• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Adrieldantas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Abrindo 2022 com as listas, retomamos com um usuário com mais de uma década de fórum, Mister Valinor, o mestre das entrevistas do CTI, que já publicou suas obras por aqui e ainda não tinha uma lista ainda divulgada. Vai que é sua Adriel!

Introdução:

Oieeee!
Eu tava escrevendo dentro do post, hahaha, a loca. Estou em proibicao de alcool, entao estou atabacada e tolencia 0. Mas bora lá....

Eu sou bem eclético quando o assunto é livros, filmes e música. Não gosto de ficar preso em um determinado gênero, então todos os meus favoritos (com uma exceção), são bem diferentes.


1. O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)

o_senhor_dos_an_is.jpg


Extremamente imersível e acreditável. O senhor dos anéis de fato me faz sair da realidade e naquele momento até o ar que respiro muda. O senso de "dever" e "comprometimento" que o Frodo tem para com a missão dele, me inspirou bastante em escrever "O Véu" (2022, fica de olho, jaba feito).

2. Quinta Avenida n. 01 (Candace Bushnell)

Quinta+Avenida.jpg


No meu ver, a Candace sempre conseguiu pegar a podridão do mundo multimilionário e transformar nesse pacote crítico e ao mesmo delicioso de se ler. Quinta Avenida não é um livro fácil no começo, mas logo logo ele toma rumo e se torna essa locomotiva sem freio em que você não consegue prever absolutamente nada do que vai acontecer. Pra mim, quinta avenida é um reflexo extremamente realista da vida daqueles não sabemos o nome, mas utilizamos tudo o que eles criaram.

3. Harry Potter (J.K. Rowling)

harrypotter.jpg


É aqui que eu repito um estilo e comentário. Acho a saga Harry Potter bem imersível, apesar de tão fantasiosa ao ponto de não se tornar acreditável (Quando escrevendo O Véu essa foi sempre minha preocupação, tornar aquele mundo acreditável e possível. Último jabá, juro. 2022). Mas é uma saga extremamente prazeirosa e confortante, não tem um dia chuvoso que não peça um livro de Harry Potter.

4. O Véu (Adriel Dantas)
A loca.

4. Sapiens: Uma breve história da humanidade. (Yuval Noah Harari)

sapiens-resenha.jpg


Ele na verdade deveria estar em primeiro lugar, mas o Senhor dos Anéis tem um valor sentimental pra mim.
Eu tenho uma regra quando o assunto é dar notas pra filmes, livros e outros... 7 tem ótima produção, 8 tem que ter me feito sentir alguma coisa significativa; 9 ter me feito pensar e rever conceitos e 10 se explodiu meus conceitos e ideias e me deu uma nova luz pra me questionar o mundo ao meu redor. Esse livro fez tudo isso e muito mais. O jeito que o Yuval trata dos assuntos com tamanha naturalidade, maturidade e simplicidade, de fato atinge todo tipo de público. 12 points to Israel.

5. 50 melhores piadas de Joãozinho (Anderson Botelho)
Not today.

5. Call the midwife - A memoir of birth, joy and hard times (Jennifer Worth)

14-16-call-the-midwife-4-book-set-ages-14-16-paperback-jennifer-worth-2_1035x700.jpg


Lembra das minhas notas que falei acima? Esse livro me conseguiu ter ansia de vomito, chorar e rir em UM SÓ CAPÍTULO. Na verdade ele é uma "saga", então vamos levar em consideração todos. Eu acho bem difícil falar sobre esses livros porque é como eu disse, é uma mistura de dor, compaixão e humanidade. Pra quem não sabe, os livros são as memórias da Jennifer, que era uma enfermeira e parteira nos anos 50 no East End, uma área extremamente pobre de Londres. Elas não trabalhavam em hospitais, todas as consultas e procedimentos eram feitos nas casas das pessoas (ou até mesmo na rua em certos casos). É um livro que amolece qualquer um, de tão cru e real. Recomendo apenas se tiver estômago.

Et voilà. Não foi tão difícil fazer porque os que eu não lembro, eu não lembro, não tem o que fazer. Listas mudam o tempo inteiro, mas neste momento, esta é a minha.
:)
 
Última edição:
Da lista toda só Li SdA e HP mesmo. Me interessaria muito o Call The Midwife, mas tenho que ver se tenho estômago pra ler, pq sou meio renegada com algumas coisas, normalmente nos livros não me incomoda tanto, mas...
 
Não falarei sobre O Senhor dos Anéis, porque morro de medo de me confundirem com nerd. Deus me dibre!

Não li Quinta Avenida, mas comecei a ver Sex and the City, com mil anos de atraso, e não é que tô gostando?

Adriel disse:
não tem um dia chuvoso que não peça um livro de Harry Potter.

Que delícia de comentário! Concordo, muito. E até diria que dia chuvoso também pede Crepúsculo, mas há um limite para a quantidade de vezes que uma pessoa pode ferrar com a própria reputação literária.



 
Sobre O Senhor dos Anéis e Harry Potter, sem mais o que comentar, exceto que também me identifico 100% com o comentário sobre o dia chuvoso: pede muito esse tipo de leitura. Em SdA, penso nos hobbits no início da jornada, pelos prados do Condado... em HP, penso naquelas partes gostosas em que nada demais está acontecendo: os garotos estão estudando para os exames, os professores estão decorando o Salão Principal para o Natal, o salão comunal está cheio e aconchegante...

E Sapiens: sim, uma leitura capaz de nos despertar para muita coisa! Para mim, Harari só fica atrás de Sagan na capacidade de falar de ciência sem deixar de prender o nosso interesse por um segundo.
 
os garotos estão estudando para os exames
Lembrei de O Enigma do Príncipe.

Harry: - Ei, rapeize, tem um maluco botando pra fudê lá fora! A gente devia quebrar as perna desse vacilão!
Hermione: - Foda-se, preciso dessa nota pra entrar na Anhanguera.
Ron: - Eu achava que era só apresentar o RG!
 
Dessa lista apenas li SDA e Harry Potter, acho que sou a única que sente vontade de ler HP no meio da praia no calorão junto de um suquinho bem gelado.,
Embora não tenha lido este livro do Yuval sei que é uma ótimo livro, ele é muito bom nas criticas e consegue ser bem agradável de ler, quanto aos outros nunca tinha ouvido falar.
 
Muito legal, @adrieldantas !

Também só li SDA e Harry Potter dessa lista. Tenho curiosidade sobre o Yuval. Até tenho o Sapiens no Kindle. Mas ainda não bateu aquela vontade de pegar pra ler. Uma hora eu chego nele.

Os outros livros eu não conhecia. E sobre o "Jabá", esse seu livro O Véu já está publicado? Se quiser nos falar um pouco mais sobre ele, acho massa também! :cerva:
 
Muito legal, @adrieldantas !

Também só li SDA e Harry Potter dessa lista. Tenho curiosidade sobre o Yuval. Até tenho o Sapiens no Kindle. Mas ainda não bateu aquela vontade de pegar pra ler. Uma hora eu chego nele.

Os outros livros eu não conhecia. E sobre o "Jabá", esse seu livro O Véu já está publicado? Se quiser nos falar um pouco mais sobre ele, acho massa também! :cerva:
Vai demorar um pouco pra sair, estou trabalhando com um time que está me ajudando lendo o material, providenciando feedback, etc... Estou tendo bastante cuidado com esse aqui, até porque é um pouco complexo. Mas te deixo o trecho que explica o que vem a ser "O véu". :)

- O véu é a áurea que separa o nosso mundo do seu. Antigamente nós dividíamos o mesmo terreno, o mesmo tempo, o mesmo ar. Isso até os cristais serem descobertos e estudados, hoje nossos mundos são divididos por conta deles. Eles nos permitem ter o véu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo