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Do you know what time it is?
Cinco Filmes Favoritos Com Pips
Persona (idem, 1966) Ingmar Bergman
Qual a verdadeira face de uma pessoa? Quantas pessoas existem dentro de uma? O filme de Ingmar Bergman explora a perda de identidade e a troca de papéis, entretanto quem é a pessoa e quem é a personificação da personalidade oculta? Se todos temos um lado horrível, a representação dele é nos perfis ruins de Alma e Elizabeth. Outro detalhe é que Bergman mostra, em um monólogo extenso e detalhista, que flashbacks não são necessários em todos os casos.
O Bandido da Luz Vermelha (1968) Rogério Sganzerla
Incompetência policial e corrupção política, linguagem pop, narração não-linear que debocha da onda de crimes na cidade de São Paulo. Por mais despretensioso que pareça, O Bandido da Luz Vermelha é um filme inteligente, ágil e acima de tudo marginal - nunca se entregando ao óbvio mas longe do intelectualismo barato.
Os Infiltrados (The Departed, 2006) Martin Scorsese
Scorsese sempre figurou entre meus diretores favoritos, ele não tem preguiça de deixar uma cena tensa ao extremo onde a câmera se move quase que imperceptivelmente para cima e para baixo, ou com zoom in e zoom out. Em Os Infiltrados, o diretor pega um filme de sucesso no oriente e o transporta para Boston. Desde o começo nós, espectadores, sabemos quem são os ratos, os infiltrados, mas não sabemos quem descobrirá quem nesse jogo de gato e rato - o que é auxiliado por uma edição espetacular, pois poucos notam que a história do filme não acontece de maneira cronológica, ela é picotada. O elenco é formidável não existe um personagem que não conquiste o público desde a personificação do mal (Frank Costello) até um policial íntegro de boca suja (Sgt. Dignam).
Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958) Alfred Hitchcock
Ok, Hitchcock tem seu lugar garantido com a maioria dos seus filmes: Festim Diabólico, Os Pássaros, Psicose, O Homem que Sabia Demais, Janela Indiscreta, Disque M Para Matar, 39 Degraus, etc. No entanto, esse filme mexe comigo primeiro por trabalhar com troca de identidades (querendo ou não os três filmes anteriores tem isso) e segundo por eu ter realmente vertigem. Outra coisa, Kim Novak = deusa.
À Prova de Morte (Death Proof, 2007) Quentin Tarantino
Parte do projeto Grindhouse. Esse filme é uma homenagem e uma carta de suicídio do cinema. Tarantino trabalha com duas frente, uma num aspecto retro, com atrizes amadoras e sujeira para todo canto. Stuntman Mike é o que liga as duas histórias. Em uma delas ele é assustador, na outra ele é vítima. Uma das melhores perseguições de carro que o cinema já viu. Tarantino na melhor forma.
Anexos
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