• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cientistas conseguiram fazer internet WiFi funcionar embaixo d’água

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Um grupo de cientistas da Arábia Saudita está trabalhando no desenvolvimento de tecnologias capazes de possibilitar o uso de internet via wi-fi até mesmo embaixo d’água, e eles podem ter começado a encontrar uma solução.

Atualmente, a comunicação subaquática é feita utilizando ondas de rádio ou sinais de luz visíveis, mas ambas as soluções possuem limitações quanto a alcance ou taxa de transferência de dados, além de estarem sujeitas a interrupções caso algo passe entre a fonte e o receptor.

O time de Basem Shihada, primeiro autor do artigo, desenvolveu um sistema que suporta serviços de internet e o envio de mensagens multimídia usando LEDs ou lasers. O LED usa pouca energia mas seu alcance é limitado, enquanto o laser consegue entregar os dados de longe, mas precisa de mais energia para funcionar.

Chamado de Aqua-Fi, o projeto usou um computador para traduzir as imagens e vídeos para 1s e 0s, e enviar os dados usando um feixe de luz que liga e desliga rapidamente para transmitir o recado. Um receptor traduz a informação e a passa para outro computador, que converte os dados recebidos.

Ou seja: o vídeo é capturado e enviado para um computador, que traduz as imagens em sinais de luz. Os sinais são recebidos por um outro computador, que traduz novamente e envia os dados para a internet. Confira a ilustração abaixo para visualizar:

aquatic-wifi-diagrama.jpg
Diagrama do funcionamento da Aqua-fi
“Essa é a primeira vez que alguém consegue usar a internet embaixo d’água, completamente sem fios”, afirmou Shihada.

Apesar de conseguirem fazer funcionar, os cientistas não estão satisfeitos com a velocidade da transferência, que é de 2,11 MB por segundo e tem um atraso de cerca de 1.00 milisegundo para ir e voltar — muito lento e limitado para as conexões com as quais estamos acostumadas hoje.

Para melhorar o desempenho do Aqua-Fi, o time prevê investimentos em componentes eletrônicos mais velozes, e está considerando um receptor esférico que seja capaz de receber luz de todos os ângulos.

Shihada espera ver a tecnologia se popularizando com o tempo:

Nós criamos uma maneira relativamente barata e flexível de conectar ambientes subaquáticos com a internet global. Esperamos que um dia, o Aqua-Fi seja tão utilizado embaixo d’água quanto o WiFi é usado acima da água

 
Eu acho que isto ajudará muito em catalogação de vidas marítimas não? Os biólogos poderão transmitir ao vivo certos comportamentos de animais e desenvolver melhor suas pesquisas.

Talvez até tenham outros campos de pesquisa e exploração que vão se beneficiar muito disto.
 
Pra transmissão ao vivo de naufrágios de navios também vai ser excelente. Imagine por exemplo como teria sido quando os destroços do Titanic foram descobertos pela primeira vez com uma transmissão ao vivo direto do local!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo