• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Caio Paganus

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
A Melian não bebeu ontem, por isso está de ressaca e enxaqueca. Me ligou, me chamou de "Diário", disse que eu não posso beber porque alguém tem de estar sóbrio aqui, disse que está "indisposta" e me pediu pra postar a lista dessa semana. Então tá, né. Espera que tua indisposição passe com o remédio receitado pelo boteco, Melian. :abraco:

Abaixo segue a lista dos 5 livros favoritos do Caio Paganus. Amém.

O Silmarillion - JRR Tolkien
o-silmarillion-03.jpg
Podem me chamar de herege, mas eu prefiro o Silmarillion ao Senhor dos Aneis. Mas é claro que meu interesse pelo primeiro deriva do meu amor pelo segundo. É inevitável não querer conhecer o distante passado do Mundo de Tolkien anterior aos eventos de SdA, fora que são histórias belíssimas com dose certas de amor, batalhas, cenas épicas. Enfim, imperdível.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe - JK Rowling
1294341775_154380926_1-Fotos-de--HARRY-POTTER-E-O-ENIGMA-DO-PRiNCIPE.jpg
Esse é o meu livro preferido da série exatamente porque gosto dos personagens e aquim além de todos os eventos decisivos, há muita interação, muitas coisas interessantes que acontecem com os alunos de Hogwarts. Diga-se puberdade. Pra quem cresceu junto com Harry, Rony e Hermione, esses acontecimentos são muito importantes, algo que sempre esperamos ler e ficamos felizes de como se deu. Fora as cenas finais mais tristes da série.
Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski
dostoievski-fiodor-crime-e-castigo.jpg.
Esse é impressionante. Temos uma trama policial, romances tão estranhos por serem tão humanos, a questão social tão bem pronunciada, a realidade da Rùssia czarista, e niilista no século XIX e o que mais me impressiona e amedronta: os inúmeros ocnflitos psicológicos, a realidade suja da psique humana e as descrições maniacamente detalhadas de estados de delírio e de perturbações mentais diversas. Na primeira vez que li, refleti muito sobre o tema do suicídio e fiquei realmente, muito mesmo perturbado com os estados psíquicos de Raskólnikov a ponto de quase transferí-los pra mim.
Os Sofrimentos do Jovem Werther - Goethe
werther.jpg
Esse livro é fantástico. Um romance epistolar. São as cartas do jovem Werther a amigos, que relatam sua paixão extrema por uma moça. O problema é que ela só o vê como amigo e é noiva. Ele acaba se tornando amigo próximo dos noivos mas vai sofrendo por dentro e essa dor vai se acumulando, se acumulando até que... LEIAM! É muito romãntico, um livro onde as emoções dos personagens são mostradas vivamente, num quadro ora pessimista, ora idílico. Um ícone do romantismo alemão. Muito emocionante, doce e terrível ao mesmo tempo.
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
o_pequeno_principe_quadrinhos.jpg
Bem, eu cheguei a esse livro por influência do fórum, uma influência mais manteiga derretida que eu e, bom, eu me cativei imensamente pelas aventuras do principezinho, e pelas lições valiosíssimas que ele dá. Não entendo como passei a infância sem lê-lo, foi muito bom pra mim, pra época que estou vivendo.
 
Última edição:
Qto ao Pequeno Príncipe... de nada! Mas manteiga derretida é tua mãe num bolo!
Sou gelatina de vódega mesmo ^^

Tbém prefiro o Silmarillion, mas tal qual vc se não fosse o SdA não conheceria o Silma e me encantaria.
Sou Pottermaníaca mas não acho que escolheria o 4° não... talvez o 3° ou o 6°...
Gosto de Crime e Castigo, mas não terminei de ler até hj... acho que faltava bem pouco, e não me lembro pq parei... talvez seja hora de reencontrar o livro por aqui.
E admito vergonhosamente que nunca li nada de Goethe!

Não preciso falar do Princepezinho né?

Gostei da lista querido Sacro!
 
Acho que fiz cagada, eu mandei a sinopse e a imagem do Enigma do Príncipe, mas coloquei o Cálice no título. Rola editar aí, Kainof?

Bem, eu coloquei mais o que vinha me encantando ultimamente; os Sofrimentos é muito forte, muito especial pra mim, pelo momento que passei por uns anos, e o Principe, bem, mais recentemente me deixei cativar, hehe.

Agora Crime e Castigo sempre vai mexer comigo mesmo, é um livro muito... difícil de digerir.
 
Só não li o Harry Potter. Os demais são ótimos livros mesmo.

Silmarillion é hors concours.
Crime e Castigo é fenomenal. Mas acho que prefiro Os Irmãos Karamazov ainda.

Werther é a unica obra do Goethe que li, e curti bastante.

O Pequene Príncipe é outro livro que todas pessoas deveriam ler.

Boa lista, Caio.
 
Gostei da lista!

Li todos, mas o único que tem potencial pra tá no meu top 5 é o Crime e Castigo.

Agora, o pequenino príncipe tá no meu coração em outra categoria. Livro foda. Livro lindo. Sempre dou de presente pras pessoas que chegam perto do meu coração.
 
Que nos apedrejem juntos, também prefiro o Silmarillion. Acho ele fods demais, curto muito as narrativas do início do mundo e das raças, é muito bacana.

Te juro que não esperava um pequeno príncipe e muito menos um Harry Potter na sua lista, pelo que te conheço Paganus ou pelo que você aparenta pelo fórum, achei que teriam livros de filosofia ou religião! rs

Curto HP li todos, apesar de que, se saísse hoje em dia eu acho que não teria mais paciência, mas marcou uma época minha. Gosto muito do Cálice de Fogo porque foi um dos mais completos da série, tenho a ipressão que a partir desse as coisas começaram a focar fora da escola e o bacana de HP era ele aprendendo as magias e o dia a dia da escola, nesse livro teve bastante disso e bastante aventura também, é bastante emocionante.

O Pequeno príncipe é muito bom, li achando que era babaca e quebrei a cara.

O restante eu não li.
 
Então, eu não coloquei livros de filosofia e religião nem porque não quisesse parecer óbvio ou algo do tipo, mas porque estava em um momento mais Pequeno Principe e Dostoievski entende? Agora HP e Silma são eternamente meus livros preferidos, não podia deixar de fora mesmo fazendo tempo que não leio.
 
Eu só li os 2 primeiros da lista :dente: mas vi o filme do Pequeno Príncipe.

Eu prefiro SdA ao Silma. Mas algo me diz que quando ler Filhos de Húrin será meu favorito de Tolkien.

de HP, eu não gostei justamente dos 2 últimos... achei que ficou muito "fanfic"... deve ser pq teve um período antes do lançamento de Príncipe Mestiço que eu era viciada em fics... li quase tudo que saiu em português.
mas o 7º, como filme, ficou bem melhor do que como livro.
Se tivesse que escolher um preferido dentro de HP, seria Cálice de Fogo. O mais envolvente pra mim... e tem muita trama!!! Adoro quando a coisa fica complicada e confusa... rs...
 
Olha, excelente lista, hein!
Achei que iria aparecer uns livros sobre filosofia e religião, me surpreendeu.

Qualquer coisa do Tolkien é incrível. E o Silma é a obra mais complexa dele. Apesar de eu preferir SdA mesmo.

Harry Potter é gostosinho de ler. Mas não enche meus olhos não. Marcou minha adolescência e tudo, mas...

Crime e Castigo é a única coisa que li do Dostoiévski, mas já é uma das minhas preferidas e Raskólnikov é simplesmente o personagem com o qual eu mais me identifico pelo temperamento na literatura. E ainda as profundidades psicológicas de cada personagem, os diálogos tensos e conflituosos, de Raskólnikov com o inspetor, do protagonista com Sonia, deste com Lujin. Aliás, próximo do fim do livro, a conversa que Raskólnikov mina todas as esperanças de Sonia apenas para ajoelhar-se diante dela para prestar reverência ao sofrimento humano é inesquecível pra mim.

Werther é muito bonito. Romântico, poético, inspirador.

E Pequeno Príncipe é um livro pelo qual tenho muito carinho, pela melancolia e ternura que envolve a trama. Com lições que muitas crianças não entenderão e somente adultos poderão aproveitar-se das memórias que ele com certeza despertará.


Acho que fiz cagada, eu mandei a sinopse e a imagem do Enigma do Príncipe, mas coloquei o Cálice no título. Rola editar aí, Kainof?

Na verdade, a cagada foi minha. Tu não colocou nome das obras e eu fui pela imagem. Me confundi na capa de Harry Potter e pus o nome errado. :oops:

Mas deveria ter escolhido o Cálice de Fogo. É o mais supimpa da série.
 
Excelente lista, Caio! Me impressionou a escolha de O Pequeno Príncipe, é um livro que marcou muito também, tanto por ter sido o primeiro que li, tanto por certa nostalgia mesmo.

Tolkien e Dostoiévski são dois dos meus autores favoritos, compartilho com você a predileção pelo Silmarillion, embora não consiga me decidir entre Crime e Castigo ou Os Irmãos Karamazov á respeito do Dostoiévski.

Do Goethe, só li O Fausto mesmo, mas já ouvir falar muito bem desse outro livro.
Já Harry Potter... bem, digamos que eu tenha certa implicância com a Rowling, e parei de ler a saga depois de ler O Cálice de Fogo. Entretanto não é de todo angustiante (me perdoem aqueles que gostam, nada contra), há bons personagens como Snape (seria meu hipotético favorito) e o Dumbledore.

Enfim, é uma boa lista! :yep:
 
Achei a lista bem bacana =]

E a respeito de O Pequeno Príncipe, muitos que nunca leram acabam subestimando, mas é o tipo de livro que não importa quando se releia, sempre se verá/entenderá algo diferente da leitura anterior. Crianças podem gostar, mas realmente não vão captar a essência da mensagem. Foi o meu caso, que ganhei com 8 anos do meu padrinho e o devolvi, pedindo que ele lesse e me explicasse :dente:
 
Da lista do Caio só li o Pequeno Principe

E apesar de ter uma irmã Harrypottermaníaca de não ter dó de enfiar a mão no bolso pra adquirir tudo a respeito dele, eu sou totalmente o contrário. Nem Jesus nem o Capeta, são capazes de fazer eu gostar de ler as histórias dele. Só li metade de um livro e num último esforço mais 1/3 de outro e dai e diante nunca mais.
 
he, engraçadinho... como eu falei coloquei o que me tocou na época. Prometo fazer uma próxima lista com Nietzsche, santo Agostinho e textos papais.
 
Três palavras: Cadê.a.Bíblia?

A Biblia é literalmente uma coleção de livros e eu achava que ele ia postar algo do tipo: Salmos, Gênesis, Êxodo, Esdras e Zacarias (mero chute no vazio!!!)

Mas pelo menos temos a certeza que na do Caio, falta algumas páginas, pois como ele odeia o time da Marginal Tietê S/N na dele não deve ter os Coríntios. :lol:
 
Silma é bom demais, disparado melhor que o SdA. Aliás eu acho O Hobbit disparado melhor q o SdA tb
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo