• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Anna Cwen

Melian

Período composto por insubordinação.
Eu costumo eleger um único livro da lista para falar sobre ela, mas farei um pouco diferente, dessa vez. Gostei da maneira que a Anna escolheu para falar sobre os livros, sempre tendo em mente o fato de que falar sobre os livros favoritos é falar sobre si. Gostei disso porque eu já o fiz, várias vezes, aqui no Literatura. Sempre que falo sobre o Machado, falo que ele foi o responsável por eu ter feito Letras. Sempre que falo sobre João Cabral de Melo Neto, falo que adoro a lucidez dele, que consegue me alcançar mesmo que eu seja maluca... Poucas pessoas do fórum sabem da paixão que tenho pelo Graciliano Ramos. Quando vi a listinha da Anna, adorei me deparar com "Vidas Secas". Ele não é o meu preferido do Graciliano (minha loucura é com Angústia :grinlove: ), mas tem uma das passagens que mais exigiram das minhas glândulas lacrimais... Os crimes A B C não é meu preferido da Rainha do Crime, mas é bem legal. O Prisioneiro de Azkaban é o meu preferido de Harry Potter (junto com A Ordem da Fênix)... mas aqui não é para falarmos sobre os meus livros preferidos. Então, bora comentar a listinha da Anna, minha gente.

Anna Cwen disse:
Nota: tentei, dentro do possível, achar as capas originais em que li os livros. Acho que cria um clima melhor, já que a idéia é ser uma declaração de amor bem pessoal a eles. Para quem não me conhece, tenho 28 anos (quase 29) e leio com prazer desde os 8 ou 9 anos. Minha turma do colégio era incomumente voraz na leitura, tanto que uma professora fez de nós a tese de mestrado dela em educação. Preciso confessar que, desde então, meus amigos avançaram muito mais na leitura do que eu; faltam na minha lista alguns clássicos considerados indispensáveis, em especial, escritores russos e alemães. Tenho tendência à melancolia e por isso me controlo quanto aos temas dos livros que leio, para equilibrar os sentimentos.

Anna Cwen disse:
1o) O Poço do Visconde - Monteiro Lobato
s400

Da série do Sítio do Pica-pau Amarelo, que eu amo e que foi minha porta de entrada para a leitura. Este foi o primeiro que eu li, porque achei perdido lá em casa, mas não é por isso que ele é tão marcante. Quando cheguei na faculdade de engenharia civil, a primeira cadeira de engenharia geotécnica era Geologia. Assitindo às aulas eu me dei conta de que já tinha visto tudo aquilo nas páginas de 'O Poço' e, mais do que isso, de que eu adorava o assunto. Em suma, devo minha escolha profissional a este livro. O mais divertido foi, depois de começar a trabalhar na Petrobras, descobrir que um colega que trabalha com perfuração teve a mesmíssima experiência; hoje nós damos um curso interno na empresa e 'O Poço do Visconde' é bibliografia recomendada :p


Anna Cwen disse:
2o) Orgulho e Preconceito - Jane Austen
op_abril.jpg
De tanto que gosto dele, é difícil escrever sobre este livro. A primeira coisa que me vem a cabeça é que é um livro que sofre, ele mesmo, de um preconceito, que eu um dia compartilhei - meu primeiro contato com a obra da Jane Austen foi o filme de 'razão e sensibilidade' e por isso achei que 'orgulho e preconceito' seria tão água com açucar quanto. Ledo engano; Orgulho e Preconceito não é um 'livro para meninas'. Já falei nos tópicos específicos sobre o livro e a autora, mas fiz o Eduardo (Isildur) ler e ele gostou tanto que fez o pai dele ler também. Lizzie é hoje minha heroína preferida, porque além de forte é bem humorada, e o humor da Jane Austen é delicioso.


Anna Cwen disse:
3o) Harry Potter and the Prisioner of Azkaban - J. K. Rowling
Harry_Potter_and_the_Prisoner_of_Azkaban.jpg

Coloquei o título em inglês porque a primeira vez que li este livro foi na língua original mesmo. Claro, toda a série é importante para mim, mas este é o livro preferido; lembro de ter fugido do cursinho pre-vestibular para comprá-lo, importado, com medo de que esgotasse muito rápido. Além de ser um dos livros mais bem escritos, acho que é a grande virada na narrativa da série: percebemos que o Ministério da Magia não é totalmente confiável, que Dumbledore não é superpoderoso, que Harry ainda sabe muito pouco sobre sua família e passado.


Anna Cwen disse:
4o) Vidas Secas - Graciliano Ramos
vidas_secas.jpg
Li este livro no segundo grau, quando tinha 15 anos. Acho que foi o primeiro livro 'adulto', exceto livros policiais, de que realmente gostei. Me impressionou muito o retrato árido e aquela tristeza que simplesmente não tinha solução. Desta lista provavelmente é o livro que li menos (apenas duas vezes) porque, apesar de adorá-lo, a leitura é pesada e me deixa muito melancólica.

Anna Cwen disse:
5o) Os Crimes A B C - Agatha Christie
Os_crimes_ABC.jpg

Mais um livro que foi escolhido para representar uma série e até mesmo um gênero, já que adoro livros policiais. Além de Poirot, adoro Sherlock Holmes, Adam Dalgliesh e Maigret. 'Os crimes abc' foi um dos primeiros livros da 'Dama do Crime' que eu li. Mesmo já sabendo o final, relendo ele este ano a narrativa me pareceu original. É bem diferente ver a estória se desenrolar também pelo ponto de vista do assassino e, acima de tudo, ela consegue fazer você ficar com pena dele! Considero ele bastante melhor do que o mais famoso dos livros da autora, o 'Caso dos 10 negrinhos', cuja fama me parece extremamente exagerada.
 
Mesmo não tendo lido todos da lista, adorei a maneira como a Anna descreveu cada um *_*
 
uma coisa engraçada: foi bem fácil escrever essa lista. isso porque minha memória anda péssima. depois que eu já tinha mandado por MP para a Melian, eu fui ler as listas de todos e só aí tive a oportunidade de ficar me arrependendo :lol: foi de proposito, na verdade, que eu não li quase nenhuma lista antes de fazer a minha, para não ser influenciada.
 
eu nunca li monteiro lobato. estava falando sobre isso no twitter dia desses. vejo tanta gente citando como OOOOOO escritor da infância, e acabou que a minha foi mais marcada pelo ziraldo mesmo. outra falha grave na minha formação: nunca li vidas secas. uma vez pedi de presente de aniversário e uma tia me deu um livro q era um estudo sobre vidas secas, ela se confundiu achando que era o vidas secas. dos q eu li do potter O Prisioneiro de Azkaban me pareceu o mais legal, by far.
 
Ana... tem até fevereiro lembra? ¬¬

___________________

Não li todos também, mas a descrição da Anna da até vontade de ler. No mais, dos que eu li ai, gostei muito!
 
Eu nunca li monteiro lobato. estava falando sobre isso no twitter dia desses. vejo tanta gente citando como OOOOOO escritor da infância, e acabou que a minha foi mais marcada pelo ziraldo mesmo. outra falha grave na minha formação: nunca li vidas secas. uma vez pedi de presente de aniversário e uma tia me deu um livro q era um estudo sobre vidas secas, ela se confundiu achando que era o vidas secas. dos q eu li do potter O Prisioneiro de Azkaban me pareceu o mais legal, by far.

Descobri alguma coisa boa que eu li e que a Joy não leu. Já valeu a pena ter feito essa listinha só por isso :lol: Sério, eu morro de inveja da sua capacidade de leitura (dentre outras pessoas aqui), especialmente para livros mais densos - como eu falei, tem livros que eu acabo deixando pelo meio ou demorando muito para terminar porque simplesmente fico me sentindo mal.
 
Monteiro Lobato!!!! :amor:
Adoro a turma do Sítio (a Emília, sobretudo). Esqueci de colocar na minha lista Os Doze Trabalhos de Hércules e/ou O Minotauro... Eu sou uma apaixonada por mitologia grega, desde que me entendo por gente, e foi essa paixão que me apresentou às obras de Lobato... :grinlove:

Jane Austen é uma lacuna na minha lista de leitura. Realmente preciso ler seus livros - assisti ao filme "Orgulho e Preconceito" e gostei bastante, o que indica que provavelmente vou gostar mais ainda do livro. :D

Os Crimes A B C é um livro muito bom. Mas eu o li numa época de concurso - aliás, eu o li na viagem pra Juiz de Fora e enquanto esperava a hora da prova -, então não lembro de muitos detalhes.

Os outros ainda não li... :)

EDIT: Correção, li Harry Potter, claro, mas A Ordem da Fênix é o meu preferido... XD
 
Última edição:
Não li nenhum dos livros da Anna, mas como sempre, nunca duvido dos livros indicados, é doloroso escolher 5 livros favoritos quando se lê muitos, logo, respeito demais cada listinha, que com certeza deve sair com uma paixão e sentimento de estar esquecendo algum pra cada um que a fez! Certo que são livros bons! ^^
 
Da lista, o único que eu não li foi Jane Austen.

O poço do Visconde, realmente, foi um marco na minha infância. Tenho que admitir que boa parte dos meus conhecimentos em geologia e minha paixão por essa ciência começaram aí. Muito bom, mesmo. Na época em que li, eu jurava que no terreno da minha avó tinha petróleo também! :lol:

Vidas secas foi... angustiante. Li pra uma matéria que fiz na faculdade, com um pouquinho de pé-atrás, mas me apaixonei. Muito bom.

HP e o prisioneiro de Azkaban também é um dos meus favoritos, ao lado d'O enigma do príncipe. A complexidade do desenlace é genial.

Agatha Christie me acompanhou na minha adolescência, muitas noites a fio. Um máximo!

Parabéns pela lista!
 
Eu gosto principalmente da diversidade dessa lista! Infelizmente O Poço do Visconde estava depois d'A Chave do Tamanho (minha barreira de Monteiro Lobato: eu desgostei tanto desse livro que nunca mais consegui ler nada dele), então acabei não lendo.

Eu acabei nunca me interessando por Agatha Christi (apesar de ter lido somente O Caso dos Dez Negrinhos, e há uns 2 meses atrás). Eu sempre achei que ela abusava muito do Deus Ex Machina, não fazia muito minha praia. Meu achismo acabou se confirmando. A Ana acha que eu deveria dar mais uma chance lendo outras histórias, ainda estou pensando sobre...

Vidas Secas é um livro que está há muito tempo na minha lista. Eu acabo empurrando pra frente, um pouco por falta de tempo, um pouco por medo de encarar a história. Quem sabe em 2012.

Vale lembrar (já que a Ana esqueceu! :mrgreen: ) que a epígrafe da dissertação de mestrado dela foi uma frase d'O Poço do Visconde!

:grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo