• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com fcm

Dessa lista também só li o Machadão; O Germinal não li ainda mas quero ler no futuro; os demais não conheço.
 
Infelizmente vi aqui que pouca gente leu os livros que escolhi, o que posso dizer pra vocês é que leiam por favor.
angry la reina del sur GIF by Telemundo
 
Segunda página. :issoaih:

Isso significa que todo mundo que postou aqui já falou mais sobre os livros da lista do que o migo fcm. :rofl:Tá, a verdade é que a gente tá floodando, mesmo.
 
  • Uau
Reactions: fcm
Desgurpe amigo @fcm ainda não tinha tido tempo de passar aqui pra comentar, de todos os livros que você mencionou, eu só li As Vinhas da Ira e ainda não superei aquele capítulo sobre a cor do barro. O livro era ótimo e o legal é que ele foi lido num clube de leitura, pois só assim pra eu ter a capacidade de entender sobre o que realmente ele falava, se não ia ficar achando que era só sobre barro mesmo
Não, eu NUNCA li Machado de Assis, nem na escola, pq não me obrigaram. Eu só lia livros do Sidnei Sheldon e Marion Zimmer Bradley durante o ensino médio.
Tenho um indicação muito forte da família inteira pra ler o Médico de Homens e de Almas - minha mãe, minhas tias, minha irmã, todas já leram e amaram - inclusive, a minha irmã deu a dica indireta de deixar o livro emprestado na minha casa sem eu pedir. Mas ainda não criei coragem ou paciência ou vontade pra ler. Talvez um dia. Mas esse dia não é hoje.
 
Desconheço todas as obras da com exceção do Brás Cubas, mas nunca finalizei, esse é mais um dos livros que me fizeram ter aversão a literatura brasileira, tudo culpa sua Machado de Assis.
 
Desconheço todas as obras da com exceção do Brás Cubas, mas nunca finalizei, esse é mais um dos livros que me fizeram ter aversão a literatura brasileira, tudo culpa sua Machado de Assis.
Na verdade a culpa é das escolas, de nós dar tão cedo textos para ler de mais de cem anos.

Na minha opinião as crianças são muito jovens para ler textos da envergadura de Machado de Assis. A introdução à literatura precisava ser textos bem mais simples e atuais para capturar o interesse das crianças.

Lembro de uma experiência ímpar na minha vida escolar. O primeiro livro que Lemos na escola, a escola fez uma mini-semana do livro, trouxe vários livros numa sala. Todos tinham que escolher seu preferido, depois todas as crianças teriam que votar no que mais gostaram, e aí toda sala leria o texto vencedor. Quem ganhou foi um livro-jogo chamado: “Eu, detetive e o caso do sumiço”. Vinha com um tabuleiro e o leitor era um detetive investigando um caso de uma banda de uma cidade pequena que sumiu. Puta livro! Primeira leitura! Que experiência!

As grandes obras e autores brasileiros deveriam entrar a partir da sétima série (penso eu), após as crianças terem sido conquistadas para a literatura, depois de lerem muitos textos por prazer, vontade própria. Aí, ficaria bem mais fácil encarar (e gostar) nossos autores centenários.

Na primeira vez que li Brás Cubas não consegui terminar, anos mais tarde reli (até o final) e adorei.

Machadão é incrível, quem ainda não gosta pode ter lido ele muito cedo. Dê uma nova chance!
 
Última edição:
Concordo @Gerbur Forja-Quente Machado não deve ser usado como leitura introdutória, mas eu não o li quando era criança, na verdade lia outros autores brasileiros, da qual não lembro o nome dos livros ou dos autores, mas eu não gostava.
Só fui ler Machado quando estava no ultimo ano do ensino médio, já que minha professora de literatura estava preparando a turma para enfrentar o vestibular, que cobrava a leitura obrigatória de nove livros de vários autores de épocas distintas, e para que não fossemos pegos de surpresa ela cobrou que lêssemos muitos livros para além daquelas malditos nove, e eu na época eu já não gostava de literatura brasileira, e com a leitura obrigatória o ódio foi certeiro.

Até hoje não aguento nem ouvir os nome daqueles livros, nem dos seus autores.
 
Mas gente... a escola de vocês dava Machado de Assis pra crianças lerem?
Na escola em que estudei, essas leituras só foram exigidas no Ensino Médio.

E, claro... leitura obrigatória tende a gerar resistência no jovem, que já vai armado pra ler aquilo que ele não escolheu. Mas, na real, eu acho mesmo que essas leituras têm que ser exigidas sim, a despeito dos "esperneios" dos alunos...
 
Essas obras clássicas "obrigatórias" eu só fui começar a ler no ensino médio, justamente quando a disciplina Língua Portuguesa deixa de focar gramática, ortografia, análise sintática etc e passa a intensificar muito mais em literatura.
 
Se escola desse apenas o que o aluno quer e gosta, deixava-o logo ficar dormindo em casa. Escola é pra ser chata mesmo, enfiar coisa "inútil" na cabeça deles, forçar o cérebro a fazer ginástica e a puxar uns ferros. A coisa mais estúpida que já inventaram foi a ideia do professor divertidão amigo da galera que precisa ser lúdico feito um palhaço no picadeiro pra agradar o jovem entediado. Deus me dibre de ser aluno de um professor assim, de meus filhos serem também... E quem continua com trauma e odiando toda a literatura de um país (e ainda por cima do seu próprio) por causa de uma ou outra experiência ruim no colégio já passou da hora de amadurecer né? Crescer faz bem.
 
Se escola desse apenas o que o aluno quer e gosta, deixava-o logo ficar dormindo em casa. Escola é pra ser chata mesmo, enfiar coisa "inútil" na cabeça deles, forçar o cérebro a fazer ginástica e a puxar uns ferros. A coisa mais estúpida que já inventaram foi a ideia do professor divertidão amigo da galera que precisa ser lúdico feito um palhaço no picadeiro pra agradar o jovem entediado. Deus me dibre de ser aluno de um professor assim, de meus filhos serem também... E quem continua com trauma e odiando toda a literatura de um país (e ainda por cima do seu próprio) por causa de uma ou outra experiência ruim no colégio já passou da hora de amadurecer né? Crescer faz bem.

:pipoca: :pipoca: :pipoca:
 
manda o link ou o stream que tem... nem sabia que tinha filme, mas para um livro tão denso normalmente as adaptações para o cinema deixam a desejar!
Qual ano foi feito?
Cara, eu assisti todo pelo YouTube, não sei se já tiraram... não sei o ano, mas tinha cara de ser da década de 90/00. É com o Gérard Depardieu.
Foi o professor de Direito do Trabalho que passou, aí como tudo da faculdade eu deixava para o último dia, :rofl:, assisti meio na pressa, e não lembro do enredo inteiro. Mas lembro que a cena em que [spoiler pesado, para quem não leu/assistiu] o véio pobre esgana a menina rica boazinha me marcou bastante. A piedade e empatia de quem muito tem pode ferir mais fundo ou causar um sentimento maior de indignidade e até de ódio, em que não tem, do que o desprezo e a apatia, que são a regra. O paralelo que você fez com Os Miseráveis é perfeito, porque uma ou duas vezes essa mesma abordagem também vem à tona.

Edit. O filme é de 1993.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
vou ter que arrumar um jeito de ver isso ai... e continuo recomendando o livrãoooo que eu li completamente por acaso em uma promoção do kindle...
 
lista bacanuda. fora o machado e o zola, não conhecia os outros livros, mas fiquei com vontade de ler o quinto.

quero muito ler germinal, mas tenho essa mania de querer ler toda a saga dos Rougon-Macquart - e germinal é o 13º livro .-. do jeito que eu sou lerdo é melhor desistir dessa ambição e pegar pra ler o romance escolhido pelo fcm mesmo =P

(ainda não li brás-cubas, não me julguem .-. só li dom casmurro dos romances. remediar isso logo)
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo