1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cinegrafista atingido por rojão em protesto no Rio tem morte cerebral

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por ricardo campos, 10 Fev 2014.

  1. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    O cinegrafista Santiago Andrade teve morte cerebral decretada nesta segunda-feira (Foto: Arquivo Pessoal)
    Em 10 anos de trabalho na Band, Santiago Andrade ganhou dois prêmios.
    Suspeito de passar rojão a outro homem foi preso no domingo (9).


    O cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes, teve morte cerebral nesta segunda-feira (10), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ele foi atingido na cabeça por um rojão na quinta-feira (6), quando registrava o confronto entre manifestantes e policiais durante protesto contra o aumento da passagem de ônibus, no Centro do Rio.

    Andrade sofreu afundamento do crânio e foi submetido a uma cirurgia após ser levado para o Hospital Souza Aguiar, também no Centro. Desde então, estava em coma induzido no CTI da unidade.

    A explosão foi registrada por fotógrafos, cinegrafistas e câmeras de vigilância instaladas nas proximades da Central do Brasil. Após a divulgação das imagens, Fábio Raposo se apresentou na 17ª DP (São Cristovão) e confirmou à polícia ter passado o rojão ao homem que acendeu o artefato que atingiu o cinegrafista. No entanto, o rapaz disse, em depoimento, não conhecer o suspeito de lançar o rojão em meio à manifestação.

    No domingo (9), após ter o mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio, Fábio Raposo foi detido em casa. Ele foi levado nesta manhã para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste. A polícia pedirá que seja feito um retrato falado na tentativa de identificar e localizar o responsável ainda nesta segunda-feira.
    'Destruíram uma família', diz mulher de cinegrafista
    A mulher do cinegrafista, Arlita Andrade, fez um desabafo no domingo (9), em entrevista exclusiva à TV Globo, e disse que "falta amor" às pessoas responsáveis por ferir gravemente seu marido. A declaração foi dada antes da divulgação da morte cerebral do cinegrafista.

    "Eles destruíram uma família. Uma família que era unida, muito unida mesmo”, lamentou Arlita Andrade.

    Cinegrafista tinha dois prêmios
    Espirituoso, homem de riso fácil e dedicado à profissão. Essa é a forma como colegas de trabalho da Band definem o cinegrafista.

    Experiente, Santiago trabalhava havia 10 anos na Band, onde participou de diversas reportagens sobre as dificuldades enfrentadas pelos usuários de transporte público na cidade. A cobertura jornalística do tema – que motivou o início dos protestos no Rio em 2013, após o anúncio do reajuste da tarifa de ônibus – lhe rendeu dois prêmios jornalísticos de Mobilidade Urbana, em 2010 e 2012, ao lado do repórter Alexandre Tortoriello.

    Desde 2013, ele registrou para a TV Bandeirantes diversas manifestações na cidade e estava escalado para participar da cobertura jornalística da Copa do Mundo este ano.

    Além disso, Santiago Andrade participou de grandes coberturas, eventos esportivos e incontáveis reportagens sobre a "guerra" contra o tráfico de drogas nos morros cariocas. No final de 2013, o cinegrafista participou do curso para jornalistas em áreas de conflito, ministrado pelo Exército.

    O cinegrafista também atuou na área de cultura. Em 2012 e 2013, foi convidado para fazer reportagens, ao lado da repórter Camila Grecco, sobre o carnaval de San Luiz, na Argentina.

    Carioca, criado em Copacabana, na Zona Sul do Rio, Santiago tinha outras duas paixões, além do jornalismo: o Flamengo, seu time de coração, e a música. Aficionado por discos, ele falava com orgulho da época em que foi DJ.

    Casado, Santiago Ilídio Andrade deixa uma filha e três enteados.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 6
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    é muito triste. logo para cobrir manifestação os jornalistas terão que aparecer vestidos como quem vai cobrir guerra ou coisa do tipo.

    mas então, eu meio que perdi as notícias do evento em si, vi mais a repercussão e aí fiquei meio confusa: vi algumas pessoas dizendo que quem atingiu o cara foi a polícia, mas aí apareceu agora esse cara do rojão. é certo isso que o cinegrafista foi atingido por um manifestante?
     
  3. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    sim, passou nos jornais daqui repetidas vezes: tem um video gravado por outra emissora que mostra os caras acendendo o rojão e colocando no chão. depois, de outro ponto do local, um fotógrafo registrou não só a explosão, mas o cara que colocou o rojão no chão correndo e o outro (que é o que se entregou) observando.

    ta quase tudo aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    ou seja: quem insiste na versão de que partiu da polícia tá aloprando. é foda. povo fica naquele discurso de "manipulação da mídia" e aí eles mesmos distorcem os fatos.

    edit: pqp....

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 10 Fev 2014
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    E é aí que confundem Gramsci com Mani e toda a discussão se estrepa! Não havia dúvidas de que quem disparou foi um dos manifestantes, mas ocorre que toda a cobertura mostrando a manipulação da mídia e a violência policial injustificada acabaram relativizando a violência provocada pelos black blocs. Essa tendência humana polarizante me dá nojo às vezes.
     
  6. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Tendo mesmo a desconfiar do efeito prático de "Manifestações pacíficas" à maneira que alguns pregam. Todo mundo se veste de branco pra desfilar na avenida, cantando o hino nacional e soltando pombinhas brancas da paz ao final. Depois todos se despedem, vão pra casa satisfeitos por cumprir os seus deveres de cidadania e rezar para que suas "reivindicações" sejam atendidas.

    Mas como diz uma música de Gabriel O Pensador, não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta. Acho que há alguma carga de violência que é inerente aos protestos, expressa na contestação, na subversão da ordem e no questionamento ao status quo. A depender das circunstâncias, acho mesmo legítimo que haja quebra-quebra, que manifestantes promovam ocupações e confrontem as forças de repressão.

    Tal não significa dizer que toda e qualquer forma de ação seja legítima. E devo dizer que acho de pouco efeito uma certa esquerda insistir em contrapor a este crime os abusos e assassinatos promovidos pelas nossas polícias, como se isso por si só justificasse a morte do cinegrafista. Cabe fazer autocrítica, repudiar ações como essa (uso de materiais incendiários!!!) e prestar a solidariedade devida.
     
    • Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Silveira Tûk

    Silveira Tûk Visitante

    Uma notícia lamentável. Nada, nada justifica um ato desse nível. Não existe maneira de ser ouvido com tamanha violência. Se não respeitamos a vida de alguém como queremos que respeitem a nossa vida, os nossos ideais? A violência é um erro, e uma atitude dessas não é digna nem de pena. O modo como esse rapaz falou na entrevista sobre o que aconteceu, já mostrou o quanto ele realmente estava se importando com a situação. É lamentável. Triste.
     
    Última edição por um moderador: 10 Fev 2014
    • Ótimo Ótimo x 2
  8. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Que bizarro a entrevista. "Recebi ligações de grupos pedindo para eu assumir a culpa" - WTF?!

    Além disso, lamentável a declaração dos black blocks. É claro que eles podem e devem falar sobre as mortes não investigadas, mas assumam a responsabilidade. Ou então digam que foi uma "casualidade" da guerra.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Sobre a cobertura do caso, só posso pensar que o que está havendo é uma campanha difamatória voltada contra o deputado Marcelo Freixo.

    Isso é notícia?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Fulano disse que sicrano falou que beltrano que fez a merda é "ligado" a tal pessoa. Jornalismo do disse-me-disse esbanjando credibilidade...
    Como escreveu Pedro Estevam Serrano pela Carta Capital:

    Então um estagiário formaliza um termo circunstanciado a partir de uma declaração por telefone que só ele ouviu (e que a suposta declarante nega) e o advogado do co-autor do homicídio que vitimou o cinegrafista entrega nas mãos de uma repórter da Rede Globo. O mesmo advogado, é preciso que se diga, defendeu Natalino, deputado chefe de milícias preso pela CPI presidida por Freixo. Naturalmente, como o próprio Freixo colocou, toda pessoa tem direito à ampla defesa e o fato desse senhor ter defendido o miliciano não depõe contra si. No entanto, caberia ainda assim um cuidado maior na averiguação.

    Nesta segunda-feira, o advogado pediu desculpas publicamente a Marcelo Freixo.

    Então, O Globo publicou hoje nova matéria dizendo que a mãe do tal Raposo disse que "acha" que o filho conhece o deputado Freixo, e usando uma ONG da qual faz parte um assessor de seu gabinete para reafirmar a tal "relação" entre o parlamentar e os (ir)responsáveis pela morte do cinegrafista.

    Em sua página do facebook, Freixo publicou:

     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
    • LOL LOL x 1
  10. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    esse senhor que os black blocs dizem que morreu por causa da violência da polícia?

    sinceramente não entendi onde a polícia se encaixou nisso.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Eu também não, mas tem alguma coisa fazendo sentido nessa história toda?
     
  13. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    nada. mas achei estranho porque naquele pronunciamento eles tentaram colocar essa na conta da polícia, numa lógica obtusa de "olha, tia, o pedrinho também fez bagunça, ele também tem que ficar de castigo". e no fim, aparentemente, a polícia não tinha nada com isso.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    A mesma tática que estão fazendo com o Freixo, aparentemente. Guerras ideológicas travadas com as mesmas armas, a saber, a manipulação da informação. Tá difícil pros blacks blocs essa, viu?

    BTW, a título de curiosidade, o Raposo é fã mesmo da Scheherazade?
     
  15. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    essa do freixo foi a tentativa mais patética que já vi de colocar a culpa em alguém. já chegou na internet como piada pronta.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • LOL LOL x 9
  16. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Horrível essa do G1.
     
  17. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    O estaja deve ter sido mandado embora. O do G1, digo. :lol:
     
  18. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Realmente lamentáveis essa tentativas de ligação com o Freixo. O que não entendi até agora é a história de terem ligado para o Raposo (e ele disse que não sabia quem foi que ligou) pedindo pra ele assumir a culpa pelo acidente. Achei bizarra e confusa essa história.
     

Compartilhar