1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cientistas alcançam interior do planeta Terra

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por La Fée, 3 Jan 2009.

  1. La Fée

    La Fée Só mais um

    Aqui pedaços da reportagem de Richard A. Lovett que retirei do site Terra.

    Uma equipe de perfuração recentemente atravessou camadas de rochas profundas por sob o Havaí e acidentalmente se tornou o primeiro grupo de seres humanos conhecido a ter perfurado a crosta terrestre em profundidade suficiente para chegar ao magma - a forma derretida de rocha que ocasionalmente atinge a superfície na forma de erupções de lava - em seu ambiente natural, anunciaram cientistas norte-americanos em dezembro.

    (...)Normalmente, ele disse, os pesquisadores de vulcões precisam realizar "estudos post-mortem" de magma há muito solidificado, ou estudar a lava ainda em estado ativo em períodos de erupções vulcânicas. Mas desta vez eles conseguiram encontrar o magma em seu ambiente natural - algo que Marsh descreveu como tão emocionante, para os membros de sua profissão, quanto encontrar um dinossauro vivo brincando em uma ilha distante seria para um paleontologista.

    O restante da natícia encontra-se aqui
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    8-O :think:

    Eles falam ainda sobre uma forma de obter energia com essa descoberta, só espero que depois dessa descoberta o paneta não vire um queijo suíço com magma escorrendo do interior :roll:

    ^^/
     
  2. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Cientistas alcançam interior do planeta Terra
    ...e morrem queimados.

    Oks, oks... uma nova moda de destruir o planeta... Vamos construir o primeiro vulcão Brasileiro, peguem suas pás.

    O que eu não entendi é que eles foram os primeiros? Eu tinha ouvido uma fita de uma certa igreja por aí que eles diziam que tinham feito isso e colocado um gravador e pegado vozes de pessoas agonizando e demônios em meio ao magma.... Então era mentira? Hahhhhhhhhhhhhhhhh...

    Será que ainda acho aquela gravação?

    By Raphael S
     
  3. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Gente, interessantíssimo isso...esperaremos para vê o que vai dar.
     
  4. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Meu Deus! você condensou duas enormes - perdão pela palavra - besteiras do cidadão médio com mania de achar que cientistas = anti-cristo. Vou supor que você está tirando sarro, e então não considere como uma resposta direta a você, mas para a multidão de sem-noção que acredita piamente que Hosmany Ramos está certo.

    Aquela gravação foi uma Bruxa de Blair - levada a sério. Fala sério: Mojica faz trabalhos muito melhores, mas é considerado trash no Brasil (enquanto lá fora, os gringos adoram o Zé do Caixão).

    Quanto os cientistas, está claro que a seleção natural teria dado um jeito em muito jovem sem-noção. Mas felizmente, alguns desbravadores hereges mapearam a anatomia e os médicos começaram a ter uma idéia melhor do corpo que tentavam salvar, descobriram vacinas - foram hostilizados pela população porque achava absurdo inocular doenças (fracas), com a "inútil" exploração espacial uma pessoa sem nenhuma noção de batatas antes do macarrão pode fazer sopas instantâneas que de outra forma na aventura de morar sozinho vários jovens teriam morrido de fome por não saber cozinhar. Ah e o micro-ondas, então: esse pessoal devia devolver, e voltar ao fogão a lenha. Meus dois cents: como é difícil acender a lenha, melhor usar casca de laranja seca como "palha" pois a chama dura mais e suficiente para "acender" a lenha. O que diminui a queima de papel, que devia ser reciclado.

    ******

    Então não é formado por basalto? Isso muda muita coisa em Geociência... :think: Qual estrutura cristalina é essa da dacito? Será que são os mesmos componentes arrajados numa outra estrutura?

    Mas acho que o que importa é se a utilização de energia geotérmica é viável... não seria radiativa, ou seja, os efeitos periculosos seriam locais, e não para todo o planeta (exceção se soltar MUITA fuligem). Também, não seria tão ruim quanto as termo-elétricas, que queimam combustível, ou as hidrelétricas que acabam com bilhões de kilometros de terra cultivável...

    Será que poderíamos "aliviar" tensões locais, de forma que quando o planeta estivesse pronto apra um terremoto, ao invés da energia ser usada para acabar com cidades, poderia virar eletricidade?
     
    Última edição: 13 Jan 2009
  5. TT1

    TT1 Dilbert

    É inimaginável a quantidade de tecnologia que pode brotar desse achado. Realmente é histórico. :D
     
  6. Valacirca

    Valacirca Youth Gone Wild

    Na notícia diz que é até possível conduzir alguma experiência no meio do magma.

    Mas como eles vão fazer isso ? :blah:
     
  7. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Bem valacirca ai só envinado uma carta ou e-mail para eles, mas sem duvida, daqui pra frente muita coisa vai mudar e descobriremos isso. Tanto a sua duvida como a da Primula.
     
  8. Viagem ao centro da terra de Julio Verne está tornando-se realidade.
     
  9. Valacirca

    Valacirca Youth Gone Wild

    Na notícia fala que a temperatura do Magma chega a cerca de 1.050 graus centígrados.

    Não manjo das física/química/exatas loucas aí. Mas por acaso, tem alguma forma de fazer algum metal resistir a uma temperatura dessas ?
     
  10. Naum sei naum, nessa temperatura o metal está totalmente líquido. Acho q naum exista nenhum q se mantenha inteiro nestas condições. Mas qualquer coisa cria-se uma bolha de energia q naum deixe nada passar assim se explora numa boa.
     
  11. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    E eu li que estão tentando desestinguir os mamutes.


    Aí eu faço uma pergunta séria e crucial:
    Qual das duas frentes de ficção-científica conseguirá trazer o T-Rex para as nossas vidas? Julio Verne com T-Rex nas profundezas do planeta ou Spielberg com T-Rex nascidos de ovos de codornas?
     
  12. Indu

    Indu MANDALORIAN

    O Magma no centro da Terra não seria na cor prata, já que lá existe ferro e niquel derretidos, e recio que essa seria uma descoberta comprovada, ma enfim nosso temores só começam.
    Prefiro acreditar que não usem isso a fim de fazer mais buracos e mais descobertas.
     
  13. Raphael S

    Raphael S Desperto

    *rs* Eu tava siiiiim falando sério. Ouço aquela gravação todo dia pra ninar ^_~ Hauhuahuahu.

    Brincadeira, eu rí na época que ouvi e agora rio novamente. Não entendi a parte do macarrão instantâneo, o meu leva 3 minutos. E certamente essa descoberta servirá para destruir o um anél futuramente.

    Eu ví isso num sonho.

    ^_^

    By Raphael S
     
  14. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A Islândia, uma ilha que tem clima praticamente polar, é um dos países que mais usam a energia geotérmica de forma adequada e útil, garantindo a maior parte do aquecimento das casas.

    É um tipo de energia que se bem explorada pode ser uma solução e tanto.
     

  15. Bom, nao devemos esquecer que no havaí , a lava é proveniente de hot spot ou ponto quente, diferente da islandia que está localizada num local de separação de placas oceanicas. Dae essa diferença da composição encontrada das rochas. a diferença do basalto pro dacito, é q o dacito tem mais quantidade de silica em sua composição e o basalto mais plagioclasio.

    bom mais isso é o de menos por enquanto
    o uso da energia geotermica é mto interessante deviso ser um tipo de energia limpa, q nao polui o ambiente :joy:
     

Compartilhar