• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Meneldur

Melian

Período composto por insubordinação.
Um menino, aos nove anos, lê Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Passados muitos anos da leitura, ele se lembra dos lugares em que estava quando seus olhos captavam cada momento significativo do livro. Este atravessa, com magia, lições sobre a amizade e lampejos de luz numa escuridão profunda, muitos momentos da vida adulta daquele menino. O mesmo menino, anos depois, lê O Senhor dos Anéis e, nas pegadas de Haldir, descobre que o mundo está cheio de perigos, mas ainda há muita coisa bonita, e embora atualmente o amor e a tristeza estejam misturados em todas as terras, talvez o primeiro ainda cresça com mais força. Com isso em mente, após um toque do acaso, o menino encontra um lugar na internet a partir do qual pode vislumbrar uma imensidão de mundos, na companhia de pessoas queridas. Desde então, o menino, que agora é homem, agradece aos princípios que governam o acaso, também conhecidos como Atticus, por terem lhe ensinado que coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar. E, mesmo assim, ir até o fim, apesar de tudo. Você raramente vai vencer, mas, às vezes, vai conseguir.

Meneldur disse:
Oi, Melian! Tô mandando a minha listinha. Vê se serve.
"Vê se serve": muito humilde, o menino Célio. Tinha de ser meu filho, mesmo. 🤗
1. O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
1627326880564.png
Esse não podia faltar, né? Eu amo fantasia, e amo demais O Senhor dos Anéis, que é o meu livro preferido do Tolkien. Foi o primeiro que eu li, e que me apresentou ao mundo dele. Eu acho engraçado, porque uma prima minha me emprestou o livro pra ler (era o da capa do Gandalf), eu tentei umas vezes, e parei, nunca passei dos primeiros capítulos. Aí, quando eu engatei a leitura (no começo de 2008), ela pegou o livro de volta. Eu fiquei doido pra terminar, e comprei um para mim (mas com a capa dos Argonath; triste). Depois, eu comecei a pesquisar mais, e me apaixonei. Acabei parando neste fórum.​
2. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (J.K. Rowling)
1627327297760.png
Eu também amo HP, e Azkaban foi o primeiro que eu li, e foi o primeiro livro "maior" que eu li, aos nove anos. Traz uma memória afetiva muito grande, eu lembro até em que lugar estava quando li cada parte. Eu gosto desse livro também porque já começa a ampliar o mundo bruxo, a dar pistas da história maior de HP, saindo dos "roteiros" dos dois primeiros. Sem contar que dá mais destaque pra Hermione, e eu a amo.​
3. O Poder do Pensamento Matemático (Jordan Ellenberg)
1627329973270.png
Eu amo livros de divulgação científica, e eu escolhi esse para representar. É um livro ótimo, de linguagem fácil, que faz a gente pensar em várias coisas com um outro olhar. Mostra que a Matemática é bem útil, e que a gente pode usá-la para entender muita coisa do mundo — e não é Matemática avançada, é coisa do fundamental, mesmo.

Eu poderia ter incluído O Andar do Bêbado: Como o acaso determina nossas vidas, de Leonard Mlodinow, aqui, também. É ótimo. Leiam-no.​
4. O Sol é para Todos (Harper Lee)
1627330483719.png
Esse é um livro que eu li poucas vezes, se comparado aos outros da lista (duas, só), mas é um livro que eu adorei! Eu acho muito comovente ver algo tão delicado quanto a questão racial sob o filtro da inocência da Scout. A Harper Lee tem uma narrativa bem fluida, que faz com que pareça que a gente está dentro da história, acompanhando o julgamento do Tom e torcendo por ele. Não tem como não se emocionar.​
5. Artemis Fowl (Eoin Colfer)
1627331275950.png
O quinto lugar foi difícil. Eu quase coloquei Grandes Esperanças, de Charles Dickens, para ter um clássico na lista. Quase coloquei Novembro de 63, do King, que é um livro que eu li no Kindle e gostei tanto que comprei o exemplar físico para sempre poder folhear. Mas fiquei com o Artemis Fowl, porque eu reli-o diversas vezes e AMO a história. É uma fantasia leve, diferente e criativa, tem uma trama bem construída e personagens legais. Eu acho interessante a evolução do Artemis, que começa a série como vilão, e vai se redimindo, o que faz com que seja muito difícil não torcer por ele, mesmo que ele seja o "malvado". Cada vez que eu penso no que o filme fez com esse livro, me dá muito ódio.​

Meneldur disse:
Meliannnn, dá pra acrescentar um adendo à minha listinha pfv?
Como vocês puderam notar, diferentemente do paradigma, o Menel fez menções honrosas nos próprios textos que escreveu para explicar o porquê de ter escolhido os cinco livros que compõem esta lista. Entretanto, posteriormente, ele se lembrou de algumas menções honrosas que queria fazer e pediu que elas fossem acrescentadas quando eu criasse o tópico.
Menções honrosas: cenas pós-créditos
  • Eu não sei como eu pude me esquecer de O Tempo e o Vento, do Érico Veríssimo. Deve ser pelo fato de que o livro não estava à minha vista quando escrevi a lista. Mas eu adoro essa obra, tinha uma época em que eu relia O Tempo e o vento todo ano, como faço com O Senhor dos Anéis. Gosto principalmente d'O Continente (Ana Terra <3 era o nome da minha 'vó). Se eu tivesse lembrado, talvez entrasse na listinha como quinto lugar. Considerem-no como um quinto livro honorário.​
  • Também esqueci de mencionar os livros da Cornelia Funke. Todo mundo fala de Coração de Tinta (que é ótimo mesmo), mas meu xodó é O Senhor dos Ladrões. Foi o primeiro dela que eu li, e não tem como não gostar dos personagens, se envolver com os dramas. O Barbarossa é um personagem ótimo, e os órfãos são <3, principalmente a Vespa e o Próspero.​

Enfim, já citei livro demais, mas é isto. Quem gostou, bate palma; quem não gostou, paciência.​
 
Também não gosto muito de "Prisioneiro". Quando li, fiquei com a sensação de que é um livro que pouca coisa acontece, serve mais como um gancho entre o 1º e o 2º e os demais. Talvez se eu reler algum dia, mude de ideia... O filme é bem melhor :hxhx:

"Senhor dos Anéis" é hors concours - a despeito do que certos aí comentem :humpf: . "O Sol é para todos" já ouvi falar, mas nunca li. Curiosamente, esses dias (sábado) tava pensando em ler um outro livro que se passa no RS - "A casa das sete mulheres" - quando passou um rápido desejo de ler "O tempo e o vento" rs
 
Boa, Menel! :clap:

Eu também acho O Prisioneiro de Azkaban um dos melhores livros da série.
Nem vou comentar sobre SDA, porque foi ele que me trouxe pro fandom tolkieniano na internet. :grinlove:

O Sol é para Todos é lindo demais. É um livro que realmente mexe com a gente. E como já comentei em outra parte do fórum, me impressionou muito como, apesar de ser um livro que trata de temas bastante pesados, a narrativa em si não é pesada. Entrou pras menções honrosas da minha lista 2.0.

Os outros dois da lista principal eu não li.
Da lista de menções honrosas, acho que não tem nenhuma série atualmente que eu tenha mais vontade de ler que O Tempo e o Vento. Só que é aquela coisa que eu nunca começo... :dente:

Da Cornelia Funke também não li nada. Aqui em casa até tem dois livros dela, que são da minha esposa, da série do Coração de Tinta. Mas ainda não tive interesse de ler, apesar de ter gostado bastante do filme que fizeram sobre o livro e de achar que teria boa chance de gostar. :think:
 
Última edição:
Boa, Menel! :clap:

Eu também acho O Prisioneiro de Azkaban um dos melhores livros da série.
Nem vou comentar sobre SDA, porque foi ele que me trouxe pro fandom tolkieniano na internet. :grinlove:

O Sol é para Todos é lindo demais. É um livro que realmente mexe com a gente. E como já comentei em outra parte do fórum, me impressionou muito como, apesar de ser um livro que trata de temas bastante pesados, a narrativa em si não é pesada. Entrou pras menções honrosas da minha lista 2.0.

Os outros dois da lista principal eu não li.
Da lista de menções honrosas, acho que não tem nenhuma série atualmente que eu tenha mais vontade de ler que O Tempo e o Vento. Só que é aquela coisa eu nunca começo... :dente:

Da Cornelia Funke também não li nada. Aqui em casa até tem dois livros dela, que são da minha esposa, da série do Coração de Tinta. Mas ainda não tive interesse de ler, apesar de ter gostado bastante do filme que fizeram sobre o livro e de achar que teria boa chance de gostar do livro. :think:
O Tempo e o Vento é muito bom! Acho que é bem a sua cara, tenho certeza que você vai gostar.

Aliás, acho que a Companhia podia relançar os livros do Veríssimo. Eu gosto das capas dessa edição, mas é sem orelha, aí fico meio triste.

A Cornelia Funke é uma das autoras de fantasia que eu mais gosto (embora não tenha curtido taaaanto essa última série dela, Reckless). Ela escreceu a romantização do Labirinto do Fauno, pra quem gostou do filme pode ser uma boa dar uma olhada.
 
Toda a sequência final de O Prisioneiro de Azkaban é uma das melhores partes de toda a saga. Boa lista! Sou suspeito pra falar porque na minha eu também escolhi SdA e Harry Potter hehe.
 
Quem não gosta de Prisioneiro leu errado.
Alguém tem dúvida de que é meu filho?

Btw, gente, imagine o quanto que eu sofreria se tivesse um filho ou uma filha ou os dois que não gostasse de ler? Seria a maior frustração da minha vida. :rofl:


Só para constar: não mandei coração pra quem não gosta de Azkaban, que é meu livrinho preferido de HP (Ordem da Fênix empata com Azkaban). 🤭
 
Última edição:
Os dois primeiros livros da minha lista seriam exatamente esses. O Senhor dos Anéis porque é o mais importante da minha vida, não tem jeito. E o Prisioneiro de Azkaban porque foi o primeiro que conheci da série HP - e que me levou a conhecer O Senhor dos Anéis. Muitos clássicos infanto-juvenis marcaram minha iniciação na literatura (Meu Pé de Laranja Lima sendo talvez o mais marcante), mas foi mesmo com Harry Potter que eu descobri o que era mergulhar num universo criado, me apaixonar por fantasia e daí, naturalmente, por outros gêneros.
 
Gente... Como assim, vocês conhecem uma série literária pelo 3º volume?
Que maluquice. Que bom que deu certo pra vocês, no fim das contas... :dente:

Eu só li o primeiro HP, já depois dos 30, não me prendeu, achei bem meh...
Vou acabar me obrigando a ler tudo só pra passar raiva.
Os filmes todos, pelo menos, são beeem sofríveis.
 
Os filmes todos, pelo menos, são beeem sofríveis.

São mesmo. Acho que o filme melhorzinho foi O Prisioneiro de Askaban. Os filmes de Animais Fantásticos dão um banho em qualquer um dos filmes da série HP... mas acho que a comparação chega a ser desleal nesse caso.

De qualquer forma, os livros são bons. No meu caso, os dois últimos azedaram um pouco a minha relação com a série. Então, HP não adquiriu, para mim, a mesma importância que Tolkien adquiriu, na juventude. Só não sei o que uma releitura faria com todas essas impressões que me ficaram.
 
Muitos fãs de Harry Potter não gostam dos filmes. E poxa, o primeiro livro é justamente o mais fraco! Pra mim é a partir do terceiro que a coisa fica mesmo interessante. Mas beleza se não curtir, cada um com seus gostos.
 
Gente... Como assim, vocês conhecem uma série literária pelo 3º volume?
Que maluquice. Que bom que deu certo pra vocês, no fim das contas... :dente:
'Sas porras não têm TOC, só pode.
No meu caso foi cabeçudice mesmo: :dente:

Eriadan disse:
Puxa, adoro o Prisioneiro de Azkaban. Pesa também que foi o primeiro da série que eu li: só tinha ouvido vagamente falar em Harry Potter, vi no mercado e comprei. Não sabia que era uma série. O Prisioneiro de Azkaban era o último que tinha sido lançado, na época. Devorei o livro, mas com uma ligeira sensação de que havia algo errado. :lol:

Acho que só descobri que era o terceiro quando já estava lá no final da leitura.
 
Meu lance com HP tem muito a ver com o fato de que fiz muitos amigos por causa do bruxinho. Até aqui, na Valinor, fiz amizade com Lilian, Alinde e Bel por termos em comum a paixão por Harry Potter. Acho que já comentei em outros tópicos, mas cês sabiam que a @Indily me deu os sete livros de HP? Parece que ela tinha a coleção duplicada e, como eu tinha lido a saga por meio de empréstimos, ela decidiu me presentear com a coleção. (Fiquei sem o primeiro livro, que emprestei para uma aluna, e ela nunca me devolveu :cry:).

Ah, como a Ly sabe do meu amor por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, ela também me deu um vira-tempo:

1627404012612.png
 
Gente... Como assim, vocês conhecem uma série literária pelo 3º volume?
Que maluquice. Que bom que deu certo pra vocês, no fim das contas... :dente:
Breve história: tava na casa de uns parentes em São João del-Rei, surgiu a oportunidade meio por acaso de eu pegar um livro da série pra ler. Como eu só poderia ler enquanto estivesse lá, resolvi pegar o menor livro que ainda não tivesse filme (porque já tinha visto). Tcharã, era Azkaban. Li em 4 dias.

Eu só li o primeiro HP, já depois dos 30, não me prendeu, achei bem meh...
Vou acabar me obrigando a ler tudo só pra passar raiva.
Os filmes todos, pelo menos, são beeem sofríveis.
Isso é disfarce pra gente não sacar que você é fake da @Melian .

Eu até gosto dos filmes. Amo a trilha sonora, e tem algumas cenas bem legais. Gosto muito da cena da caverna no sexto, por exemplo.

O @Eriadan mencionou Meu Pé de Laranja Lima. Esse minha professora leu pra gente na quarta série, marcou muito também.
 
Isso é disfarce pra gente não sacar que você é fake da @Melian .
Menel, desse jeito, cê estraga meus planos de fazer o homi ler Harry Potter comigo. :hihihi:
Eu até gosto dos filmes. Amo a trilha sonora, e tem algumas cenas bem legais. Gosto muito da cena da caverna no sexto, por exemplo.
Ao contrário da maioria dos fãs, que reclama da calça jeans da Hermione, por exemplo (tá, não é só isso; tem toda aquela baboseira de amar o castelos dos dois primeiros filmes, e tudo o mais), eu gosto do terceiro filme. Embarquei na proposta fílmica do Cuarón, e me diverti. Depois do terceiro, eu gosto de Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 1. Aquele "curta" dentro do filme, para explicar O Conto dos Três irmãos, foi lindo demais da conta. Sempre fico arrepiada, quando revejo aquela parte.
 
Dessa lista só li Tolkien e a JK.
O Prisioneiro de Azkaban foi o primeiro livro da saga que li, sabem o que é mais bizarro: eu li em 2001.
Vou parar por aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo