1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cientista russo devolve plutônio que guardava em sua garagem

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Ecthelion, 2 Nov 2004.

  1. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Bizarro!!!
    Cientista russo devolve plutônio que guardava em sua garagem

    MOSCOU (Reuters) - Um cientista da Rússia entregou à polícia, na terça-feira, oito recipientes contendo material nuclear que poderia ser usado em armas, disseram meios de comunicação russos. Os recipientes estavam na garagem da casa dele havia oito anos.

    Leonid Grigorov encontrou as 400 gramas de plutônio-238, um material radiativo, sobre uma pilha de lixo no laboratório em que trabalhava, perto da fronteira da Rússia com o Cazaquistão, disse a agência de notícias Itar-Tass.

    Já a agência de notícias Interfax afirmou que o laboratório, saqueado depois do colapso da União Soviética, em 1991, acabou fechado e estava vazio.

    Grigorov resolveu esconder o material, que teoricamente poderia ser usado para fabricar uma "bomba suja", em uma caixa e apenas a entregou à polícia local depois de um jornal ter oferecido uma recompensa a qualquer um disposto a abrir mão de suas armas.

    "Na qualidade de especialista, sabia que tinha de escondê-lo para evitar consequências trágicas", afirmou Grigorov.

    A Rússia, que possui um imenso arsenal de armas nucleares, está sob pressão para evitar que qualquer material radiativo caia nas mãos de extremistas. O colapso da União Soviética deixou muitas instalações nucleares do país com um aparato de segurança inadequado.

    Também há especulações sobre cientistas da área, com baixos salários desde o fim do regime comunista na Rússia, que estariam transferindo tecnologia secreta para países qualificados como "perigosos" pelos EUA. A Rússia nega.

    Especialistas afirmaram que o plutônio-238 é usado normalmente para gerar calor. No entanto, se misturado com outros materiais, a substância poderia servir para criar um artefato nuclear.

    A proteção de centenas de instalações nucleares da Rússia é um motivo de preocupação para o Ocidente, em especial depois da descoberta, neste ano, de um mercado negro de tecnologia e material nuclear. O mercado era dirigido pelo cientista paquistanês Abdul Qadeer Khan e, por meio dele, a Líbia, o Irã e a Coréia do Norte conseguiram fazer avançar seus programas nucleares.

    Fonte: Reuters
    ..........................................................................................................
    A Russia permanece um grande depósito nuclear aberto. 8O :eh: :disgusti:
     
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Será que no fundo esse cara queria Plutônio pra viajar no tempo igual ao Dr. Brown do De Volta pro Futuro? :lol:
     

Compartilhar