Melian
Período composto por insubordinação.
Como já era de se esperar, lista impecável da Anica. E ela citou aquela que é, para mim, não só a melhor obra da literatura nacional, mas a melhor obra literária do mundo, Grande Sertão: Veredas.
Ana Lovejoy disse:É difícil fazer um top10, que dirá um top5. Tentei fazer uma seleção que tivesse uma boa variedade de gêneros, mas não sei se consegui. De qualquer forma, vai aí meu top 5
1. Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
Acredito que seja a melhor obra da literatura nacional, e o será por muitos e muitos anos. O trabalho do Rosa vai além do enredo, se prolongando para a linguagem, para o modo de desenvolver a narrativa. Cada leitura é uma nova descoberta - é lindo.
![]()
2. Esperando Godot - Samuel Beckett
Para quem gosta do nonsense do Monty Python, deveria dar uma olhada nessa peça de Beckett, que é simplesmente genial. Uma história bacana é como a resposta para "O que/quem é Godot?" varia em diferentes grupos de pessoas. Há quem diga que é deus, mas uma vez perguntaram para presidiários e eles disseram que era a liberdade.
![]()
3. A Estrada - Cormac McCarthy
Poucas vezes um livro mexeu tanto com minhas emoções como esse. Sim, eu sou uma manteiga derretida e choro às pampas com qualquer coisa. Mas esse não foi só tristeza. É uma variedade de sentimentos, de quando você percebe o quão estreita é a linha do que nos separa do que dizemos "seres irracionais".
![]()
4. Alguma coletânea de contos de Edgar Allan Poe
Se alguém fala que não gosta de Poe, eu concluo que não poderei levar o gosto dessa pessoa à sério. Sim, preconceito, todos temos, fazer o que. Poe não é só um mestre do horror, é um mestre no que diz respeito à arte de escrever contos. Não é porque é curto que conto é fácil, e ele demonstra isso em histórias brilhantes como A Máscara da Morte Rubra (que estudei na minha monografia, hehe) e O Gato Preto.
![]()
5. Alta Fidelidade - Nick Hornby
Por tanto tempo eu me identifiquei tanto com Rob Flemming, citei tantas partes desse livro que não posso deixá-lo de fora, por mais que isso tenha significado cortar outros livros que tanto amo. Mas Alta Fidelidade é daqueles que te marcam, com uma história que você carrega com você para sempre porque no final das contas lembra muito sua história também.
![]()