Melian
Período composto por insubordinação.
Olha, eu poderia comentar a listinha da Lothnen falando sobre a Rainha do Crime ou sobre o Sidney Sheldon, mas como fazer isso se tem Machado na lista dela? A Capitu, para mim, era uma mulher fantástica. E não há pessoa no universo que me convença do contrário. A verdade é que eu seria uma pessoa menos feliz se não tivesse conhecido os livros escritos por Machado de Assis. Talvez eu nem tivesse feito Letras. Eu não morreria de fome, mas morreria de frustração. Não sei bem o que dizer sobre o amor, mas sei que o que eu sinto pela Literatura é algo muito intenso.
Lothnen disse:Nossa, eu acho tão difícil isso de escolher cinco livros preferidos... Principalmente porque eu apaixono/vicio em alguns durante algum tempo, até encontrar outros que substituem esse vício - o que não quer dizer que deixei de gostar dos outros, mas sabem como é o ímpeto da paixão, né...
Bom, começando então.
1- Dom Casmurro
![]()
Eu adoro Machado de Assis, ele é de longe hors concours na lista dos meus autores preferidos. Eu sempre fico em dúvida entre Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas acabo escolhendo Dom Casmurro por causa de Capitu - a primeira dama das personagens femininas na Literatura Brasileira, na minha opinião. Adoro as descrições "Olhos de cigana oblíqua e dissimulada" e "olhos de ressaca"! A forma como Bentinho enxerga Capitu, e as mudanças que essa visão vai sofrendo ao longo do tempo é magnífica!
2 - A Batalha do Apocalipse
![]()
Foi minha grande descoberta literária do ano. Uma aventura fantástica de primeira, muito bem escrita, com personagens complexos e uma trama muito bem estruturada. Recém acabei de reler. Vale muito a pena!! Já tô ansiosa pra ler o segundo livro do autor, "Filhos do Éden".![]()
3 - O Amor e Luis XIV - As Mulheres na Vida do Rei Sol
![]()
(Ceinwyn começando a rir, certeza) Pois é, de uns dois anos pra cá eu tenho vivido uma verdadeira paixão arrebatadora por Luizinho (é a intimidade, relevem). Baixo todos os filmes relacionados, cato todos os livros afins... E esse é muito interessante. De leitura leve e rápida, mostra um pouco do homem por trás do monarca megalômano, através da relação dele com as principais mulheres de sua vida - não só esposa e amantes, mas também sua mãe, a controladora Ana da Áustria, suas filhas e nora. Pra quem tem só curiosidade em conhecer esse cara, símbolo da monarquia absolutista (e, puxando o lado pra minha sardinha, nome importantíssimo na História da Dança), e não pretende se aprofundar no tema, esse livro é perfeito.
![]()
4 - Conte-me seus Sonhos
![]()
Gosto muito desse livro de Sidney Sheldon. Consegue manter o mistério durante boa parte da história, com um bocado de tensão psicológica. E mais não digo, senão vai rolar spoiler.![]()
5 - O Caso dos Dez Negrinhos
![]()
Não podia deixar a Dama do Crime de fora. Adoro Agatha Christie, e esse é, pra mim, se não o melhor, com certeza um dos melhores livros dela. Dez corpos numa ilha, cada um morto de uma maneira diferente, e em circunstâncias misteriosas. Quem são? O que aconteceu? Por que mereceram esse destino trágico? Só lendo pra saber.
Bom, eu fui colocando os que lembrei de primeira. Espero que seja útil pra alguém.![]()