• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinema é arte?

Coiote

Fallin´
eu sei que vcs todos estão entrertidos com os tópicos de novos filmes(que eu gosto muito tbm...) ,mas eu proponho algo mais filosófico:

esses dias eu tava na aula de artes(tá bom...7ª série,acho que eu sou o caçula desse fórum...) e me bateu uma pergunta e eu perguntei ela pra minha professora de artes:cinema naum é arte???se é,num é a arte mais difundida e popular de toda a história????
ela,a professora,é muito conservadora(lê-se VELHA E ATRASADA) e me disse que naum ,mas naum apresentou argumentos.

eu acho que sim,cinema é arte.é uma arte diferente que naum envolve só uma pessoa ,mas sim muitas pessoas sob a liderança do diretor.e,sim,o cinema é a arte mais difundida e popular da história.e ,por isso ,mesmo ele mudou o significado de arte,que antes do cinema era algo muito mais intelectual e agora foi para as massas.
é lógico que toda arte(ou melhor,tudo) tem suas coisas boas e suas coisas ruins.

o que vcs acham????
 
Última edição por um moderador:
Pera, acho que você confundiu algo... Cinema é arte mas não é a arte que você dá na 7ª série... A professora não vai chegar e vai começar a dar aulas de fotografia, edição, direção, etc... Quando você perguntou pra ela se cinema era arte, ela deve ter interpretado como um tópico da matéria da escola.

Agora se ela quis dizer que cinema não é arte em todos os sentidos, aí você manda ela ir pra casa e bater a cabeça na parede 100 vezes repetindo: "Eu sou uma velha burra e ignorante...". Ah, e não se esqueça de falar que cinema é a 7ª arte. :mrgreen:
 
Ahh...eu acho que cinema é uma arte sim, tipo, não arte de educação artística e tals, mas acho que é uma arte, pois, tudo que expressa um sentimento, uma critica, ou retrate algmua coisa é arte sim, na minha opinião...

é isso... :)
 
bom, o cinema Holliwoodano não é arte, é uma coisa totalmente comercial. Mas vc pode ir a cinemas menores, verdadeiras espeluncas pra falar a verdade, e lá vc vai poder assistir o que é o cinema-arte. Tb pode procurar filmes bem antigos como o "Encouraçado Potenkin", aquilo sim é arte.

Levando pelo lado filosófico, vc pode observar nesse cinema mais artísticos vários aspectos tanto políticos como sociais, e a forma como ele transmite isso.

Bom, eu tenho algumas conclusões sobre a arte em geral (que eu estudei em Filosofia) mas to com preguiça de postar aqui agora, principalmente pq eu nao prestei muita atenção nas aulas que o professor tava falando disso... :P
hehehehehe aluno exemplar... tsctsctsctsc... sempre desenhando ou escrevendo na aula! :? :P
 
ó tenho uma re4ssalva. Não é só pq um filme não é artistíco que ele merece ser considerado ruim. antes de ser uma arte, o cinema foi criado como forma de entretenimento, e não podemos esquecer disso.
 
Knolex disse:
ó tenho uma re4ssalva. Não é só pq um filme não é artistíco que ele merece ser considerado ruim. antes de ser uma arte, o cinema foi criado como forma de entretenimento, e não podemos esquecer disso.

Mas Knolex, todas as artes foram criadas como forma de entretenimento.

Música, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro.

Sou veementemente contra certos filmes "artisticos" demais que só o diretor entende. Antes de tudo, o artista quer passar o que quer que esteja na cabeça dele para outras pessoas, senão ele escrevia um diário secreto pra desabafar e não mostrar para ninguém. Também sou contra certas pinturas e esculturas muito "modernas" que na verdade é um monte de pinceladas a esmo e o artista inventa um significado complexo para um monte de lixo.

Na verdade, acho que definir arte é complicado pacas! Não pode ser muito popular (no sentido comercial), mas se afasta muito do povo perde o significado (ninguém entender nada é foda).
 
Primula disse:
Na verdade, acho que definir arte é complicado pacas! Não pode ser muito popular (no sentido comercial), mas se afasta muito do povo perde o significado (ninguém entender nada é foda).

Por isso muita gente acha o Godard ou o David Lynch uns picaretas. Uma vez eu vi uma entrevista com o Arnaldo Jabor em que ele disse de um filme que passou num festival de Cannes faz tempo e o filme era só uma tela preta 8O E ele disse: Isso é expressão do diretor ou ele quis fazer todo mundo de bobo??
 
Então, cinema é arte

Primula disse:
Mas Knolex, todas as artes foram criadas como forma de entretenimento.

Então, IMO, mesmo sendo comercial tb é arte. Acho q a diferença q se poderia ressaltar era entre arte boa e ruim. Nem toda arte é necessariamente boa, mas tb não dá pra batizar apenas os bons como sendo arte e chamar os ruins de não-arte. E cinema tb seria arte, indep do filme. Só q há filmes de interesse comercial e filmes de inspiração autoral.

Concordo com o dilema do ultimo parágrafo da Primula, muitas vezes é dificil classificar algo como arte. Se for comercial demais pode ficar falso, mas tb não se pode eliminar o sentido "popular", senão fica uma coisa elitista, hermética. Arte não deveria ser algo para ser apreciado somente por meia dúzia de entendidos, de escolhidos. Antigamente, arte era coisa de elite. (os q os populares faziam não era considerado arte).


Primula disse:
Música, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro.

Cinco artes. Qual é mesmo a sexta? (eu não sei).

Respondendo a uma pergunta do jhony, acho q a arte mais difundida e popular da história é a música. É a mais acessível, tb.
 
Knolex disse:
antes de ser uma arte, o cinema foi criado como forma de entretenimento, e não podemos esquecer disso.

pra falar a verdade, o cinema, inicialmente, não foi criado como arte ou forma de entretenimento. Se eu não me engano, foi criado por um cientista ou algo assim que queria registrar suas pesquisas. E lembrando, a arte não é necessariamente uma forma de entretenumento, e sim uma forma de visão e interpretação do que está à volta do artista. Basta ver e analisar o quadro "Victory Boogie-Woogie" de Piet Mondrian. O fato de ter se tornado entretenimento pode ter sido ao acaso. Inclusive, o princípio do entretenimento que a arte proporciona é o mesmo do cinema, que explora o interesse das pessoas em novas visões ou novas... histórias, não sei explicar direito.
Mas eu considero sim, o cinema, uma arte.
 
Recussitando o topico (eu tinha iniciada um discussao parecida noutro topico pq naum lembrava desse)

tisf disse:
Por isso muita gente acha o Godard ou o David Lynch uns picaretas. Uma vez eu vi uma entrevista com o Arnaldo Jabor em que ele disse de um filme que passou num festival de Cannes faz tempo e o filme era só uma tela preta E ele disse: Isso é expressão do diretor ou ele quis fazer todo mundo de bobo??
Eu discordo do Arnaldo Jabo, alias eu naum gosto mto dele qnd fala de cinema, ele devia ficar mais no campo que ele domina mesmo...sobre esse negocio que a Primula tava falando de filmes artisticos demais, pode ate ser...mas no caso do Lynch por exemplo, se vc analisar os filmes um pouco mais a fundo, vai ver que tem mtas a coisa a serem aproveitadas.
 
Re: Então, cinema é arte

Engethor disse:
Cinco artes. Qual é mesmo a sexta? (eu não sei).

A sexta é arquitetura.
Eu considero cinema uma sub-arte.
 
Re: Então, cinema é arte

Fallen Peacecraft disse:
A sexta é arquitetura.
Eu considero cinema uma sub-arte.

Por que uma sub-arte? Cinema não se encaixa na definição de arte do dicionário dada no outro tópico?
 
Re: Cinema:arte?

É óbvio que cinema é arte. Aliás, Cinema é a forma de arte mais forte, visceralmente falando. E intelectualmente, fica logo atrás de literatura (por pouco). Querer dúvidar do mérito artístico do cinema é igual pescar no deserto se é que você me entende.
 
Última edição:
Re: Cinema:arte?

Cinema é a sétima arte, certo? Ok... afinal de contas quais são as outras seis artes? :(
 
Re: Cinema:arte?

literatura, pintura, escultura, música, teatro e fotografia???
não sei, espero que o chute esteja aproximado.

acho que o Cinema pode ser a forma mais completa, ampla, irrestrita, etc de arte.
 
Re: Cinema:arte?

Música, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro e Arquitetura, disseram aí em cima, acho que é isso mesmo.

Tipo, o lance é que Cinema abrange, hm, todas essas? Provavelmente.
 
Re: Cinema:arte?

"Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação: uma obra de arte; as artes visuais; arte religiosa; arte popular; a arte da poesia; a arte musical."

Nob disse:
Por que uma sub-arte? Cinema não se encaixa na definição de arte do dicionário dada no outro tópico?

Strider disse:
Música, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro e Arquitetura, disseram aí em cima, acho que é isso mesmo.

Tipo, o lance é que Cinema abrange, hm, todas essas? Provavelmente.

O cinema não apresenta todas as características deste conceito de arte, por isso, eu a considero uma sub-arte.

Abrange? Tomemos a trilha sonora do filme como exemplo. Ela está sendo usada no Cinema, mas não deixa de pertencer à Música. Digamos, então, que o Cinema, em sua condição de inferioridade, se aproveita das artes.

Folco disse:
É óbvio que cinema é arte. Aliás, Cinema é a forma de arte mais forte, visceralmente falando. E intelectualmente, fica logo atrás de literatura (por pouco). Querer dúvidar do mérito artístico do cinema é igual pescar no deserto se é que você me entende.

Por que é óbvio? Por que é a mais forte?

Então estou com a minha vara, anzol e isca no meio do Saara, mas olha que eu acho um Oásis, hein!

Cain disse:
literatura, pintura, escultura, música, teatro e fotografia???
não sei, espero que o chute esteja aproximado.

acho que o Cinema pode ser a forma mais completa, ampla, irrestrita, etc de arte.
Fotografia alguns consideram arte, assim como outros fazem com o Cinema (e eu estava ciente disso desde que iniciei o assunto, então nada de "duhs"). Mas a fotografia mal tem influência do fotógrafo, é só uma questão de posicionamento e ângulo, e então da mesma forma que Cinema, eu acho um absurdo equipará-la às demais artes. Daí sub-arte.
 
Última edição por um moderador:
Re: Cinema:arte?

Fallen Peacecraft disse:
"Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda
Cinema faz isso? Faz.

Fallen Peacecraft disse:
podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação: uma obra de arte."
E isso? Também.

Tipo, se esse conceito de arte fosse definitivo, cinema se encaixaria perfeitamente como uma.

O problema é quando se pensa na quantidade de outras "artes" envolvidas na 7ª, e assume-se ela como sendo uma sub, ou um misto das outras. Não é um raciocínio de todo errado, mas há influência literária na música (nas cantadas, ao menos) e nem por isso discute-se seu status de "arte". O mesmo ocorre com pinturas em esculturas.

Acho que pensar dessa forma só da dor de cabeça. Não que ela esteja errada, mas enfim.


Fallen Peacecraft disse:
Fotografia alguns consideram arte, assim como outros fazem com o Cinema (e eu estava ciente disso desde que iniciei o assunto, então nada de "duhs"). Mas a fotografia mal tem influência do fotógrafo, é só uma questão de posicionamento e ângulo, e então da mesma forma que Cinema, eu acho um absurdo equipará-la às demais artes. Daí sub-arte.

Mas falando de fotografia, bom, a questão do posicionamento e do ângulo correspondem à influência direta do fotógrafo. Ele tem que ser hábil e criativo, bem como qualquer artista de qualquer outra forma de arte. Não entendi o porquê de ser um absurdo.
 
Re: Cinema:arte?

Cinema não está carregado de vivência pessoal ou profunda, pelo contrário, é impessoal e superficial.

str1ker disse:
O problema é quando se pensa na quantidade de outras "artes" envolvidas na 7ª, e assume-se ela como sendo uma sub, ou um misto das outras. Não é um raciocínio de todo errado, mas há influência literária na música (nas cantadas, ao menos) e nem por isso discute-se seu status de "arte". O mesmo ocorre com pinturas em esculturas.
Na verdade a música surgiu muito antes da literatura, e influenciou na criação desta, mas não vem ao caso, pois o exemplo da trilha sonora era para mostrar que o Cinema ao invés de abranger as Artes, se aproveita delas e não para provar que ele não é uma arte.



str1ker disse:
Mas falando de fotografia, bom, a questão do posicionamento e do ângulo correspondem à influência direta do fotógrafo. Ele tem que ser hábil e criativo, bem como qualquer artista de qualquer outra forma de arte. Não entendi o porquê de ser um absurdo.
Pois então, o posicionamento e o ângulo são a influência do suposto artista na fotografia, mas ela é mínima. É um absurdo porque ele está apenas usando de um recurso tecnológico para representar algo real, não havendo abstração alguma. É injusto equipará-lo a um pintor, escritor, etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo