Vëon
Do you know what time it is?
80's Rules!
Bilbo Bolseiro disse:Não tentei fazer uma lista de filmes que considero indispensáveis ou algo semelhante. Apenas tentei colocar filmes que gosto muito e que posso assistir incontáveis vezes e nunca enjoar. A única preocupação que tive foi de tentar colocar filmes de estilos variados, apesar de depois reparar que ficou faltando um romance, mas tudo bem.
Conan, o Bárbaro (Conan the Barbarian, 1982) - John Milius
![]()
Este filme me cativou desde a primeira vez que o assisti, provavelmente há uns 25 anos atrás, e isso ainda não mudou. Aliás, acho que nem vai mudar, provavelmente ele vai continuar sendo um de meus filmes favoritos até o fim da minha vida. O que me fascina nele é como a época do filme foi retratada, conseguiram passar fielmente a sensação de uma era ao mesmo tempo mágica, fantasiosa, e brutal, assustadora. A saga de Conan, vendido como escravo depois de sua tribo ter sido massacrada pelo cruel Thulsa Doom, é algo emocionante, até o seu clímax. Não sei quanto aos outros fãs do personagem e de seu autor, Robert E. Howard, mas pra mim a adaptação foi perfeita, muito bem feita. E ainda tem a trilha sonora. Pra mim é um trabalho maravilhoso, as músicas se encaixam totalmente às cenas, cumprindo com perfeição a função de realçar, enaltecer as emoções. Eu até costumo brincar dizendo que parece que primeiro fizeram as músicas, e depois o filme pra combinar com elas. Pra mim este filme é tão bom que até a atuação sofrível do Arnold Schwarzenegger não o compromete, ele consegue dar conta de uma maneira aceitável.
O Tigre e o Dragão (Wo hu cang long, 2000) - Ang Lee
![]()
Como fã de filmes asiáticos de luta, principalmente chineses, este filme teria que constar da minha lista. Sei que é um filme bem mainstream, e que existem outros menos conhecidos, mais undergrounds, e bem melhores, como o O Filho Pródigo, mas resolvi escolher este porque é um filme marcante. Ao tentar escapar do destino que lhe é imposto, de se casar e ser uma esposa comportada, a mimada Jen Yu acaba desencadeando uma série de eventos que em determinado momento já não tem mais volta. E também cria para o experiente guerreiro Li Mu Bai uma situação conflitante: ao mesmo tempo em que quer se aposentar da vida de espadachim e finalmente se entregar ao amor que sente por sua companheira Shu Lien ele também se sente tentado a treinar e disciplinar a jovem rebelde. Além da belíssima fotografia um dos atrativos do filme é a atuação da então quase desconhecida Zhang Ziyi, que consegue alternar momentos de ternura e doçura com outros de pura fúria destruidora. Sei que pra maioria das pessoas que não estão familiarizadas com esse tipo de filme as cenas dos personagens voando podem parecer ridículas, mas pra mim é algo que vem enriquecer ainda mais o filme, dando um ar de poesia.
Police Story - A Guerra das Drogas (Ging chat goo si, 1985) - Jackie Chan
![]()
Escolher um filme de Jackie Chan (na minha opinão o melhor ator, e também diretor, de filmes de ação de todos os tempos) é outra tarefa difícil, já que ele fez muitos filmes ótimos. Mas optei por este por ser de sua série mais famosa, e como é o primeiro serve como introdução para conhecer os seguintes. Jackie interpreta um policial da força de Hong Kong, que está numa cruzada para conseguir prender e condenar um grande traficante de drogas. Nesta empreitada ele enfrenta inúmeros obstáculos, desde testemunhas relutantes em colaborar até policiais corruptos infiltrados em sua corporação. Desde que comecei a assistir filmes asiáticos de ação me surpreendi com a entrega do elenco ao fazerem as cenas, algo muito mais intenso do que estamos acostumados a ver nos filmes ocidentais. E com Jackie Chan isso chega a patamares impressionantes, pois ele realmente não tem medo de tentar as cenas mais ousadas e perigosas, para que os espectadores tenham o melhor, sem se preocupar se vai se machucar ao realizá-las. Isso é algo merecedor de muito respeito, no mínimo. Dentre as várias cenas impressionantes no filme pode-se citar a da perseguição de carros através da favela, no início.
A Encruzilhada (Crossroads, 1986) - Walter Hill
![]()
Não poderia deixar de citar um filme musical, em que a música tem importância na trama. E dentre vários que pensei, me lembrei deste. Na estória um jovem estudante de música, interpretado por Ralph Macchio, se divide entre a música erudita, que é seu motivo de estudo, e o blues, sua paixão incontida. Quando ele fica sabendo que em um asilo de sua cidade vive um velho gaitista, que foi companheiro do famoso guitarrista Robert Johnson, decide tentar fazer amizade com ele, na tentiva de que ele lhe entregue a 30ª composição de Johnson, uma lenda difundida entre os amantes do blues. O velho homem, ao perceber a obsessão do jovem pela música, resolve tirar proveito disso persuadindo-o a ajudá-lo a fugir do asilo, pois ele quer voltar ao Mississippi, para tentar desmanchar o trato que fez com o Diabo muitos anos atrás. São vários os momentos memoráveis, mas com certeza o maior é o do duelo entre os guitarristas no final, o do pesonagem de Ralph Macchio representando seu companheiro idoso, contra o guitarrista do Diabo, intepretado por ninguém menos que Steve Vai.
A Primeira Transa de Jonathan (Mischief, 1985) - Mel Damski
![]()
Sim, eu sei que o "brilhante" título nacional que escolheram pro filme assusta, mas não se deixem levar por ele, pois o filme é muito bom, na minha opinião, não se trata de apenas mais uma estória de um adolescente louco para transar pela primeira vez. O filme se inicia com o personagem do título, Jonathan, às voltas com seu último ano no segundo grau, tentando fazer algo diferente, principalmente em relação à uma garota pela qual ele é apaixonado. Mas como ele é muito tímido e inexperiente não consegue nada além de dar vexame. Esse quadro começa a se alterar quando se muda para a casa ao lado da sua um jovem rebelde vindo de uma cidade grande, que logo simpatiza com Jonathan e resolve ajudá-lo a ser mais bem sucedido em suas investidas na vida amorosa. E dessa ajuda nasce uma grande amizade entre os dois, uma das coisas mais bonitas do filme. Pela trama do filme se desenrolar na década de 50 as situações se tornam ainda mais difíceis, e também engraçadas, o que faz o filme ser ainda mais divertido. E o filme também tem uma ótima trilha sonora, com músicas de artistas famosos da época, como Elvis Presley, Fats Domino e outros.