Melian
Período composto por insubordinação.
Gente, que menina gentil, a Melian! Quando lhe pedi a listinha, ela respondeu com a maior atenção (e quero ser justa: todas as pessoas para as quais mandei o pedido, me responderam gentilmente.) Como pode duas Melians serem tão diferentes, né? O fato é que temos a listinha da moça do nick lindo. E a lista dela não está devendo nada não, viu? Nem é a primeira vez que Olhai os Lírios do Campo aparece por aqui, mas eu sempre me emociono ao ver que ele está em alguma lista. Eu diria que é impossível não se emocionar com Olhai os lírios do campo. Enfim, listinha honesta. Apreciem SEM moderação.
Melian_ a maia disse:Olá!
Gostaria de dizer que adorei ter sido convidada a participar dessa "coluna" do fórum, amo literatura e é onde eu vivo atualmente, perdida em páginas.
Vou tentar ser o mais justa possível, porque eu já li muita coisa, vai ser dificil listar só 5 desses.
Sou apaixonada por ficção/fantasia, essa é a maior parte da minha leitura, mas tem alguns livros fora desse gênero que marcaram minhas lembranças, então minha lista vai ser meio diversificada.
Queria dizer também que SDA não aparece na lista pq só pelo fato de eu estar aqui já deixa claro qual é a minha admiração pela obra.
1. Jane Eyre - Charlotte Brontë
O primeiro contato que tive com as irmãs Brontë foi com "O morro dos ventos uivantes" que não me cativou muito, mas quando decidi ler "Jane Eyre" me apaixonei! É um romance antigo, mas é muito bem construído e a mocinha é tão moderna, madura, decidida, que de nada lembra as mulheres submissas de antigamente. Claro que como todo romance tem um drama pessoal, algo que a impede de ficar com quem ama, mas ainda assim é um romance que vale a pena.
2. Olhai os lírios do campo - Érico Verissimo
Li este romance no colégio, na epoca eu buscava algo mais intenso, porque foi uma fase que li muiito Sidney Sheldon e Agatha Crhistie, então queria me aprofundar mais em leituras mais clássicas por assim dizer.
uma amiga indicou esse livro e resolvi ler. Ele é simplesmente lindo! Nesse livro a personagem principal é um homem, Eugêniom um homem não muito valoroso, mas por trás de tudo sempre tem uma história, e a soma das histórias do passado desses personagens é que deixa o livro bonito, chorei muito lendo esse livro.
3. A lista de Schindler - Thomas Keneally
Sempre me interessei muito pela II guerra, não sei exatamente o porque, mas entrava tanto no assunto e mergulhava tanto na história que o trabalho que fiz sobre a II guerra ficou com a professora de história para dar como apostila as outras salas. Confesso que me esforcei ao máximo, porque nesse assunto eu queria realmente saber tudo. Nessa caminhada sobre esse assunto encontrei esse livro e o li, achei simplesmente maravilhoso, o li e em seguida li "O diário de Anne Frank" que tbm é um relato sobre o que aconteceu na II Guerra e realmente não me arrependo ambos livros maravilhosos que fazem você se sentir dentro dos acontecimentos, do medo, do terror, das caçadas.
4. Quarto - Emma Donoghue
Esse livro é totalmente surpreendente!!
a editora me ofereceu alegando que era um grande lançamento, achei estranho porque nunca tinha ouvido falar dele, mas aceitei, gosto de desafios. O livro é maravilhoso! Acho que além de tudo, a maior mensagem que ele passa é a de como o amor de mãe pode ser tão incondicional, a ponto de uma mulher amar a tal ponto uma criança que foi fruto de um abuso como se fosse a única e melhor coisa do mundo e por isso criar um mundo para essa criança, para que ela não sofra e não fique com suas perguntas sem resposta. Eu achei o livro genial.
5. Noite sem Fim - Aghata Crhistie
Fiquem cientes que escolher o 5 foi pior!! Porque tinha muitos ainda que queria escolher, mas decidi por esse por ser um gênero que ainda não citei aqui, a nossa musa do crime, acho que todos já leram algo dela, mas apesar do "Caso dos 10 negrinhos" ser o mais famoso, para mim o mais legal foi esse, Não dá para falar nada do livro, porque posso soltar um spoiller, mas garanto que é muito bom.