• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Filmes Favoritos Com Hamfast

Vëon

Do you know what time it is?
Cinco Filmes Favoritos Com Hamfast

Hamfast disse:
Sempre acho difícil fazer listas com poucos itens, por isso decidi não pensar muito para fazer essa e escolher os filmes de uma forma mais instintiva. Acabou por ser uma lista que representa bem o meu gosto, com filmes que me impressionaram de uma forma ou de outra na primeira vez em que os assisti e continuam me impressionando a cada vez que revejo.

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1996) Steven Spielberg

attachment.php


"Um milionário (Richard Attenborough), através da engenharia genética, traz a vida aos dinossauros extintos há 5 milhões de anos, criando um imenso parque em uma ilha. Porém, sua experiência sai do controle e os dinossauros passam a ser uma ameaça para as pessoas que estão na ilha e seu sonho acaba virando um grande pesadelo."

Não lembro exatamente quando vi esse filme pela primeira vez, mas foi ainda criança. A realidade passada pelos efeitos visuais me impressionou bastante, ainda hoje meus olhos brilham com a cena onde eles veem os dinossauros pela primeira vez andando em campo aberto. Muito do meu interesse hoje por ciência, especificamente por biologia se deve a esse filme.

2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey) Stanley Kubrick

attachment.php


"Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito."

2001 foi o filme que despertou o meu interesse para o cinema de fato, antes disso eu não tinha ideia de que a trilha sonora e a fotografia poderiam ser usados como elementos da narrativa dessa maneira. E que fotografia incrível, é difícil imaginar que se trata de um filme de 1969, poucos filmes hoje em dia conseguem ser tão belos nesse sentido, aliás, eu me arrisco a dizer que nenhum tenha conseguido. Não há porque falar muito desse filme aqui, creio que a maioria já o tenha visto, com certeza o meu sci-fi favorito.

Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001) David Lynch

attachment.php


"Antes de ser assassinada dentro de sua limosine, um carro cheio de jovens bêbados salvam a vida de Rita (Laura Harring). Sem memória, a bela atriz chega à casa onde Betty (Naomi Watts) está hospedada para uns testes de elenco. Ao conversarem, tentando se lembrar do ocorrido, as duas vão encontrando pistas de algo muito maior do que o imaginável, em um mundo cheio de ilusões, fantasias e horror."

Eu tenho uma opinião sobre esse filme que é muito bem representada por uma frase da Clarice Lispector: "Não se preocupe em 'entender'. Viver ultrapassa qualquer entendimento". Foi exatamente isso o que eu senti que David Lynch queria com esse filme, ele te da a oportunidade de viver um sonho, literalmente, a narrativa onírica traz a todo momento a sensação de se estar sonhando acordado. Ainda assim, não há como escapar da tentativa do entendimento, é algo inerente ao ser humano, as coisas precisam fazer sentido. Desse modo o filme acaba ainda explorando nossas "fraquezas". A sensação para mim ao terminar o filme foi a de acordar de um sonho, a lembrança de situações isoladas que quando juntadas em uma linha de tempo convencional pareciam não fazer sentido, mas no final das contas, o sonho tinha sido muito bom.

Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994) Quentin Tarantino

attachment.php


"Três histórias são apresentadas de forma não cronológica ao público. Em uma, conhecemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois mafiosos que devem fazer uma cobrança, que termina em chacina e com uma violenta seqüência no carro. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe (Uma Thurman) para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os boatos que rodeiam o caso. Por último, conhecemos Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido, mas que surpreende a todos, vence e foge com o dinheiro da luta para provar o seu valor, sendo perseguido logo após. Palma de Ouro em Cannes."

Sou um fã do Tarantino, e fiquei na dúvida se escolheria esse ou o recente Bastardos Inglórios, que na minha opinião é o que melhor reúne todas as qualidades do diretor. No entanto acabei escolhendo Pulp Fiction, acredito que por uma questão de nostalgia, não porque eu tenha visto o filme a muito tempo atrás, mas ele me trás essa sensação de estar revivendo o passado. Não que eu tenha sido um assassino de aluguel ou algo do tipo(:lol:), enfim, difícil explicar.

A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981) Sam Raimi

attachment.php


"Cinco amigos viajam para uma cabana no meio da floresta em busca de diversão, mas acabam encontrando o Livro dos Mortos - Necronomicon - e libertando o Demônio. Agora os amigos de Ash estão se tornando, um a um, zumbis, e ele mesmo deve lutar para sobreviver, em um cenário bizarro e desesperador."

Por fim, um filme que muita gente pode achar galhofa, mas que me deu muitos sustos, e olha que eu dificilmente me assusto com filmes de terror. O impressionante é que por mais trash que os efeitos visuais sejam, Sam Raimi dirige o filme de uma forma que você é pego totalmente desprevenido a todo momento. Destaque também para os ângulos de filmagem, uma hora acompanhando o personagem lentamente de cima dos caibros do teto, outra se aproximando sorrateiramente próximo ao chão, que garantem a sensação de estar sendo observado por uma entidade invisível a todo momento.
 

Anexos

  • MV5BMTc2NDIxNTQyNF5BMl5BanBnXkFtZTcwNzIwMzM3MQ@@._V1._SY317_.jpg
    MV5BMTc2NDIxNTQyNF5BMl5BanBnXkFtZTcwNzIwMzM3MQ@@._V1._SY317_.jpg
    13,6 KB · Visualizações: 82
  • MV5BMjExMjgwNDk0NV5BMl5BanBnXkFtZTYwNzM4NDc4._V1._SY317_.jpg
    MV5BMjExMjgwNDk0NV5BMl5BanBnXkFtZTYwNzM4NDc4._V1._SY317_.jpg
    23 KB · Visualizações: 81
  • MV5BMTMwMTY0Nzk3M15BMl5BanBnXkFtZTcwMjQwMTMzMQ@@._V1._SY317_CR4,0,214,317_.jpg
    MV5BMTMwMTY0Nzk3M15BMl5BanBnXkFtZTcwMjQwMTMzMQ@@._V1._SY317_CR4,0,214,317_.jpg
    21,3 KB · Visualizações: 78
  • MV5BMjE0ODk2NjczOV5BMl5BanBnXkFtZTYwNDQ0NDg4._V1._SY317_CR4,0,214,317_.jpg
    MV5BMjE0ODk2NjczOV5BMl5BanBnXkFtZTYwNDQ0NDg4._V1._SY317_CR4,0,214,317_.jpg
    25,5 KB · Visualizações: 81
  • MV5BMTI0ODQ4NDkwNV5BMl5BanBnXkFtZTcwNDQ3MTU1MQ@@._V1._SY317_CR8,0,214,317_.jpg
    MV5BMTI0ODQ4NDkwNV5BMl5BanBnXkFtZTcwNDQ3MTU1MQ@@._V1._SY317_CR8,0,214,317_.jpg
    18,4 KB · Visualizações: 80
Só não assisti o Cidade dos Sonhos, que imagino ser bem viajante, característica dos filmes do Lynch. Quando puder vou tentar vê-lo.
Dos outros gosto do Jurassic Park e do Evil Dead, os demais não me agradam, não me cativam.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo