• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Liv - Especial GABO

Melian

Período composto por insubordinação.
Quando migrou do Meia Palavra para o fórum Valinor (na verdade, foi meio que O Regresso da Liv, já que a Valinor já foi a casa dela por um bom tempo), a Liv disse que faria uma listinha de cinco Livros favoritos contendo apenas obras escritas pelo nosso amado, idolatrado, salve-salve, Gabriel García Márquez. A dinâmica do "Cinco Livros Favoritos" é um pouco diferente. Entretanto, para que mantermos uma dinâmica estanque quando só temos a ganhar com a adaptação dela? Por isso, optamos por fazer edições especiais do Cinco Livros Favoritos. E a escolha fica a critério do usuário. Liv escolheu fazer uma listinha do seu autor favorito. E você, usuário ativo (LÁ ELE!) do Literatura, o que escolherá? Enquanto escolhe, dê uma lida nesta lista, aqui, porque ela é uma daquelas listas que fazem com que nos lembremos o porquê de amarmos LIVros.

Liv disse:
Sei que prometi faz tempo, desculpa aê! Viver é complicado >< Mas estão aí, as minhas indicações de "5 livros favoritos", usei só o Gabriel García Márquez porque é meu autor favorito. Espero que goste, beijo!

PS: Se encontrar algum erro, pode editar que eu não me ofendo! =]
Vejam que gracinha de menina. É uma pena que seja frígida! Como eu soube? As leitoras de Cinquenta Tons de Cinza me contaram. :yep:


Liv disse:
1) Do amor e outros demônios:

attachment.php

Esse já chama atenção pelo título. Amar é coisa do capeta e quando falamos do amor de um padre (Bença, Paganus) a coisa complica ainda mais. O livro conta a história de uma lenda caribenha, da marquesinha de cabelos enormes (mesmo depois de morta) e do seu amor pelo Padre Caetano. Tudo começa quando ela foi mordida por um cão raivoso e aparentava ter sido na verdade, possuída por um demônio. Enclausurada em um convento, convive com o padre e tem uma história de amor linda e pura. O livro em si é curtinho, nem deve chegar a 150 páginas, mas cada linha é intensa e saborosa, como tudo o que ele escreve. Em nenhum momento o amor dos dois é sexual e com isso, Gabo dá para nós leitores uma história sublime e assombrosa.

Liv disse:
2) A incrível e triste história de Cândida Erendira e sua avó desalmada:

attachment.php

Cândida é uma menina sozinha no mundo, que tem apenas a avó. Essa avó provavelmente é a personagem mais nojenta da história da literatura e é aí que o livro te pega até o final. É uma maldade sem fim, fazendo jus ao título de "desalmada". A história gira em torno de um incêndio na casa em que as duas moravam, destruindo tudo e obrigando as duas a literalmente caírem na estrada. A avó culpou Cândida pelo acontecido e a obrigou a se prostituir (cobrando um centavo de cada homem) até que ela juntasse dinheiro suficiente para a reconstrução da casa. Nem de longe é um livro fácil de se ler, mas a história é genial desde o início.

Liv disse:
3) Ninguém escreve ao Coronel:

attachment.php

Provavelmente uma das histórias mais cruéis do Gabo. Assim como em "Do amor e outros demônios", esse é um livro bem curto. Conta a história do coronel, esquecido pelo governo e por todos, à espera de uma aposentadoria por ter lutado na guerra e de sua mulher doente. Toda sexta-feira o coronel esperava o correio que nunca chegou, em um desespero mudo e desolador que nos atinge por completo. A única saída para a miséria financeira e espiritual, seria alimentar um galo de briga para disputar nas rinhas, mas se falta a comida para os dois, como alimentar o galo?

Liv disse:
4) O amor nos tempos do cólera:

attachment.php
Amor na terceira idade. Sim, existe. Leia porque é magnífico! Nem tem o que dizer, esse livro é maravilhoso.

Liv disse:
5) Memórias de minhas putas tristes:

attachment.php

Mais uma história de amor na terceira idade. Na noite de seu aniversário de 90 anos, o idoso em questão, decidiu que teria uma noite de amor selvagem com uma adolescente virgem. A questão é que quando chegou o "grande dia" ele a viu dormindo na cama do prostíbulo e se apaixonou perdidamente, não conseguindo sequer acordá-la. Passar 89 anos na Terra e só descobrir o amor aos 90 é muito insano para qualquer pessoa imaginar. A história é tão encantadora que quase parece um conto de fadas. Maravilhoso do início ao fim.
 

Anexos

  • 43+cp+Do+amor+e+outros+dem%u0025C3%B4nios.jpg
    43+cp+Do+amor+e+outros+dem%u0025C3%B4nios.jpg
    19,9 KB · Visualizações: 129
  • A+Incr%u0025C3%ADvel+e+Triste+Hist%C3%B3ria+da+C%C3%A2ndida+Er%C3%A9ndira+e+da+Sua+Av%C3%B3+Desa.JPG
    A+Incr%u0025C3%ADvel+e+Triste+Hist%C3%B3ria+da+C%C3%A2ndida+Er%C3%A9ndira+e+da+Sua+Av%C3%B3+Desa.JPG
    22,4 KB · Visualizações: 107
  • ninguemescreve.jpg
    ninguemescreve.jpg
    10,4 KB · Visualizações: 109
  • o-amor-nos-tempos-do-colera.jpg
    o-amor-nos-tempos-do-colera.jpg
    23,2 KB · Visualizações: 102
  • memoria_de_minhas_putas_tristes.jpg
    memoria_de_minhas_putas_tristes.jpg
    49,9 KB · Visualizações: 116
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Olha, tenho até vergonha, mas nunca li nada do Márquez. Já comecei Memórias de minhas putas tristes duas vezes e larguei. Nada contra o livro, pelo contrário. Senti que a atenção dada não era de acordo com a obra. Prometo, diante de Deus e dos homens, que até o fim de janeiro lerei os dois que tenho na estante: Cem anos de solidão e Memórias de minhas putas tristes.

Até o fim de janeiro, não. Até depois do Carnaval, vai...
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Preciso ler o Marquez, não digo urgentemente, mas logo. Só pelo que leio de resenhas sobre ele me dá uma vontade de experimentar esses livros meio mitológicos dele, parece ter uma singeleza tão tocante, sei lá. Bom, queria começar pelo 'Do amor'. :think:
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Delícia de tópico. Posso falar sobre os livros do Gabo por horas e horas :grinlove:

(CANTONA, COMO ASSIM VOCÊ ABANDONOU GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ????)

Sei lá. Acho que foi numa fase de déficit de atenção. Vou corrigir, prometo.

Liv, por que você faz perguntas das quais já sabe a resposta? É claro que foi para ler o lançamento da Zíbia, uai.


Hem? Zíbia? Que Zíbia?

:assobio:
 
Última edição:
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Até o mês passado eu não conheceria nada sobre o autor, mas o desafio foi lançado e eu não os nego...
Por indicação, peguei-o para ler e venho adorando a leitura. Estou alternando entre os livros para o vestibular, tal é o magnetismo da obra.

PS: Ótimas descrições à lista, Liv. A opinião sincera nessas listas é que as tornam gostosas de se ler. ^^
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Preciso ler o Marquez, não digo urgentemente, mas logo. Só pelo que leio de resenhas sobre ele me dá uma vontade de experimentar esses livros meio mitológicos dele, parece ter uma singeleza tão tocante, sei lá. Bom, queria começar pelo 'Do amor'. :think:

Do amor e outros demônios é de uma fodelância tão grande que estrapola todos os limites das fodelâncias. É um ótimo começo.

Liv, por que você faz perguntas das quais já sabe a resposta? É claro que foi para ler o lançamento da Zíbia, uai.

Eu sou uma otimista. Sempre acho que existem razões plausíveis para esses disparates.

Até o mês passado eu não conheceria nada sobre o autor, mas o desafio foi lançado e eu não os nego...
Por indicação, peguei-o para ler e venho adorando a leitura. Estou alternando entre os livros para o vestibular, tal é o magnetismo da obra.

PS: Ótimas descrições à lista, Liv. A opinião sincera nessas listas é que as tornam gostosas de se ler. ^^

Tá lendo qual livro dele?
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Acho Marquez lindo, mas não entendo como Cem Anos de Solidão não entrou nos seus 5...
Mentira, entendo sim, porque é difícil escolher cinco dele só. :D
Mas gostei de Memória de minhas putas tristes e de Amor nos tempos do cólera aí :}
Acho Memória demais, acho que é meu segundo preferido dele, depois de cem anos...
Lindo Liv :grinlove:
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Eu não coloquei Cem anos de Solidão, porque seria uma escolha um tanto óbvia. Acredito que esse seja o livro mais conhecido dele e eu queria mostrar com essa listinha que ele escreveu outras coisas maravilhosas também. Que fique bem claro, Cem anos de Solidão é uma obra prima. Super recomendo a leitura =]
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Como eu disse: Obra prima =] Quando terminar a leitura terei prazer em discutí-la com você =]
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Seguindo aquele critério para a exclusão é uma boa lista. Eu incluiria aí o 'relatos de um naufrago'. Talvez no lugar do Memórias de minhas putas tristes, de tudo que li do Gabo, achei esse último o mais fraquinho.
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Acho bastante interessante a história de "Relatos de um náufrago", mas defendendo a minha lista, quis dar ênfase as histórias de amor. Na minha opinião, ninguém conta uma história de amor melhor do que o Gabo.
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Bom...
Tenho bastantes livros do Gabriel em minha estante. 3 das lista + Cem anos de solidão + Um relato de um naúfrago ( Se a solicitação do skoob for aceita) + Eu não vim fazer um discurso.

Ainda não li nenhum. Penso em começar pelo Do amor e outros demônios ou pelo Putas tristes.

Só uma curiosidade.
O Borges em seu livro de diálogos com um jornalista diz que Cem anos de solidão é muito bom, excelente! Mas como é um livro longo dá a impressão que no fim o autor estava cansado. Então se o livro tivesse só uns 80 anos de solidão seria perfeito. Mas dai o título não teria peso nenhum e o autor teve que arrastar mais 20 anos para finalizar.
:lol:
 
Re: Cinco Livros Favoritos com Liv - Edição especial - GABO

Eu não vim fazer um discurso até que é legal, mas nem de longe tem o mesmo peso dos outros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo