Melian
Período composto por insubordinação.
Quando migrou do Meia Palavra para o fórum Valinor (na verdade, foi meio que O Regresso da Liv, já que a Valinor já foi a casa dela por um bom tempo), a Liv disse que faria uma listinha de cinco Livros favoritos contendo apenas obras escritas pelo nosso amado, idolatrado, salve-salve, Gabriel García Márquez. A dinâmica do "Cinco Livros Favoritos" é um pouco diferente. Entretanto, para que mantermos uma dinâmica estanque quando só temos a ganhar com a adaptação dela? Por isso, optamos por fazer edições especiais do Cinco Livros Favoritos. E a escolha fica a critério do usuário. Liv escolheu fazer uma listinha do seu autor favorito. E você, usuário ativo (LÁ ELE!) do Literatura, o que escolherá? Enquanto escolhe, dê uma lida nesta lista, aqui, porque ela é uma daquelas listas que fazem com que nos lembremos o porquê de amarmos LIVros.

Vejam que gracinha de menina. É uma pena que seja frígida! Como eu soube? As leitoras de Cinquenta Tons de Cinza me contaram.Liv disse:Sei que prometi faz tempo, desculpa aê! Viver é complicado >< Mas estão aí, as minhas indicações de "5 livros favoritos", usei só o Gabriel García Márquez porque é meu autor favorito. Espero que goste, beijo!
PS: Se encontrar algum erro, pode editar que eu não me ofendo!![]()

Liv disse:1) Do amor e outros demônios:
![]()
Esse já chama atenção pelo título. Amar é coisa do capeta e quando falamos do amor de um padre (Bença, Paganus) a coisa complica ainda mais. O livro conta a história de uma lenda caribenha, da marquesinha de cabelos enormes (mesmo depois de morta) e do seu amor pelo Padre Caetano. Tudo começa quando ela foi mordida por um cão raivoso e aparentava ter sido na verdade, possuída por um demônio. Enclausurada em um convento, convive com o padre e tem uma história de amor linda e pura. O livro em si é curtinho, nem deve chegar a 150 páginas, mas cada linha é intensa e saborosa, como tudo o que ele escreve. Em nenhum momento o amor dos dois é sexual e com isso, Gabo dá para nós leitores uma história sublime e assombrosa.
Liv disse:2) A incrível e triste história de Cândida Erendira e sua avó desalmada:
![]()
Cândida é uma menina sozinha no mundo, que tem apenas a avó. Essa avó provavelmente é a personagem mais nojenta da história da literatura e é aí que o livro te pega até o final. É uma maldade sem fim, fazendo jus ao título de "desalmada". A história gira em torno de um incêndio na casa em que as duas moravam, destruindo tudo e obrigando as duas a literalmente caírem na estrada. A avó culpou Cândida pelo acontecido e a obrigou a se prostituir (cobrando um centavo de cada homem) até que ela juntasse dinheiro suficiente para a reconstrução da casa. Nem de longe é um livro fácil de se ler, mas a história é genial desde o início.
Liv disse:3) Ninguém escreve ao Coronel:
![]()
Provavelmente uma das histórias mais cruéis do Gabo. Assim como em "Do amor e outros demônios", esse é um livro bem curto. Conta a história do coronel, esquecido pelo governo e por todos, à espera de uma aposentadoria por ter lutado na guerra e de sua mulher doente. Toda sexta-feira o coronel esperava o correio que nunca chegou, em um desespero mudo e desolador que nos atinge por completo. A única saída para a miséria financeira e espiritual, seria alimentar um galo de briga para disputar nas rinhas, mas se falta a comida para os dois, como alimentar o galo?
Liv disse:4) O amor nos tempos do cólera:
Amor na terceira idade. Sim, existe. Leia porque é magnífico! Nem tem o que dizer, esse livro é maravilhoso.![]()
Liv disse:5) Memórias de minhas putas tristes:
![]()
Mais uma história de amor na terceira idade. Na noite de seu aniversário de 90 anos, o idoso em questão, decidiu que teria uma noite de amor selvagem com uma adolescente virgem. A questão é que quando chegou o "grande dia" ele a viu dormindo na cama do prostíbulo e se apaixonou perdidamente, não conseguindo sequer acordá-la. Passar 89 anos na Terra e só descobrir o amor aos 90 é muito insano para qualquer pessoa imaginar. A história é tão encantadora que quase parece um conto de fadas. Maravilhoso do início ao fim.
Anexos
-
43+cp+Do+amor+e+outros+dem%u0025C3%B4nios.webp23,1 KB · Visualizações: 129
-
A+Incr%u0025C3%ADvel+e+Triste+Hist%C3%B3ria+da+C%C3%A2ndida+Er%C3%A9ndira+e+da+Sua+Av%C3%B3+D...webp17,9 KB · Visualizações: 107
-
ninguemescreve.webp7,4 KB · Visualizações: 109
-
o-amor-nos-tempos-do-colera.webp15,5 KB · Visualizações: 102
-
memoria_de_minhas_putas_tristes.webp36,5 KB · Visualizações: 116