1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cientistas afirmam ter encontrado 1ª evidência de matéria escura

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 28 Out 2010.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Astrônomos norte-americanos julgam ter achado partículas da substância.
    Cálculos estimam que matéria visível compõe apenas 20% do Universo.


    Dois astrônomos norte-americanos afirmam ter obtido evidências que confirmam, pela primeira vez, a existência de matéria escura, substância que os cientistas acreditam compor a maior parte do Universo. Até o momento, não há provas que a substância exista, embora os especialistas apostem na possibilidade pela influência exercida na matéria visível. As informações são do site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Dan Hooper, da Universidade de Chigago e do laboratório de aceleração de partículas FermiLAB, e Lisa Goodenough, da Universidade de Nova York, disseram ter encontrado sinais da destruição de partículas de matéria escura, detectados a partir de explosões gigantes na região do centro da Via Láctea.

    Os dados coletados foram enviados à revista Physics Review Letters B e aguardam a revisão de outros físicos e astrônomos, costume comum em publicações científicas, para confirmar os estudos antes de serem publicados.

    afirma Hooper.
    Segundo os pesquisadores, as observações mostram que a matéria escura seria composta por partículas conhecidas como WIMPs, com massas estimadas entre 7,3 e 9,2 GeV (giga elétron-volt), valores quase nove vezes maiores que a massa de um próton.

    80% do Universo

    Criada em 1930, a teoria da matéria escura surgiu como uma explicação para a velocidade de estrelas e galáxias, que deveria ser motivada por uma quantidade muito maior de matéria do que a visível. A matéria escura recebe este nome por não refletir luz e, como consequência, não ser captada por telescópios.

    Os astrônomos calculam que 80% do Universo é composto por matéria escura. Apenas o quinto restante seria feito de elementos conhecidos, como o carbono, hidrogênio ou oxigênio.

    diz Hooper.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu nunca entendi muito bem o que é a matéria escura, e porque ela se encontra só no espaço. Porque aqui, na Terra, na minha frente, ela não pode existir e não ser vista? Porque eles sempre falam que "os telescópios" não conseguem ver?

    Mas adoro essas coisas! hehe
     
  3. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Mas essa tal matéria escura possui massa nove vezes maior do que um próton e ocupa 80% do Universo, como o mesmo não entrou em colapso sobre si? E se possui elétrons, deveria ser detectado através da colisão de partículas entre elas ou contra prótons, pois qualquer coisa que seja composta de elétrons causa atração ou repulsão eletromagnética.
     

Compartilhar