1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cientistas estragam ficção científica provando que viagem no tempo é impossível

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Menegroth, 26 Jul 2011.

1. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Então é isso? Acabou e pronto?
    Eu achava mais fácil assim do que com os buracos de minhoca.

2. Alia Atreides

Alia Atreides Active Member In Memoriam

Se o fóton é luz, ele não pode ser acelerado mais do que a velocidade da luz.E mesmo se pudesse não teríamos como saber essa velocidade ou o que ele se tornou. :roll:

Achei essa pesquisa um pouco "simples" demais e não querendo desmerecer os chineses, mas eles adoram fazer linhas de pesquisa completamente diferentes do que os ocidentais estão fazendo.

E outra, todos sabem que para viajar no tempo é só ativar o capacitor de fluxos com plutônio.

Última edição: 26 Jul 2011
    • LOL LOL x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

A noticia é que está simplificada demais. Essa frase por exemplo fica meio sem sentido: "Isto implica que viagem do tempo mais rápida que a luz é impossível."
    E viajem ao futuro é possível sem precisar ser mais rápido que a luz.
    Vou ver se acho o artigo real.

Ela foi publicada na Physics Review Letters que é entre as melhores de física. E ainda por cima saiu como letters, então eu acredito que deva ter méritos.

4. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Até Carl Sagan defende a possiblidade de viagem no tempo porém somente ao futuro.

5. Oakenshield

Oakenshield Usuário

Mas a possibilidade de partículas elementares apenas não é? Não lembro de Sagan ou Hawking considerando a viagem de "coisas" ou pessoas no tempo, somente em hipótese..
    o_O

6. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Mas é como o Fusa disse, não precisa ser acima da velocidade da luz. "Apenas" coloquem um cara viajando no espaço a uma altíssima velocidade, e tchuns, ele estará viajando para o futuro. Quanto menor for a gravidade, mais rápido o tempo flui.

7. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

A menina chegou com tudo...:lol:

É, eu fico imaginando que o fóton que eles estavam seguindo já não era mais o mesmo fóton (se ele realmente tentou passar a velocidade da luz).

Pois é...fiquei chateado porque saiu extamente na Physics Review Letters.

8. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Pra quem interessar:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Tem que ser assinante ou acessar de um lugar que tenha.

Mais tarde leio.
    Mas já deu pra ver que o objetivo do artigo era completamente outro. Mais voltado para comunicações quânticas.
    O artigo das revistas sobre viajem temporal parece mais divulgação científica ou buscando dinheiro pra financiamento.

9. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Mas não é para o futuro e sim para o passado.

Para o passado, não? Quando se viaja próximo a velocidade da luz, o tempo passa mais devagar, logo quem está na sua "dimensão" vai para o futuro e você fica no passado desse futuro, é o paradoxo dos gêmeos.

E pela Transformação de Lorentz
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    se a velocidade for maior do que a velocidade da luz, não se chega a uma conclusão, pois o fator resulta num número imaginário. Com o v maior que c, a divisão fica maior que 1 e 1-x (x>1) resulta num número negativo e raiz quadrada de numero negativo é imaginário (i).

Última edição: 27 Jul 2011
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Excluído047

Excluído047 Banned

Seria estranho que, sendo Físico, não aceitasse como válida a teoria científica mais bem experimentada dos últimos tempos...

Que pessoas? Certamente não os Físicos, visto que uma tal discussão é absolutamente sem sentido. Como assim? Muito simples: sair pensando sobre o que aconteceria à partículas massivas em velocidades próximas, iguais ou maiores que a luz é imaginar uma situação que absolutamente não existe no mundo real. Logo, qualquer idéia que se venha a ter sobre o comportamento dessa partícula em tais condições é, no máximo, uma bela fantasia. Seria como sair perguntando, num sentido clássico, o que aconteceria se, para uma partícula isolada em eqüilíbrio dinâmico, houvesse que [; \frac{d \vec{p}}{dt} \neq 0 ;]. Não faz o menor sentido pois o momento linear dessa partícula será uma constante e sua derivada, a força, será igual a zero - sempre.

Duas coisas importantes aqui: 1- Ele não provou que a Relatividade está certa: ele simplesmente deve ter dado exemplos e mostrado que, por tais e quais coisas, viagens no tempo são impossíveis. A Relatividade, desde que foi testada experimentalmente pela primeira vez, acho que na década de 20, em experimentos no Brasil e na África, nunca teve qualquer empecilho de ordem experimental: sempre os fatos experimentais estão de acordo com a teoria e sempre estarão, porque a teoria está certa. ; 2- Não estragou nenhuma diversão, não. Ficção Científica não é Ciência nem tem nada haver com o mundo real. Eu estudo Física e continuo sendo um fanático por Star Wars, Star Trek, etc. Para mim a diversão continua! Que venham mais viagens no tempo, acima da velocidade luz, para Universos paralelos, etc... :D

[]'s!

• Gostei! Gostei! x 1
  11. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Acho que quem fez o artigo de divulgação científica ou pouco prestou atenção ou forçou a barra para conseguir dinheiro.
    Nós sabemos como isso ocorre em laboratórios.

O artigo científico em si é mais interessante no sentido de ter desenvolvido um método controlado de trabalhar com fótons únicos que é um dos grandes desafios de hoje em dia para comunicação quântica.
    Emissores de fótons únicos coerentes e similares são um dos desafios da física hoje em dia.
    O objetivo dele era outro, de comparar velocidade do fóton único com a velocidade da frente de onda eletromagnética. E confirmar que um fóton que faz parte da frente de onda não possui velocidade superior à frente de onda em si. Que seria uma dúvida razoável dado que em ondas mecânicas as velocidades não são equivalentes.

12. Fëanor

Só muda a ótica do observador. Você viaja na velocidade da luz e depois retorna para a terra e encontra todo mundo mais velho que você (inclusive seu irmão gêmeo). É como se você tivesse viajado para o futuro.

13. Belladona Tûk

Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

Eu ainda acredito no Etér mesmo depois de comprovada erroneamente sua inexistencia.

14. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Por essa ótica sim, mas seria o mesmo que dizer que eles foram para o passado. Não, ele "viajou" para o futuro e você para o passado dele.

15. Fëanor

Vamos pegar palavras de quem sabe explicar melhor: Carl Sagan (grifos meus):

Fonte:

Última edição: 28 Jul 2011
  16. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Enfase no talvez. Como eu disse, é uma forma de ver.

17. Fëanor

Mas o talvez dele se refere a uma outra possibilidade, a de o gêmeo retornar em um futuro ainda mais distante. Só isso.

18. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Vamos fazer assim, o 1º que voltar de uma viagem no tempo conta para o outro se algum de nós tem razão.

19. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Vocês estão discutindo semanticas, não?
    Tempo como um parâmetro físico misturado com o tempo como mediador da história.

20. Fëanor

Voltar para o passado ou para o futuro? :g:

Sim. Por isso que eu afirmei no início:

Compartilhar