• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Fúria da Cidade [2.0]

Boa lista. Daí só li o A Volta ao Mundo... em edição juvenil. Da lista antiga, gosto de Um Certo Capitão Rodrigo (único que li do Érico) e o atemporal A Revolução dos Bichos, que li pela primeira vez antes mesmo de saber o que era socialismo, stalinismo etc.

Aliás, falando de Júlio Verne (no meu tempo ainda o chamavam de Júlio, hoje a moda é voltar ao francês Jules, ao que parece...)

Pois é, estão com essa moda agora. Eu conheci a vida inteira o Tolstói como Leon (ou Leão, no PT-PT) Tolstói — Leon inclusive é o nome que consta nas edições que tenho — mas parece que as editoras recentemente estão chamando apenas de Liev/Lev Tolstoi.
 
Sempre falei Jules Verne, mas o problema da coisa toda, a meu ver, é quando o povo desnecessauro cismava de corrigir quem falava Júlio Verne.

Por falar em Jules Verne, além de fazer aniversário no dia mais lindo do ano, ele foi referência para aquela novelinha brasileira que tinha dinossauros, Morde e Assopra, cês lembram? Não entremos no mérito de a novela ter distorcido a parada toda, claro.
 
Acho que o @Fúria da cidade e eu temos gostos literários bem diferentes. Não li nada do que ele indicou em nenhuma das duas listas dele. :think:

Sobre a primeira lista... tinha Sidney Sheldon, que é um autor que li muito na minha adolescência. Li tudo dele que tinha disponível na biblioteca do colégio: O Estrangulador, O Ditador, Corrida pela Herança, O Fantasma da Meia Noite, A Outra Face, e coisas que já nem lembro mais. Mas não li o que ele indicou.

Da lista atual, quero muito ler A Volta ao Mundo em 80 dias. Li, do autor, Viagem ao Centro da Terra, que não gostei; e li A Ilha Misteriosa, que adorei.

Aliás... disse que não li nada da lista do Fúria, mas tenho a vaga impressão de que talvez tenha lido esse da Ruth Rocha quando criança. Mas se li, é como se não tivesse lido. Não ficou lembrança da história.

Me interessou essa Fred Vargas. De literatura policial, praticamente só li os clichês: um pouco de Agatha Christie, Conan Doyle...
Preciso ampliar meu repertório nesse gênero, porque vamos combinar... nada como um bom romance policial pra te pegar pelo pé, né?

Lista interessante, Fúria! :clap:
 
A lista do Fúria fez com que mais pessoas sentissem vontade de conhecer a Fred Vargas. (Eu tô muito empolgada, mesmo, até fui caçar, nas internerds, o primeiro parágrafo de um dos livros dela, como cês viram).

Só por isso, já valeu, muito, a ideia da listinha 2.0.
 
Desconheço quase que por completo essa lista, mas a volta ao mundo em 80 dias é uma ótima escolha, é um dos melhores livros do Júlio, ver o modo como ele construía a critica a outras culturas, pelo olhar dos ingleses é pano para manga em discussões.
Aliás, falando de Júlio Verne (no meu tempo ainda o chamavam de Júlio, hoje a moda é voltar ao francês Jules, ao que parece...) — falando em Júlio Verne, esse romance aí d'A Volta ao Mundo em Oitenta Dias rendeu este jogo de tabuleiro obscuro dos anos 80, que eu tenho até hoje e é dos mais divertidos de jogar em família. Nunca li o livro (embora o tenha também, claro, porque eu sou desses... :dente:) e acho que vai ser muito estranho finalmente lê-lo depois de décadas jogando isso daí.

Era só isso que eu tinha a dizer, mesmo; já estou ficando sem cartas na manga pra render o tópico. :timido:
Pera, tem um jogo do volta ao mundo em tabuleiro. 8O
 
@Fúria da cidade eu não notei preconceito nenhum contra o Verne por aqui. Do que você está falando? :think:
Eu tenho vários livros dele apesar de na prática só ter lido um (Viagem ao centro da Terra). Eu esperava mais da leitura mas também não foi nenhuma porcaria nem nada assim. Vou dar outra chance, lendo os top-top dele: Vinte mil léguas submarinas e o já citado Volta ao mundo em oitenta dias. Se nenhum dos dois me fisgar, daí desisto do autor. :lol:
Fiz o recorte pra cá, porque na realidade o comentário está mais pertinente a esse tópico.

É que achei curioso justamente usuários com larga participação aqui não terem lido e até relevo o fato que as vezes versões mais enxutas (uma juvenil como citada pelo Loveless), ou um filme ou um jogo, pode não ter proporcionado a experiência ideal. Já vi gente comentar muito mal (e com razão) o filme do Jack Chan e aí eu tenho que fazer todo um trabalho pra convencer a pessoa que aquilo foi a pior adaptação já feita pra essa obra que com certeza faria o Verne se contorcer no túmulo de raiva se visse.

Em outro post vi o comentou de conhecer o jogo de tabuleiro. Eu quando jogava um jogo assim, já logo me interessava em correr atrás do livro onde ele foi adaptado como o caso de ter jogado um do Sherlock Holmes e aí foi meu primeiro contato com as obras do Conan Doyle.

No Clube de Leitura nós lemos A Volta ao Mundo em Oitenta Dias e o pessoal parece ter gostado! Também não cheguei a ver nenhum preconceito contra o Verne.
Na verdade eu não me referia a esse tópico @Giuseppe e sim a esse aqui, mas foi bom ter feito a lembrança, pois fizemos isso há pouco tempo e foi muito bom.

A lista do Fúria fez com que mais pessoas sentissem vontade de conhecer a Fred Vargas. (Eu tô muito empolgada, mesmo, até fui caçar, nas internerds, o primeiro parágrafo de um dos livros dela, como cês viram).

Só por isso, já valeu, muito, a ideia da listinha 2.0.

Achei muito bom retomar isso e já ficando com vontade pra fazer a 3.0 incluindo alguns segmentos que deixei de fora como um não-ficção, uma biografia, etc, mas não esperando dez anos, mas daqui uns cinco acho que seria um período bem bacana pra retomarmos novamente :)
 
Sobre a primeira lista... tinha Sidney Sheldon, que é um autor que li muito na minha adolescência. Li tudo dele que tinha disponível na biblioteca do colégio: O Estrangulador, O Ditador, Corrida pela Herança, O Fantasma da Meia Noite, A Outra Face, e coisas que já nem lembro mais. Mas não li o que ele indicou.

O outro lado da meia noite
tem até filme baseado nessa obra. Eu gostei muito pelas reviravoltas na trama que o Sheldon sobre criar muito bem.

É legal que você vê a lista da pessoa e consegue montar um perfil para ela.
Como a Fúria. Existe um saudosismo nela, que é totalmente diferente em pessoas da minha idade por exempo.
Muito boa por sinal.

Alias, tô terminando minha lista.

Eu sou da opinião que seria leviano eu montar um perfil de alguém baseado em apenas 5 modalidades, sem conhecer outras mais.

Logicamente eu não coloquei fantasia, porque aí seria Tolkien e aí decidi não queimar uma escolha estando num sub-fórum não tolkienano.

Eu deixei de fora por exemplo ficção científica, biografia e não ficção que são três que eu gosto muito, mas aí a mudança de livro preferido muda muito mais a curto prazo e médio prazo. Então esses com certeza ficarão pra uma próxima.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo