• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cientistas descobrem porque os homens não ouvem as mulheres

Nob

Usuário
Cientistas descobrem porque os homens não ouvem as mulheres

Cérebro masculino precisa trabalhar mais para decodificar voz feminina, o que explica certo cansaço depois de um tempo

Londres - As mulheres falam com voz mais aguda e musical que os homens, emitindo uma gama maior de ondas sonoras, difíceis de "decodificar", que fazem o cérebro masculino trabalhar mais, o que explica um certo cansaço depois de algum tempo, revelou um artigo publicado neste sábado no jornal Daily Mail.

Segundo o estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Sheffield (norte), se os homens não escutam as mulheres não é por má vontade, mas porque o cérebro deles têm mais dificuldade de compreender a voz feminina.

Os pesquisadores estudaram com um scanner a atividade cerebral de 12 homens, aos quais fizeram ouvir vozes femininas e masculinas. Desta forma, comprovaram que as vozes ativam diferentes partes do cérebro, dependendo do sexo de quem as emite.

Segundo os pesquisadores, isto pode explicar porque as pessoas que têm alucinações auditivas geralmente ouvem vozes de homens, mais fáceis de ser criadas pelo cérebro.


http://www13.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/ago/06/47.htm
 
E pq as mulheres não tem dificuldade de entender as próprias vozes? Qual a diferença no cérebro dos homens e mulheres que permite que as mulheres decodifiquem normal e os homens não?
 
Isso quer dizer, que muitas das coisas que eu "ouço" podem não ter sido ditas? :dente:
considerando que sejam coisas ditas por voz de homem, é claro..
hxhxhx
 
mulher fala d+ de assunto cansativo.
só vcs mesmo para quererem discutir por mais de 1 minuto a relação.
 
Nob disse:
Segundo o estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Sheffield (norte), se os homens não escutam as mulheres não é por má vontade, mas porque o cérebro deles têm mais dificuldade de compreender a voz feminina.

Certo, certo... :uhum:
 
Omykron disse:
os pesquisadores só arranjaram uma boa desculpa para ignorar as mulheres deles.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/education/4675103.stm

A pesquisa É interessante, e infelizmente esbarra no velho problema de número de cobaias (12 homens), e de má divulgação.

Eu vejo esta pesquisa no mesmo patamar do estudo do físico que estuda impulsos neurais de moscas, e do estudo do neurônio Halle Berry.

Num primeiro momento todos estes parecem idiotas. No entanto, é uma dificuldade enorme entender nosso cérebro. Não achamos ainda nem as BORDAS do quebra cabeça. Na verdade, nem os 4 cantos do quebra cabeças.

Se pararmos para pensar, cada uma das peças de um quebra cabeças parece ser lixo. Quem nunca viu um, também vai pensar isso. E se não tiver todas as peças, então mesmo quem sabe o que é um quebra-cabeças vai jogar no lixo.

O ponto é que cada uma dessas peça derrubou um antigo paradigma.

1) neurônio Halle Berry: antes pensava-se que o pensamento era formado por conjunto de neurônios. Não necessariamente podemos descartar esse paradigma, mas a idéia de um único neurônio não ser tão indispensável assim (ou seja, ser realmente UM BIT) é algo que pouca gente imaginava até então.

2) neurônios de mosca: creio que esse estudo que vi ano passado aqui no Instituto é uma prova de que as medidas estão ficando mais refinadas. Antes de conseguirmos um instrumento que "lê" nossos pensamentos, é necessário saber o que significa cada impulso elétrico lido num EEG. O mesmo princípio usado no item 1 significa a construção do codigo necessário para "ler" o cérebro. (não apenas pensamentos, mas comandos automáticos como fazer o coração bater, começar e parar a produção de algum hormônio, lembrar de respirar... coisas que gente que perdeu o controle neural precisa urgente para continuar vivo.)

3) vozes: o alfabeto é muito importante em qualquer linguagem. Na psicanálise e psiquiatria esse alfabeto ainda engatinha e se torna impossível entender o que se diz. Essa descoberta é útil no sentido de separar o joio do trigo. Não sabemos até que ponto existem espíritos, mas temos de ter parâmetros para avaliar se uma "voz" é alucinação ou alguém no quarto ao lado sussurrando para uma pessoa se matar (tipo Hannibal Lecter no Silencio dos Inocentes). Se a medicina é um "achismo" desgraçado (Pesquisa Fapesp 103 , na psiquiatria e na psicanálise, os estudos também andam meio "eu acho que". Estamos na fase de crescimento nesta área, tornando-as menos subjetivas (ou seja, dependem do médico que te examina!) e mais objetivas (o conhecimento de um médico PRECISA passar para vários outros, de forma que mais exemplos sejam coletados possa ser construído uma conclusão menos ruim do que "eu acho")
 
Hobbit Bonzinho disse:
E pq as mulheres não tem dificuldade de entender as próprias vozes? Qual a diferença no cérebro dos homens e mulheres que permite que as mulheres decodifiquem normal e os homens não?

Gastam menos "ciclos de clock" para processar qual a cor do esmalte vão usar, se a roupa da mulher que está passando do lado é brega, etc. Assim, possuem processamento livre para entender a si mesmas (será que se entendem mesmo?) :think:

Omykron disse:
mulher fala d+ de assunto cansativo.

Já vi uma outra pesquisa dizendo que o ser humano fala, em média, 7000 palavras/dia. O problema é que elas querem falar tudo de uma vez só :stars:

Primula disse:
A pesquisa É interessante, e infelizmente esbarra no velho problema de número de cobaias (12 homens), e de má divulgação.

Falando sério agora, concordo com Primula. Estatisticamente falando, só 12 pessoas, que a reportagem não indica nacionalidade, capacidades cognitivas (se possuem alguma dificuldade para entender outras coisas), etc. pode não ser relevante. Pode até explicar algo local (mas ainda acho a amostragem muito pequena) como um clube, etc., mas precisaria de um número maior de pessoas para poder extrapolar da forma como o título da reportagem fez (muito sensacionalismo).

Quando Alan Turing questionou "máquinas podem pensar", também deu um caminho: precisamos definir bem o que é "máquinas", o que é "podem" e o que é "pensar". Primula até parecia meu ex-professor de IA na argumentação :) Cada avanço nas neuro-ciências é importante, mas devem ser resguardadas as devidas proporções. A matéria foi muito sensacionalista e sob o aspecto acadêmico, não pode ser extrapolado, como eu já disse antes.
 
Quando as mulheres conversam elas falam d vários e vários assuntos, atropeladamente, em poucos minutos. Um assunto se sobrepõe a outro com uma facilidade q eu me impressiono, e sinceramente, fui muito irritado!

Dizem q um casal perfeito seria uma mulher cega e um homem surdo ... :hanhan:
 
Primula disse:
Num primeiro momento todos estes parecem idiotas.

Ainda mais quando são encaradas mais como regras do que como propensão genética.

Como a visão tunelada do homem e a visão mais lateral da mulher, ou aquele lance de mulher raciocinar melhor multiplamente e homem se focar superiormente em uma coisa de cada vez.

Não sei se foi o caso dessa pesquisa, mas com certeza foi o caso de quem leu.
 
Omykron disse:
os pesquisadores só arranjaram uma boa desculpa para ignorar as mulheres deles.

Eles arranjaram uma boa piada, isso sim. É como se eu descobrisse uma barata em baixo da minha cama e a usasse pra explicar as vozes na minha cabeça.
 
Varatar disse:
Quando as mulheres conversam elas falam d vários e vários assuntos, atropeladamente, em poucos minutos. Um assunto se sobrepõe a outro com uma facilidade q eu me impressiono, e sinceramente, fui muito irritado!

E se você não fizer cara de quem está acompanhando tudo, e não se lembrar daquele mísero detalhe do primeiro assunto que ela falou, ela vai ficar irritada, reclamar que você não lhe dá a devida atenção, :blabla:

As mulheres que me perdoem, mas alguém devia gravar uma situação dessas... Elas não acreditam quando falamos que elas agem dessa forma... na TPM então... 8-)
 
Balbo Bolseiro disse:
Eles arranjaram uma boa piada, isso sim. É como se eu descobrisse uma barata em baixo da minha cama e a usasse pra explicar as vozes na minha cabeça.
as vozes na sua cabeça provavelmente devem ser de sua mãe tentando te acordar de manhã :dente:

mas não é piada. Piada são 12 homens como cobaia.

Eles queriam mesmo uma desculpa cientifica do pq nenhum homem aguenta o mesmo papo a cada 15/30 dias...isso sem contar as formas bizarras que elas vão juntando coisas que não possuem relação alguma e acham que a culpa é toda do homem.
 
Acho que esse tipo de pesquisa pode até ser válido do ponto de vista da Ciência, mas os cientistas prestam um desserviço à sociedade ao divulgar resultados tão ínfimos quanto esses.

Numa semana, um grupo diz que café faz bem à saúde. no outro, um outro grupo conclui que faz mal. E ninguém pode dizer que um ou outro estão certos, porque na verdade NENHUM deles fez um estudo estatísticamente válido. E o povo, que em geral não tem capacidade de analisar por este ponto de vista, acaba desacreditando a ciência como um todo. :disgusti:

Agora, Omykron, você que falou em "discutir relação". vocês homens sempre reclamam que supostamente as mulheres querem discutir a relação tempo todo. Eu nunca entendi direito o que vocês querem dizer com isso. o que é "discutir a relação" nesse sentido terrível em que vcs aplicam a expressão???
 
Última edição:
Anna Cwen disse:
vocês homens sempre reclamam que supostamente as mulheres querem discutir a relação tempo todo. Eu nunca entendi direito o que vocês querem dizer com isso. o que é "discutir a relação" nesse sentido terrível em que vcs aplicam a expressão???
Expor os prós e os contras da atitude comportamental do companheiro para consigo diante da relação. Isso, de vez em quando é estressante para os homens, pois muitas vezes a mulher escolhe um momento inoportuno para tomar essa iniciativa: o momento em q o homem precisa "olhar a fogueira"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo