• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[CINEMA] Moacir ao Quadrado

Pips

Old School.
Dalva e Moacir é um conto de Luis Fernando Verissímo:

Dalva e Moacir eram jovens e se amavam, mas os pais dela proibiram o romance e os dois decidiram se matar. Tomaram insecticida. Primeiro a Dalva, depois o Moacir. Mas o Moacir não morreu. Os familiares da Dalva tentaram invadir o hospital para acabar de matar o Moacir, que depois da alta teve que fugir da cidade. Voltou dez anos depois, e a primeira coisa que fez foi ir ao cemitério procurar o túmulo de Dalva. Não foi difícil encontrar. Havia uma multidão em volta do túmulo. Segundo o zelador do cemitério, era assim todos os dias. Vinha gente de longe para visitar o túmulo.

- Porquê?

- É uma história famosa. Um pacto suicida. Faz anos.

- Ela e o namorado?

- É. Mas ele não morreu. Continua aí.

- Onde?

- Na cidade. Andou fora uns tempos, depois voltou. O senhor não é daqui?

- Sou. Não. Era.

A cidade não mudara nada, mas Moacir não encontrou nenhum conhecido. Entrou num bar e pediu um guaraná. A moça atrás do balcão serviu o guaraná sem olhar para ele. Estava olhando para um moço sentado atrás de uma mesa, no fundo do bar. Um moço com um ar sombrio, a barba por fazer. A moça sacudiu a cabeça e disse:

- Coitado.

- Quem é? - perguntou Moacir.

- Não conhece? É uma história famosa. Um pacto suicida. Ela morreu, ele sobreviveu. Desde então ficou assim. Dá uma pena.

- Como é o nome dele?

- Moacir.

Naquela noite, Moacir foi a outro bar. Não era do seu tempo. Muito movimento, a garotada na calçada, carros estacionados na frente com as portas abertas e o som em alto volume. Dentro do bar, Moacir avistou o falso Moacir. Ar sombrio, o cabelo caído na testa, um copo de uísque sobre a mesa à frente.

Era o centro das atenções. Obviamente, o herói trágico da cidade.

- Olha ele lá - disse uma moça ao lado de Moacir. - Eu fico toda arrepiada.

Eram duas adolescentes de pé na calçada, cerveja na mão. Estavam com uma turma.

- Porquê? - quis saber Moacir.

- Já pensou? Dá uma vontade de ir lá consolar, não dá?

- Parece filme - disse a outra, que também ficava toda arrepiada só de olhar o coitado.

Moacir entrou no bar e abriu caminho no meio da multidão até a mesa do impostor. Puxou-o pela frente do suéter preto de gola rolê e gritou:

- Seu pulha! Seu verme!

Aos que apartaram, Moacir disse, depois, que ficara indignado.

Estivera no túmulo da Dalva aquela tarde e não aguentara ver aquele pulha, aquele verme, sentado ali, tomando uísque. Era o responsável pela morte da santa. Devia estar era tomando insecticida, isso sim.

Quando saiu do bar, em meio a reprovação geral, Moacir passou pelas duas adolescentes que o olharam com desdém.

- Eu, hein? - disse uma delas.

Foi adaptado para as telas com roteiro e fotografia de Felippe Cordeiro (esse que vos escreve), filmado totalmente em estúdio.

Moacir ao Quadrado

:mrpurple:
 
OMFG!
Perfeito, peeeeeerfeito!
Eu preciso de um smile aplaudindo! ><

Ótima adaptação! :grinlove:
 
Não que eu tenha orgulho do produto final, mas achei a fotografia formidável por ter sido feita em estúdio. Ainda mais com aquele cemitério artificial.
 
"Este vídeo contém uma faixa de áudio que não foi autorizada por WMG. O áudio foi desativado."¬¬
 
Uma pena. O youtube tirou o som dele.

Para quem não sabe esse curta foi exibido no Cine Adapt lá do Rio de Janeiro :timido:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo