos, uma vida de paixão
Netto Perde sua Alma
A Ostra e o Vento
O Invasor
Madame Satã
Edifício Master
Deus é Brasileiro
Abril Despedaçado
Lavoura Arcaica que não chega nunca em VHS
A Invenção do Brasil
O Xangô de Baker Street
Surf Adventures - O Filme
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Como Ser Solteiro (no Rio de Janeiro)
Carandiru
Durval Discos
Eu Não Conhecia Tururú
Latitude Zero
Janela da Alma
Tolerância
Viva São João
Não perca "A ostra e o vento".Na minha opinião foi o melhor filme brasileiro nos ultimos anos.
Tambem são imperdiveis "Edificio Master" , "Uma janela para a alma" (esse eu indico mesmo sem assistir), "O invasor" e "Madame Satã".Alem de claro "Abril despedaçado" e "Lavoura Arcaica".Vc. tambem esqueceu de "Onibus" que tambem não assisti mas to botando a maior fé.
Alem do mais o cinema nacional tem algumas obras primas que devem ser assistidas:
"Limite" de Mario Peixoto.
"Ganga Bruta" de Humberto Mauro.
"O cangaceiro" de Lima Barreto
"O pagador de promessas" de Anselmo Duarte
"Rio 40 graus" e "Vidas secas" de Nelsom Pereira dos Santos
"Os fuzis" de Rui Guerra.
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em transe" de Glauber Rocha.
"Menino de engenho" e "A lira do delirio" de Walter Lima Jr.
"O bandido da luz vermelha" de Rogerio Sganzela.
"By, by Brasil" de Caca Diegues.
"Pra frente Brasil" de Roberto Farias
Claro que infelizmente esses são filmes muito dificeis de encontrar em locadora.Porem, para aqueles interessados em cinema brasileiro vale a pena.
São filmes classicos e feitos em epocas e estilos diferentes.
"Limite" e "Ganga Bruta" sõa filmes pioneiros.O primeiro tornou-se mitico depois que se soube de um artigo em um jornal inglês, dando conta de uma entrevista de Einsenstein colocando "Limite" nas estrelas.Depois soube-se que esse artigo era invenção do proprio Mario Peixoto...Mesmo assim o filme é reconhecido como um dos maiores já realizados no Brasil.Pela importancia historica seria o nosso "Encouraçado Potemkin".Eu li o roteiro e assisti ao filme.É realmente sensacional.
"Ganga Bruta" só assisti recentemente.O filme tambem é fantastico e transborda sexualidade.Tem influencias do expressionismo, do construtivismo russo e até do surrealismo.Tem tomadas brilhantes e montagem super inventiva.Acho que foi (dentro do contexto da época) um dos filmes mais sensuais já realizados em todo mundo.
"O cangaceiro" foi um exemplo do Brasil fazendo cinema a Holywood.Foi produzido pelos estudios da Vera Cruz que poderia ter escapado da falencia caso não tivesse passado os diretos do filme (um grande sucesso) pra seus credores.Embora seja um filme historicamente importante, pelo apuro tecnico e pelo sucesso de publico, foi simplesmente um filme americano.Não tinha nada de inovador e nada de significativo para a contrução de uma linguagem cinematografica que represerntasse o Brasil.Foi um western adaptado para o cangaço.
Já "O pagador de promessas" embora tenha sido realizado em uma epoca onde já reinavam as idéias do "cinema novo" e tenha em comum com esse uma abordagem social contundente, não pode ser considerado um legitimo representante dos "cinemanovistas". O diretor do filme, Anselmo Duarte, vinha das chanchadas e da Vera Cruz, muito criticadas pelos cabeças do "cinema novo" por importar formulas do cinema americano.Porem uma conquista inesperada (e desconcertante para alguns) eternizou "O pagador de promessas" na história da cinematografia nacional:A conquista da Palma de Ouro em Cannes.No livro "Walter Lima - Viver Cinema" de carlos Alberto Mattos, existe uma versão engraçadissima para essa conquista brasileira.
Acontece que tres meses antes do festival de Cannes, Francois Truffaut havia visitado o Brasil e levado por David Neves foi tomar uns gorós no chamado Bar da Lider, frequentado por cineastas e intelectuais.Truffaut ficou sensibilizado com "a precariedade tecnológica e o entusiasmo dos cinemanovistas".Meses depois , como presidente do juri em Cannes, diante do dilema de escolher entre "O anjo exterminador" (Bunuel), "O eclipse" (Antonioni), "Electra" (Cacoyannis) , "Divorcio à italiana" (Germi) e "O proceso de Joana D'Arc (Bresson), Truffeut sugeriu uma solução conciliatoria premiando o concorrente brasileiro "por sua simplicidade e força temática" e dando uma força para a cinematografia emergente no terceiro mundo.
De qualquer forma "O pagador de promessas" entrou para a história do cinema nacional e é realmente um bom filme.
Já os filmes que listei acima, começando por "Rio 40 graus" e terminando em "Menino de engenho" são tipicos representantes do cinema novo.Apesar de hoje estar havendo uma retomada da auto estima do cinema nacional com filmes como "Central do Brasil" e "Cidade de Deus", foi na época do "cinema novo" que o Brasil esteve na vanguarda da criação da linguagem cinematografica.Enquanto o mundo vivia uma crise criativa, o "cinema novo" era louvado no exterior e até hoje permanece influenciando muita gente."Vidas secas" e "Deus e o Diabo na terra do sol" estão na lista dos 100 melhores da Cinemateca Italiana e do British Film Institute.
http://www.zaz.com.br/cinema/favoritos/inglesa.htm
"Deus e o Diabo" recebeu elogios rasgados de Truffaut, Spielberg, Godard, Scorcerse e outros montros sagrados do cinema.
Essa história começou mais ou menos mesclando a seriedade da tematica social do neo realismo italiano e a linguagem investigativa da nouvelle vague francesa.Com "Rio 40 graus" o cinema novo deu a partida e com "Deus e o Diabo" em 1963 gritou ao mundo.Quatro anos mais tarde, Glauber era premiado como o melhor diretor em Cannes por "Terra em transe".
Com o "Bandido da luz" vermelha, Rogério Sganzela coloca o pé fora do cinema novo."A lira do delrio" do Walter Lima Jr. tem o mesmo tom lirico e onirico que viria consagrar "Cidade dos Sonhos" e outras loucuras do Lynch.
"By, by Brasil" se despede de um Brasil que passou e apresenta um novo pais que esta se transformando.
Dai pra frente ou mesmo antes devem ter outros filmes que eu esqueci...
Embora muitos filmes brasileiros se insiram no tipo de linguagem cinematografica hollywoodiana ("Cidade de Deus" por exmplo), o cinema nacional pode não agradar aqueles que estão acostumados com a linguagem do cinemão americano.
Mas uma coisa é certa.Pra quem é apaixonado por cinema, cinema nacional vale a pena.e muito.