1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cinco Livros Favoritos com Lothnen

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Excluído046, 9 Dez 2011.

  1. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Olha, eu poderia comentar a listinha da Lothnen falando sobre a Rainha do Crime ou sobre o Sidney Sheldon, mas como fazer isso se tem Machado na lista dela? A Capitu, para mim, era uma mulher fantástica. E não há pessoa no universo que me convença do contrário. A verdade é que eu seria uma pessoa menos feliz se não tivesse conhecido os livros escritos por Machado de Assis. Talvez eu nem tivesse feito Letras. Eu não morreria de fome, mas morreria de frustração. Não sei bem o que dizer sobre o amor, mas sei que o que eu sinto pela Literatura é algo muito intenso.



     
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Machado é demais mesmo e, assim como a Lothnen, também tenho dúvidas entre Brás Cubas e Dom Casmurro. Fico com o primeiro pelo impacto que me causou, impacto ainda difícil de mensurar, mas a Capitu é realmente fantástica. Esse livro em especial tem um interesse muito grande pra qualquer pessoa que goste de literatura, pela bela narrativa e o interesse psicológico. Bentinho engana muita gente, seduz muito mais que Capitu e isso faz a gente perder certas coisas.
     
  3. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Legal sua lista, a Batalha do Apocalipse, é lançamento desse ano, se não me engano, sangue novo na lista então.
    E Sidney Sheldon, me atormentam a alma para ler esse livro, e eu resisto ao máximo.¬ ¬ (Nem sei porque, acho que para contradizer mesmo, pois dizem que TENHO, e detesto pressão.)

    Sou totalmente suspeita para comentar uma lista que contenha o Tio Machado de Assis, já que por obrigação ele me roubou o melhor lugar no pódio em seu nome, mas ainda assim! ^^
    Eu não sei...
     
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    a batalha do apocalipse é do ano passado. eu comecei a ler mas não desceu bem o estilo dele, aí deixei para um outro momento. muito bom a presença do machadão na lista =]
     
  5. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Eu sou mais uma vítima das aulas de Literatura de Ensino Médio, acho que já disse isso. Porque tenho um bloqueio em ler livros de autores brasileiros consagrados. Tirando poetas, mas não estudei poesia na escola, então é por esse motivo.
    Eu não achei grandes coisas os contos do Machado de Assis. Mas li Memórias Póstumas de Brás Cubas e gostei muito. No entanto, meu trauma ainda é grande e não tenho muita vontade de prosseguir no momento.

    Sidney Sheldon e Agatha Christie nunca li porque não curto romances policiais.

    Batalha do Apocalipse estava receoso pela temática angelical, mas aí ouvi o nerdcast sobre o livro e fiquei maluco pra ler. Comprei o Filhos do Éden, com autógrafo do Spohr na Feira do Livro de Porto Alegre e vou lê-lo assim que terminar os que estou lendo agora.

    Legal ter um livro de história na lista. Acho que é o primeiro assim em todas as listas. Curti.
     
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Só não li o 3 e o 4, mas tenho o mesmo problema de Kainof, li Dom Casmurro no Ensino Médio, mas sabem, né? Tinha que ler, mas até que gostei, mas se for ver o percentual de livros nacionais para livros que li, vai ser bem baixo, gostei de Batalha do Apocalipse e Agatha é Agatha e esse livro nem se fala de tão bom.
     
  7. Melian_ a maia

    Melian_ a maia Eu não sou um

    Amo Machado!
    Tem como nao amar? Ele é mestre!

    Amo esse livro do Sidney Sheldon tbm! li em um dia!
     
  8. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Só li Machado dessa lista...
     
  9. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    1) Eu gosto de vários livros de Machado de Assis, mas Dom Casmurro é meu inimigo pessoal. Já comecei a lê-lo uma infinidade de vezes, a primeira quando estava na 6a série ainda, e nunca chego nem na metade. Simplesmente não dá vontade de continuar. Mas falam tão bem deste livro que, a cada dois anos, mais ou menos, eu tento novamente; quem sabe algum dia?

    2) Li a 1a edição do livro e gostei bastante, mas certamente, não o suficiente para entrar na minha lista de preferidos. o estilo do autor ainda tem q melhorar muito. ( ja melhorou um pouco no 2o livro, é verdade)

    3) nunca nem tinha ouvido falar, mas eu tenho algum interesse por luis xiv desde q li a continuação d'os 3 mosqueteiros. quem sabe não me animo?

    4) confesso um preconceito idiota com o autor. não tenho certeza, mas acho que são as capas dos livros, parece literatura barata. aceito maiores comentários sobre ele.

    5) Acho que esse livro recebe mais atenção do que devia, na verdade. não é o melhor dela na minha opinião.
     
    Última edição: 9 Dez 2011
  10. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    sabe que é engraçado vc dizer isso? eu sempre tive um sério problema com o cara, no mesmo estilo que tinha com o dan brown, dizia que era subliteratura e talz. hoje em dia aprendi a valorizar a questão da leitura por entretenimento, e puxando de memória acho que os romances dele atendem bem a isso. eu não tenho certeza do que já li dele, lembro que quando era adolescente li um livro que ele escreveu para jovens (o estrangulador ou algo que o valha) e lembro que tinha gostado.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Pois é, eu sei que é preconceito idiota, até porque, eu leio muito livro bobo - Dan Brown, Diario da Princesa - e gosto de livros policiais. Mas é tão dificil vencer este tipo de sentimento!! Especialmente quando se tem muito mais coisas para ler do que tempo disponível, dificilmente você vai pegar algo que não te empolgue a priori.
     
  12. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    sei exatamente como é isso. aquela coisa, trocentos mil livros para ler nesse mundo, desses uns outros tantos que você tem certeza que vai gostar, para que ler um que vc tem dúvidas se vai gostar ou não? eu acabo agindo assim com minhas leituras, vou deixando para "uh, tenho que dar uma olhada nisso" e vai ficando sempre por ali pq sempre tem um "omg, preciso ler isso!" na frente na fila dos livros para ler :lol:
     
  13. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Gostei da lista.

    A Batalha do Apocalipse é um dos que quero ler ainda.

    Sidney Sheldon é muito bom! Não cheguei a ler esse livro, mas gosto do autor.
     
  14. Excluído046

    Excluído046 Banned

    A batalha do Apocalipse eu confesso que não estou com saco para tentar ler. Tipo, eu não compraria, mas se ganhasse, leria, de boa.

    O caso dos dez negrinhos, para mim, é o melhor da Rainha do Crime e é exaustivamente elogiado por mérito. Junto dele eu coloco o Assassinato no Expresso do Oriente, que é meu segundo preferido dela. E para ser mais do que sincera, sempre vou preferir os livros que tenham o Poirot (ou nenhum dos dois "famosos") aos que tenham a Miss Marple. Não tenho muito saco para ela, não.

    Conte-me seus sonhos eu não li. Embora eu já tenha lido Sidney Sheldon. O meu preferido dele é A ira dos anjos (até tenho o livro, e a capa da minha edição é mais do que tosca.:lol: )

    E o engraçado dessas leituras é o seguinte: já li MUITA coisa da Agatha Christie, e já li não tanta coisa assim do Sidney Sheldon, mas se não conhecesse, eu não comecaria a ler atualmente, entende? Respeito muito. Foram leituras divertidíssimas (e eu sou rabugenta mas SUPER defendo a literatura como entretenimento. Gosto de coisas e pessoas divertidas, que me façam rir, etc.), mas eu não deixaria de ler algum livro de autor africano (literatura africana é a minha vida :grinlove:) para ler Sidney Sheldon nos dias de hoje. Quando alguém quer ler, dou todo o apoio e tal, só que ele não figura mais entre minhas prioridades de leitura.
     
  15. Lothnen

    Lothnen Always...

    Engraçado, eu gostei muito do A Batalha do Apocalipse, mas depois rodando pelos tópicos aqui do fórum percebi que muita gente não gostou. Bom, eu gostei bastante, e quero muito ler o segundo livro - que já tenho, só não tenho tempo pra isso com um material de qualificação pra preparar e um relatório. :osigh:

    Como eu disse, citei os que me vieram à mente de primeira. Excluí Tolkien por motivos meio óbvios, tô num fórum voltado para as obras dele, uso um nick élfico e uma assinatura em quenya, enfim... Apesar de fazer anos que li os livros e portanto a falta de memória pra lembrar dos detalhes me impeça de flanar pela área respectiva com muita frequência. Gosto muito de Harry Potter, mas só li os livros em e-books, então acabei não incluindo.

    Gosto da maioria dos livros da Agatha, especialmente os do Poirot, fiquei com os Dez Negrinhos porque foi a história que me pareceu mais bem amarrada e bem diferente das outras. Não tenho certeza, mas acho que Conte-me Seus Sonhos foi o único livro de Sidney Sheldon que li, mas gostei muito. O fato que unia as personagens e que é apresentado na metade do livro foi uma surpresa pra mim da primeira vez que li o livro. Deixei de fora outros livros de que gosto muito (As Brumas de Avalon, por exemplo, que muita gente também torce o nariz ou olha com desconfiança). :think:

    Machadão é Machadão, se eu pudesse escolher alguma personalidade do além pra travar uma meia hora de papo seria com ele e com Luizinho... :hihihi: Eu peguei parte desse trauma que muita gente tem com Literatura Brasileira quando me mandaram ler A Moreninha. Não passei da terceira página. Uns dois ou três anos depois eu peguei o livro de novo pra ler, por pura falta de opção na época, e devorei-o numa tarde! Sei lá porque, a leitura se tornou ótima! Talvez por não ter o peso da obrigação da escola, sei lá. De lá pra cá fiquei fã da literatura nacional. :)

    Confesso que pensei em livros leves, pra diversão mesmo. Nada muito cabeça - mesmo o que fala sobre Luis XIV é super light. :cool:
     
  16. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    O não ler por obrigação da escola é muito mais gostoso. Eu nunca fui muito fã de muitos autores brasileiros, muito por ter sido obrigado a ler suas obras, mas hoje em dia consigo ler numa boa suas obras.

    Ainda prefiro em muito a literatura internacional, mas acompanho muitos livros nacionais numa boa.
     
  17. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Na escola me mandaram ler muita coisa chata, mas também muita coisa boa. Se eu começava a ler o livro e achava chato, começava a pular parafos inteiros, só para saber mais ou menos o que acontecia. Suponho que hoje em dia e simplesmente leria o resumo online.

    Não fiquei com nenhum trauma; exceto de 'o cortiço' mas daí foi por causa do filme, que me obrigaram a ver.
     
  18. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu tive uma discussão um dia desse com um amigo meu sobre isso de de ler um livro pelo prazer, pelo entretenimento, e ele achava que um bom livro tinha que ensinar alguma coisa (tinha que ter alguma moral) e eu discordei dele nesse ponto, um bom livro pode ser bom por ele mesmo, não precisa ensinar algo (você pode até aprender, mas que essa não seja a intenção do autor), se quer ler uma história para aprender alguma coisa, leia as Fábulas de Esopo.
     
  19. Lothnen

    Lothnen Always...

    Eu acho que você sempre aprende - ainda que a história não tenha uma "moral", dificilmente ela não conterá alguma informação (útil ou inútil, whatever) que você desconheça...
     
  20. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    O único da lista que eu li foi Dom Casmurro, que por sinal gosto bastante (claro, é Machado!).

    Sidney Sheldon nunca despertou meu interesse para correr atrás, então nunca li nada dele, nem acho que lerei no curto prazo.

    Já Agatha Christie, apesar de, da mesma forma que Sheldon, não ter despertado meu interesse, acabei lendo alguma coisa quando minha mãe comprou um box com três livros: Assassinato no Expresso do Oriente, O Natal de Poirot e Cai o Pano. Achei bacana os três, mas o último foi o que mais curti. Depois disso li um pouco mais sobre a autora, e acabei constatando que O Caso dos Dez Negrinhos é talvez sua obra mais aclamada, o que até me fez ficar com vontade de lê-lo. Quem sabe no próximo ano.
     

Compartilhar