• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento Cinco Álbuns Favoritos com Phantom Lord

TT1

Dilbert
Segue a lista do Phantom Lord

Phantom Lord disse:
Foi bastante complicado reduzir meus álbuns prediletos a apenas 5 escolhas.Mas após cortar vários discos da lista com aperto no coração,acho que esses cinco são os meus eleitos.

The Clash - London Calling(1979)
Clash,+The+-+London+Calling.jpg

Foi com este álbum que eu tive o verdadeiro entendimento de que eram infinitos os caminhos de se fazer música.
Tudo é perfeito em London Calling: a começar pela capa, pela inquietação social e política das letras(as faixas enfrentam temas como desemprego, racismo, rebeldia juvenil) e a ampliação dos horizontes musicais do punk de uma forma que parecia impossível(do punk fez-se ska, jazz, rockabilly, reggae,etc).

Provavelmente o disco que mais ouvi(e que mais vou continuar ouvindo) em toda a minha vida.



Led Zeppelin – Led Zeppelin III(1970)
led-zeppelin2.jpg


Todas as pessoas que conheço e que são fãs do Led Zeppelin não se conformam quando digo que este é o meu favorito da banda,em detrimento do quase unânime Led Zeppelin IV(1971).

Alguns dos melhores momentos do Zeppelin estão aqui:” Immigrant Song”,” Gallows Pole”,a espetacular sequencia acústica de “Bron-Y-Aur Stomp” e “Hats Off to (Roy) Harper” e também “Since I've Been Loving You”(minha música predileta de todos os tempos).

Este trecho de uma resenha sobre o álbum,publicada há alguns anos em uma revista,resume bem a música e o disco:

“...Nada disso, porém, se compara ao derramamento de sangue, suor e lágrimas promovido pelo bluesão (não-ortodoxo no que tange aos doze compassos) fundo-de-poço "Since I’ve Been Loving You". Sete minutos de êxtase, gravados ao vivo no estúdio (John Paul Jones fez o baixo nos pedais do órgão). Para muitos, o momento mais emocionante do Led Zeppelin. Quando Robert Plant canta: "Can't you hear me? Can't you you hear me?", parece que o céu vai desabar. Ilusão pura. Nesta hora, o ouvinte é que está lá em cima, nas alturas.”



Milton Nascimento & Lô Borges – Clube da Esquina(1972)
nascim_milt_clubedaes_102b.jpg

Meu álbum nacional favorito desde a primeira vez que escutei,foi amor instantâneo.
Impossível eleger a melhor música,todas são excepcionais e únicas.Difícil também é tentar defini-lo em palavras,o melhor a fazer é escutar e viajar na voz divina de Milton Nascimento.

E é um grande orgulho pessoal que esta maravilha tenha surgido aqui nas Minas Gerais.



David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars(1972)
ziggy.jpg

Ziggy Stardust foi a melhor e mais audaciosa personalidade criada por Bowie.A história do extraterreno de cabelos vermelhos que chega à Terra cinco anos antes de sua destruição, ascende ao trono de rock star,comete excessos e tragicamente termina se suicidando ainda fascina.

E é musicalmente perfeito e repleto de grandes canções como:”Five Years”,”Starman”,”Lady Stardust”,”Ziggy Stardust”,”Rock n’Roll Suicide” entre outras.

Pra mim,sem dúvidas o melhor trabalho do David Bowie.



The Smiths – The Queen Is Dead(1986)
The+Smiths+-+The+Queen+Is+Dead.jpg

Talvez outros álbuns até merecessem mais entrar nesta listinha do que The Queen Is Dead,mas não tem jeito,este é um disco que me acompanha desde a adolescência e é impossível apagar o impacto que as 10 canções aqui presentes provocaram e continuam provocando em mim,especialmente “There Is A Light That Never Goes Out”.

 
Smiths é a coisa mais linda do mundo. Esse álbum é uma obra prima, provavelmente um dos mais importantes da história da música.
 
Excelente lista! :clap:

Ziggy Stardust foi um álbum que quase entrou na minha lista (ficou entre os runner-ups). Lembro bem que adorei o disco todo (inclusive as faixas-bônus da edição da Ryko), desde a primeira vez que o ouvi. Station to Station e Low chegam bem perto desse nível (principalmente o Station), mas Ziggy vai sempre ser um álbum especial para mim. Às que você citou, acrescentaria "Soul Love", "Moonage Daydream" e a demo de "Lady Stardust" como minhas favoritas.

O vinil de The Queen Is Dead rodou a classe toda quando fiz o colégio. Eu gostava mais de Cure, mas ainda assim não há como negar que esse álbum dos Smiths marcou (pelo menos) uma geração. "There Is a Light..." é sublime, mas gosto muito de quase todo o disco. Junto com Strangeways, Here We Come, são os melhores álbuns dos Smiths, IMO.

Não escutei tanto London Calling quanto você, mas certamente é um álbum que merece a fama que tem. É daqueles disco duplos (como o 'White Album', Songs in the Key of Life ou Exile on Main St.) que todos deveriam escutar pelo menos em algum momento da vida. Faixas favoritas: "Train in Vain", "Spanish Bombs" e, é claro, "London Calling".

Confesso que não escutei muito o Clube da Esquina. E é de certa forma curioso que as minhas músicas prediletas sejam com o Lô Borges ("Paisagem na Janela" e "Um Girassol da Cor de Seu Cabelo").

Já do Led não sou muito fã. Até comprei aquela box Remasters, por causa de "Travelling Riverside Blues", mas nunca passei de um ouvinte casual da banda. Só ouvi dois álbuns completos, o IV e o III, e esse último, coincidentemente, é o que considero melhor.
 
Ótima lista, desses só não escutei o London Calling, mas tá na minha wishlist há um tempão. Quase coloquei o The Queen is Dead na minha lista também, ficou de fora por pouco, pra mim é simplesmente o melhor álbum dos anos 80, e olha que eu gosto de muita coisa dos anos 80. Quanto ao Led Zeppelin, o III foi meu álbum favorito deles por muito tempo, na verdade ainda não consigo escolher um melhor entre os 4 primeiros, depende muito do que eu estiver afim de ouvir.
 
Só conheço bem o do Led, os outro só conheço de nome ou uma ou outra música apenas.
O do Led eu adoro, acho sensacional essa mistura de blues com folk que eles faziam. É um álbum aparentemente leve, quase acústico, mas que mesmo assim tem um impacto muiro forte, as músicas com uma pegada muito sólidas.
Dos outros o que eu tenho curiosidade em conhecer e farei isso no futuro é o do Bowie.
 
Smiths está e sempre estará entre meus cds que nunca param de rodar! I Know it's Over, Bigmouth Strikes Again, The Boy With The Thonr in His Side e as demais faixas são belíssimas. Led Zepellin eu curto o álbum IV que tem as músicas Black Dog, The Battle of Evermore e Going to Califórnia... infelizmente Starway to Heaven faz parte do disco T_T; e do álbum Houses of the Holy, com Dancing Days, No Quarter e The Ocean. Clash, David Bowie e Milton só acompanhei por rádio mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo