• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[CINEMA] Eu sou a Lenda

Anica

Usuário
I Am Legend (2007)

Então, agora que temos o espacinho para falar de adaptações, vamos falar de adaptações, né? Eu pude conferir ontem "Eu sou a Lenda", com Will Smith. Conclusão final? Quem leu, vai odiar o filme (menos o Skywalker, porque ele é do contra :mrpurple: ). O Deriel ficou tão indignado que jurou que jamais assistiria qualquer adaptação cinematográfica com o Will Smith no elenco. Eu até que não odiei tanto assim, porque pensei "Ok, é algo que não tem nada a ver com a história, só aproveitaram o 'conceito' para desenvolver um outro roteiro".

Porque no final das contas é exatamente isso. Eles pegaram a idéia de "Um homem sobrevivendo sozinho em uma Terra dominada por vampiros" e buenas.

SPOILER!!!!!!!!

Até aquela virada final de o Neville ser na realidade o "monstro" da história eles tiraram.

FIM DO SPOILER


Mas enfim, como um filme à parte até que funciona bem. Acho que quem leu deve assistir, nem que seja para falar mal. 18 de janeiro nos cinemas heim? Dia do meu aniversário, aproveitem e comprem algo batuta para mim saindo do cinema. :traça:
 
Eu tinha uma "ultima esperança" de que fosse relativamente bom, já que os boatos diziam que o Will Smith era fã do livro :(. Aliás, alguém viu as outras adaptações? Me disseram que a atual é muito parecida com a do Charlyon Heston. Confere?

Tenho uma excelente tolerância a adaptações de livros, até porque não dá para seguir a risca tudo, mas a mudança tem que fazer no mínimo sentido. Como o Beowulf.

spoiler

Se eles tiraram o lance de ele ser o monstro para os vampiros porque mantiverram o título? perde todo o sentido!!! tem algo que justifique no filme Ana?
 
Spoiler

A justificativa é que ele é lenda no sentido de "herói que salva a humanidade". =/
 
Gente, é Hollywood! eles não se importam com quem leu o livro, é minoria. os caras só querem agradar o grande público que jamais lerá e consequentemente ganhar muiiiito dinheiro em bilhereria, camisetas, brinquedos, etc.
 
O que é uma caca, não? Porque bem, a história é MUITO boa no original, e era possível fazer um filme muito bom baseado no original - é tipo Constantine, ou V. Tem histórias que depois de mexidas até ficam melhores, mas aí eu acho que eles foram de uma infelicidade tremenda.
 
Sim, é uma caca bem feia. A verdade é que tirando os grandes diretores, como um Kubrick da vida, se importam se o filme será fiel a obra, passando aos espectadores o "espírito" da mesma. Digo espírito por que acho inviável transportar para 2 oras de filme, 300, 400 páginas de um livro.
 
Nuss, na resenha do filme que saiu na Veja desta semana a Isabela Boscov simplesmente não cita a obra do Matheson, coloca o filme como "uma refeitura de A Última Esperança Sobre a Terra". Fala sério o_O Depois de 14 anos, mandei uma carta (agora email hehe) para a Veja novamente.
 
Anica disse:
Nuss, na resenha do filme que saiu na Veja desta semana a Isabela Boscov simplesmente não cita a obra do Matheson, coloca o filme como "uma refeitura de A Última Esperança Sobre a Terra". Fala sério o_O Depois de 14 anos, mandei uma carta (agora email hehe) para a Veja novamente.

Provavelmente não vai ser publicado e se for vai ser num espacinho mínimo. Esse tipo de falha a Veja não costuma se desculpar. Um amigo meu trabalhou uns anos na redação lá, disse que quando é erro por desinformação do jornalista/crítico/cronista eles simplesmente deixam para lá, assim não parece que a presta um serviço negativo. Eles só consertam quando é erro de diagramação, data, fotos, etc.
 
Nem mandei para publicar, foi para chamar a atenção para o negócio mesmo. Ainda mais porque eu normalmente odeio as resenhas dessa Isabela Boscov, então não podia perder a chance de encher :dente:
 
Eu não gostei muito do filme... Principalmente porque há graves erros de roteiro.... Muitas vezes amadores para uma adaptação de um livro que traz todas as informações necessárias para um bom desenrolar da história...

Vi quem gostou muito, mas olha, eu já esperava que essa versão que foi ao cinema fosse meio ruim mesmo... Mas convenhamos... As vezes me dava indignação já na cadeira do cinema de tantos furos...
 
Tipo, se vc não leu o livro vai achar uma puta filme sessão da tarde legal com bastante sangue, mosntros feiosos e carecas, Will Smith e outras coisas que montam um blockbuster alugável. Mas se leu o livro sua única palabvra será: Lixo!
 
Ronzi disse:
Tipo, se vc não leu o livro vai achar uma puta filme sessão da tarde legal com bastante sangue, mosntros feiosos e carecas, Will Smith e outras coisas que montam um blockbuster alugável. Mas se leu o livro sua única palabvra será: Lixo!

O que me espantou mesmo foi que o idealizador do roteiro, além de não se preocupar em fazer um filme ruim, não deu a mínima coerencia aos fatos... não só mudou a história, como fez o espectador de bobo ao desrepeitar o mínimo de leis de física, química, e lógica, além de assassinar a geografia... Visualmente intrigante (viva a computação gráfica!), mas é a única coisa que se salva!
 
Olha pra quem quiser uma adptação mais fiel eu tô recomendando pra todo mundo que conheço o The last man on earth. Inclusive a agonia e solidão do início do livro estão muito presentes nesse filme, na interpretação do Vincent Price.

Obviamente o filme tem a deficiência de não ter efeitos especiais e tals, e os vampiros serem apresentados se uma forma mais 'artesanal', claro que se deve ter em mente que o filme é da década de 60. Mas pelo menos tem todo aquele charme de ser em preto e branco!

E tenho que agradecer publicamente aqui o Skywalker, pois não fosse a indicação, lá no blog dele, eu nunca teria ouvido falar desse filme.
 
Ronzi disse:
Tipo, se vc não leu o livro vai achar uma puta filme sessão da tarde legal com bastante sangue, mosntros feiosos e carecas, Will Smith e outras coisas que montam um blockbuster alugável. Mas se leu o livro sua única palabvra será: Lixo!

E olhe que isso é bem freqüente com adaptações cinematográficas =/
 
Anica disse:
O que é uma caca, não? Porque bem, a história é MUITO boa no original, e era possível fazer um filme muito bom baseado no original - é tipo Constantine, ou V. Tem histórias que depois de mexidas até ficam melhores, mas aí eu acho que eles foram de uma infelicidade tremenda.

bom, eu coloquei a resposta da anica, mas a maioria do pessoal não gostou do filme também. então vou dar minha opinião estritamente opcional:

Eu não li o livro, mas se for para ler, não vou gostar de saber que Neville na verdade é um mostro, como posto no spoiler. Então do ponto de vista filme, eu gostei. Mas se formos olhar para o ponto Livro--> adaptação--> filme mal feito, podemos dizer talvez que esse último seja sim mau feito e falte partes importantes, como pelo menos o desfecho. Mas não é porque não foi fiel ao livro que eu vou dizer que não foi bom. Ao contrário. Poucos filmes de ficção científica me transpareceram valor, entre eles A.I.(sempre em primeiro lugar).
Tudo bem que os efeitos foram grandes e isso só mostra que não passa de ficção e nos impede de submergirmos imaginando uma história real, mas o filme foi bom, particularmente, e eu gostei do heroísmo de Neville e do pastor alemão também>.<. Me lembrou muito o filme O Náufrago, um clássico em que Hanks sozinho leva a atenção do telespectador no filme inteiro, e sua bola wilson o acompanha em quase tudo(como o cachorro de Neville). Claro que O Náufrago é muito mais complexo e profundo e não tem como alguém não se sensibilizar com a história, mas Eu sou a Lenda é bem isso de personagem único e seu meio de se virar apesar do que está acontecendo.
O filme pode até ser uma Péssima adaptação, disso eu não sei, mas foi um bom filme para mim.


É por isso que não tiro a idéia de que estou muito satisfeita com a locação dele:sim:
 
Eu assisti o filme bem antes de ler o livro. Adorei o filme e continuei gostando mesmo depois de ler o livro. É como a Anica disse: só usaram o conceito da história para fazer o filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo