1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cinco Livros Favoritos com Baruk Khazâd

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Excluído046, 20 Set 2012.

1. Excluído046

Excluído046 Banned

Olha, não é por nada, não, mas tem de ser muito DESLIGADO (A) para não apreciar a listinha do Baruk. Listinha batuta. Ele não só escreveu uma síntese dos seus livros preferidos como também SE inscreveu na síntese, utilizando-se de um modo apaixonado de escrever. Quero fazer um comentário de fã-chata (e espero que ele, como fã, entenda a minha ressalva). Não acho que Tolkien tenha CRIADO, do zero, uma mitologia. Acho que o mérito dele esteja na compilação e adaptação de MITOLOGIAS (sim, no plural).

Sobre os livros da listinha, tenho muita vontade de ler "O Homem que foi Quinta-Feira". Gosto de contos/romances/whatever que têm quinta-feira no título. Não sei explicar o motivo. E, claro, eu tinha de falar isso em uma quinta-feira. Tem um conto do Roberto Drummond que chama "Isabel numa quinta-feira" (tá no livro "A morte de D. J em Paris"), que eu acho espetacular. Emblemático, questionador, crítico, um conto memorável, enfim.

• Gostei! Gostei! x 5
  2. Naiara Tinuviel

Naiara Tinuviel Usuário

Aaaaaah, O Poderoso Chefão *-* meus olhos realmente brilham :amor:

Uma das poucas adaptações para o cinema que considero tão boa quanto, quiçá melhor, que o livro.

Adorei a lista, e de todos não li o Memórias, A Menina sem Estrelas de Nelson Rodrigue e O Homem que foi Quinta-Feira de G.K. Chesterton. Quanto aos outros, compartilho da sua opinião e do seu bom gosto ^^.

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Baruk Khazâd

Baruk Khazâd Usuário

Melian, concordo com você sobre o Tolkien, acho que não me expressei claramente na lista, mas okey =] O importante é que Tolkien é fodão! (E eu adorei tua introdução a minha lista)

Naiara, aconselho muito que leia O Homem que foi Quinta-Feira, já o Menina sem Estrela mesmo estando entre os meus favoritos, não é o tipo de livro que eu diria ser essencial a leitura para todos, acho que é mais para pessoas que já gostem das obras do Nelsão. Agora se você já o conhece, vale a pena ler também!

Até o final desse ano, pretendo fazer 2 ou 3 tatuagens... É provável que cada uma tenha a ver com algum dos livros. Do Guia do Mochileiro eu já tenho um 42 tatuado nas costas (primeira e única tatuagem até agora :osigh: )

4. Mercúcio

Mercúcio Well-Known Member

Desses eu só li O Guia do Mochileiro das Galáxias.
    Há anos que 1984 está na fila de livros que eu quero muito ler... mas sempre aparece algo e eu vou adiando.
    O Poderoso Chefão eu só vi o filme... e é uma história realmente fantástica.
    Achei a lista interessante. Embora eu não tenha lido a maioria, me serviu como indicações. :)

5. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Li 1984, Poderoso Chefão e o Guia.
    Adorei as fotos! =D

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Li 1984 (ótima escolha), O Poderoso Chefão (menos bom que o 1984, mas ainda bom) e O Guia (esse é ótimo), mas o Chesterton está nos meus planos, gostei dos comentários, e se Melian já gostou de você, deve ter algum problema, mas não em literatura, parabéns, ótima lista.

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Kainof

Kainof Sr. Raposo

Ainda não li nada do Nelson Rodrigues. E considero isso uma falha nas minhas leituras.
    Também não li o livro que inspirou um dos maiores filmes de todos os tempos. Uma pena.

Quanto aos outros...

1984 eu também concordo que seja um dos mais importantes romances do século XX. Nada se compara a sua densidade e habilidade em unir preocupação política e arte literária. Um livro genial. Simplesmente recomendável a todas as pessoas.

O Guia do Mochileiro é hilariante, belo e profundo. Coloco sem dúvidas Douglas Adams na esteira (ainda que sem relação direta) da máxima "Ridendo Castigat Mores" (rindo se criticam os costumes). DNA foi um daqueles caras que nascem só a cada período entre séculos e que com humor expõem toda a humanidade em sua ridicularidade, como poucos conseguem fazer. Me faz lembrar autores do tipo Aristófanes, Moliére, Miguel de Cervantes, Voltaire, Jonathan Swift, etc.

O Homem que foi Quinta-feira eu li no começo do ano e achei... ahn... estranho. Fiz uma resenha assim que acabei de ler aqui no fórum:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Compartilhar