• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Gerbur Forja-Quente

Li os do Tolkien apenas. Achei curioso que o Gerbur tenha chamado a atenção para os apêndices como uma das justificativas de ter escolhido O Retorno do Rei, porque na minha cabeça os apêndices pertencem a todos os três livros, como se fossem um "quarto" livro, e não parte do RdR. Isso talvez se dê porque eu tenha lido a edição em volume único, e nunca tinha me dado conta que fisicamente os apêndices são, de fato, conteúdo do terceiro livro.
Eu comprei os livros separados. Um a um. Portanto os meus apêndices estão no Retorno do Rei, rsrs.

E para mim são a melhor parte de um livro já incrível! Porque expande demais a obra. São tantos detalhes que Dá uma impressão que todas essas coisas realmente ocorreram em Eras esquecidas…
Eu tenho um pouco de medo desse livro do Jordan Peterson, porque tem cara de autoajuda, título de autoajuda, jeito de autoajuda... mas todo mundo diz que não é autoajuda. E eu não curto livros de autoajuda, então tenho dificuldades em aceitar que esse livro possa ser bom.

Quanto ao Marco Aurélio, o estoicismo, de certa forma, também tem um tom de autoajuda, o que não me agrada.

De toda forma, não descarto nenhum dos dois como possíveis leituras futuras, mas ainda tenho certa resistência.
Esse do Peterson pode ser encarado como auto-ajuda. Mas isso não desmerece em nada a obra. É muito enriquecedor. Peterson sabe muito.

É que hoje em dia o termo “auto-ajuda” ficou meio pejorativo (talvez por causa de obras horríveis), mas essa é muito boa.

Do Marco Aurélio vai além da auto-ajuda. É filosofia. Te ensina a viver é tirar o máximo dessa grande oportunidade que é a vida.

Ora, se você quer construir uma casa, contrata um engenheiro, se quer curar de uma doença, vai procurar o médico… mas se quiser encontrar o significado da vida é nós filósofos que você deve procurar. (Mas não só eles, claro. Mas eles tem muito a oferecer, pensaram muito sobre o tema).
Ignorem o comentário que farei, aqui, porque não quero ser confundida com fã de Tolkien, não, mas vou contá um trem procês: fiquei possessa pelo Gerbz ter exaltado o Thingol e nem ter mencionado a Melian. Falou sobre a Lúthien, mas não sobre a mãe dela! PORRA, GERBZ! Melian é quem tem o trabalho de falar "vai dar merda, cês tão me ouvindo?" e foda é só o Thingol? Ai daquele homi se não fosse eu, que decidi ficar com ele na Terra Média. Se não fosse pelo meu poder, o Cinturão de Melian, e a minha vasta sabedoria, o reinado do Thingol não teria sido tão longevo. Sou rainha, também, não se esqueça disso! :humpf:
Verdade! Perdão! Se não fosse a sabedoria de Melian e seu Cinturão… Thingol nunca teria ido tão longe.
Esse do macaco nu é que me pareceu bem bizarro e destoante do resto. Mas cadum, cadum. Não estou aqui pra criticar, especialmente se não li rs. A gente fica tentado a imaginar que outras leituras a pessoa fez que não entraram no top...
Tem uma outra obra que fiquei muito tentado a colocar que é “Cinco Minutos com Chico Xavier “… um dos grandes livros da minha vida também.

Talvez alguém chame de “auto-ajuda”.

O autor separa alguns trechos de cartas e livros do Chico e comenta. Esse homem realmente tinha uma espiritualidade muito elevada, da tantos ensinamentos…

O que eu mais gosto é sobre a Gratidão. Chico diz que o contrário da reclamação é a Gratidão. Muita gente passa a vida reclamando do que não tem e não agradece o que tem. E quando começamos a fazer isso a nossa vida muda. Você tem que agradecer e saborear cada pequeno presente de Deus, como a água quente do chuveiro, o travesseiro que acolhe sua cabeça cansada, o sabor da comida, uma brisa no rosto. O céu estrelado, um espetáculo do Grande Arquiteto do Universo.

Parece clichê, mas não é. Faz toda a diferença na vida: reclamar menos, agradecer mais.
 
Nossa que escolha, escolhe o retorno pelos apêndices, e Silma pelo aprofundamento é uma escolha pelos detalhes, bem a cara do Gerbur mesmo. :lol:
Desconheço os demais livro, mais você tem como favorito os pensamento do Marcus Aurélio era difícil de imaginar, poucas pessoas vão atrás dos outros imperadores romanos influentes, para além dos mais famosos como Júlio Cesar, Calígula, Nero e Constantino.
 
O Gerbz citou errado, né? Porque eu não me lembro de ter falado isto:rofl::

1625614638156.png
 
Olha, na hora de citar apareceu mensagens antigas, aí eu comecei a apagar as que não queria comentar só que acabou apagando os nomes dos verdadeiros autores e virou esse fuá, rsrs

Sorry.
 
Parece que tá rolando uma grande identificação com a lista do Gerbão. Quase todo mundo já leu pelo menos dois da lista...
“Estrategi“ rsrsrs

Brincadeira. Tolkien é meu autor favorito.

E quase que eu coloco “Os Filhos de Hurin” também, rsrsrsrs.

Tragédia linda, bem escrita, poética.
 
Finarfin é a Melian?

Se @Finarfin é a @Melian e a @Melian e o @Béla van Tesma são a mesma pessoa, @Finarfin também é o @Béla van Tesma . :think:

________
(1) Pra não ficar só no Flood, em outro tópico tinham falado em uma leitura coletiva do SDA. Agita a turma aí, @Gerbur Forja-Quente . :cerva:

(2) Sobre Tolkien, eu não tenho tido um pingo de vontade de lê-lo. Houve um tempo em que eu tinha aquele plano de ler a trilogia uma vez por ano. Superei isso e não está no meu horizonte fazer essa releitura nos próximos anos. Além disso, os últimos livros do Tolkien que entraram na minha estante seguem sem ser lidos: "As Aventuras de Tom Bombadil" e "A Queda de Artur". :no:
 
Parece que tá rolando uma grande identificação com a lista do Gerbão. Quase todo mundo já leu pelo menos dois da lista...

E que também são os únicos que conheço.

E o grande barato disso tudo é quem mais prestigiou em peso o tópico é a esquerda do fórum :rofl: :rofl: :rofl:
 
Puxa, é verdade! O Gerbur é bolsonarista e inclusive listou um "livro de direita" no seu Top5.
Retiro tudo o que eu disse.
Essa é a pior lista que eu já vi, de longe. :raiva:
Brimks, néam. Deve ser assim que o Fúria imagina que as coisas funcionam por aqui, na Literatura haha.

Mesmo que de brincadeira, no fundo sabemos que a vontade de vocês era essa :lol:
 
E o grande barato disso tudo é quem mais prestigiou em peso o tópico é a esquerda do fórum :rofl: :rofl: :rofl:

Uai, em que pese essa divergência grave, de minha parte não tenho mesmo nenhuma animosidade pessoal em relação ao Gerbur. Não haveria mesmo nenhum motivo pra deixar de ler e de comentar, numa boa, o tópico dos 5 livros dele.

Mas vamos focar na lista do Gerbz. Deixemos as tretas políticas para o fórum de política... :cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo