1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciência sendo vítima desde o conto de Frankstein...

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Primula, 19 Fev 2008.

1. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Mandei outro dia uma carta com o título do tópico para um colunista da folha. Apesar de há dois ataques contra a ciência - uma vindo do lado religioso e outra de ativistas desavisados e desinformados - o ponto é que não sei porque enchem mais o saco da ciência do que enchem o saco de políticos...

Claro que quando eu ouço cousas como "não gosto de coisas modificadas pelo homem... por isso que temos efeito estufa e tempestades", essa mania de culpar a ciência devia vir também com o mea-culpa por não ter morrido quando criança com alguma doença como sarampo, tuberculose, ou prematuro na época que as UTIs neo-natais não existiam. Afinal o efeito estufa é resultado direto das pessoas não morrerem tanto quanto deveriam se deixassemos tudo como era na época das cavernas (média de vida de 20 anos, doenças adoidado, etc)

Mas antes que eu escreva uma bíblia em um único post.. melhor postar. :obiggraz:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Ótimo Ótimo x 1
  2. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

Já surgiu uma discussão sobre isso outro dia, não me recordo em que lugar da Valinor. Mas era exatamente falando sobre as pesquisas com célula-tronco.

Sabe, tem muitas coisas que sou contra qdo falamos de ciência e pesquisas. Mas temos que assumir, dependemos dela, nossa sobrevivência, a cura de muitas doenças...ou então como vc mesma disse, deixemos tudo de lado e vamos viver o que podemos sem vacina, sem curas, sem tratamento algum...talvez assim o problema de super população seja resolvido.

3. Primula

Mas não teríamos ciência (no sentido de estar ciente) e cultura suficiente para saber que é melhor continuar no estágio selvagem nômade, e começaríamos a plantar (para não ter de ficar catando frutas por aí, ou ervas medicinais), criar animais (para não precisar sair caçando), etc..

Adorável ironia.

4. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

Sim, grande verdade...e realmente, uma ironia da vida. Mas o que seria de nós sem evolução? A ciência é parte da evolução.

5. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

Ironia pra mim é que uma das maiores motivadores do avanço da ciencia e tecnologia seja a guerra...

6. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

...Guerra Biológica, vc quer dizer?

Não vejo dessa forma, apesar de acontecer, fato.

7. Conan

Não precisa ser biologica.

Vc só esta teclando num computador porque num dado momento uma força militar viu o potencial de se coletar e analisar os dados estatisticos de uma batalha. computador em sua origem=investimento belico.

8. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

Bom, neste caso sim. Mesmo assim, se formos pensar sempre dessa forma isso não acaba nunca. As coisas tem mudado, um pouco, hoje em dia os estudos e pesquisas visando o bem da humanidade tem crescido.

Sabe, eu estou procurando ver a ciência como um bem maior, não como uma arma, mesmo sabendo que em sua grande maioria é o que ela é.

9. Conan

a sim, hoje em dia sim...

mas a base do hoje em dia foi construida sobre sangue...

reza a lenda que santos dumont se matou depois que viu o potencial uso do avião, a energia nulclear e derivados foi descorberta a custa de muitas almas mortas pelas bombas...

enfim, sem tempo de explanar mais...

10. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

Sabe, as vezes as criações não são usadas com o propósito com o qual foram criadas...frustrante? Sim, mas é como a vida funciona, como a mente da humanidade reage perante certos acontecimentos...o que chamamos de poder!

11. Elminster

Elminster Usuário

Aquela lei de defesa dos animais no meio científico nunca vai sair, acho impossível. Nenhum político que preze pelo senso comum vai permitir uma coisa dessas, principalmente se acabar com as vacinas que salvam milhares no brasil, é como um estandarte da saúde nacional.

12. Primula

Sobre Dumont, ultimo estudo que li falava sobre depressão (e ele estava se tratando à época. Só que os medicamentos que achava-se que eram para o estado clínico dele, sabe-se hoje que não adiantam nada)

A diretriz básica de qualquer organismo vivo é sobreviver. Seguida de conforto. Medo é desconforto => vamos acabar com o que nos dá medo.

O controle pra não sairmos matando todo mundo é o que se chama sabedoria. A sabedoria está normalmente aliado à conhecimento, pois sem conhecimento ficamos na ignorância e no medo e nas guerras.

De qualquer forma, por isso que alemães foram mais tolerantes com o Tropa de Elite que muita gente "esclarecida", visto que eles aprenderam na carne o que é ser fascista. E claro as consequências das escolhas de todo um povo recaem sobre os descendentes do povo. Nada de "não fomos nós", pois isso não ajuda muito no aprendizado.

Aceitar os fracassos e erros, para não fazer mais. Não é porque foi uma guerra "mundial" que todo mundo entendeu a mensagem. Afinal somente quem errou é que entende a mensagem, e mesmo assim as chances não são altas (negação é uma bosta).

A todo momento sei que algo está morrendo para que eu continue a viver. Como já disse, acho que sou budista neste sentido (e no sentido de método científico).

O simples fato de que não passo fome, implica que várias pessoas morrem de cólera, por conta de minha postura burguesa MacDonalds.

A ciência não está errada em tornar o mundo mais confortável para os "vencedores" carniceiros. Na verdade, em sua essencia (estar ciente) é exatamente disseminar conhecimento para tirar a escuridão da ignorância (ignorantes sofrem menos porque não percebem que podia ser melhor a vida).

O vídeo do casamento de 50 anos felizes, de repente tudo acaba quando a verdade de que o marido caminhoneiro tem outras na estrada é exemplo disso: por que contou se eu estava feliz?

Negar que houve o Holocausto apenas para sentir-se injustiçado pelo mundo - como fazem os neo-nazistas, transferindo a culpa para as vítimas! - ajudaria o povo alemão a se reerguer?

Não é a ciência/consciência que mata... Somos nós, os homens, em nossa eterna necessidade de sentirmo-nos seguros. Elevada à enésima potência, como disseram os Sem-Floresta ("eles comem o tempo todo, não param de comer e o que não comem jogam fora!")

Ao ter consciência, estamos abertos a errar... alguns erros horrendos, claro, mas fingir que não matou, não apenas é besteira, mas impede que haja futuro. Porém muitos de nós não querem ter (con)ciência, porque isto implica em aguentar consequências, muitas nada agradáveis. Somos bicho ruim, porque só gostamos de aguentar consequências agradáveis.

• Ótimo Ótimo x 2
  13. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

PERFEITO, como sempre! :clap:

É isso que chamamos de evolução? O constante desejo de crescer, enriquecer, criar, explorar...aquela vontade louca de sempre considerar tudo pouco e querer sempre mais?

14. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Ridiculo.

Se podarmos a ciência dessa maneira não haverá mais curas para novas doenças.
    Sim porque nada pára. O vírus da Aids continua mudando, assim como o da gripe e novas viroses e bactérias continuam sem cura.

O cara que reclama disso deveria nunca tomar vacinas, usar microondas nem mesmo assistir televisão via cabo ou satélite ou ter um órgão transplantado. Nem usar um micro ou criar jornais e revistas para dizer besteiras. Porque tudo isso foi criado por pesquisadores e cientistas e foram testados em animais e/ou foram criado para outra finalidade que não a guerra.

Povo idiota que luta pela coisa errada. Ninguém pensa e ter uma lei onde ladrão de colarinho branco vá para cadeia. Ou que nepotismo de cadeia.
    Não vejo ninguém lutando contra a corrupção que faz o Brasil ainda ter pessoas que nunca viram a eletricidade, nunca ligaram um interruptor de luz e não sabem o que é água na torneira.

Não, vamos lutar pela vida dos ratos nascidos e criados em laboratório. Afinal eles sofrem. Vamos lutar por isso e seremos um povo melhor.

Gente estúpida.

• Ótimo Ótimo x 1
  15. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

Mas é esta a questão levantada...sem esta ciência, estas pesquisas, hoje talvez a humanidade já estivesse em extinção.

Estamos todos lutando pela nossa própria sobrevivência e dependemos de estudos cientifícios e hoje, principalmente, das pesquisas com células-tronco pra continuarmos vivos.

16. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

MAs eu fico Puto com isso.
    Nego perde tempo e dinheiro com coisas absolutamente descabidas.
    Se bem que eu sempre (teoria minha) acho que esse tipo de pessoa faz isso pra desviar o foco de outras coisas que acontecem.
    Por exemplo, vamos fazer um projeto de lei para não usarem animais em experiências. Assim o povo fica vidrado nessa discussão e e não percebe o aumento de Pedágio nas rodovias do Rio... ou algo que o valha...

17. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

Sinceramente, você não é o único que tem este tipo de reação...realmente é frustrante. Mas contenha-se, huahaha, cuidado com o coração. :lol:

Teoria da Conspiração...muita gente também pensa assim quando lê tal coisa, acredite. Mas, não temos certeza de nada, não é mesmo? Então o jeito é lutarmos contra e manter estas pesquisas ativas, afinal, nunca sabemos qdo nós iremos necessitar de uma cura ou alguém querido.

18. Izze.

Izze. What? o.O

Eu acho a maior BA-BA-QUI-CE atacar a ciência culpando-a do que acontece de pior no mundo.

Como já foi dito, sem a ciência, muitos de nós morreríamos de alguma doença quando criança.

A ciência serve para o bem, mas somos nós, bípedes, que a usamos para o mal. Nada de culpar a tecnologia pelo aquecimento global e blablablá. Ninguém ta atacando as vacas por elas soltarem gases e poluirem o ar *sim, isso também causa o aquecimento*.

Antigamente, quando algo dava certo, todo o crédito caía em cima de Deus. E se fosse o contrário, o homem se culpava por isso. Agora com a ciência, a culpa não cai acima do homem em geral, mas é carregada apenas pela ciência.

Ta certo que a ciência faz lá suas atrocidades, como essa questão de utilizar animais em testes. Eu sou totalmente contra isso, mas duvido que eu me voluntariaria a servir de cobaia num esperimento. A maioria não se voluntariaria.

E a cada dorzinha, vamos recorrer à Aspirina. U-hul! xD

19. miharu

miharu Wild~

É um veeelho dilema de quem trabalha no meio científico. Muita gente me pergunta: "Mas Aline, vc não tem pena dos ratinhos/coelhinhos? Vc não se sente mal fazendo isso tudo com eles?", ao que eu sempre respondo:
    1. Vc conhece alguma forma melhor de eu fazer os meus testes?
    2. Vc acha mesmo que eu me sinto bem fazendo isso? Se assim fosse, talvez eu fizesse testes com qualquer ser vivo diante de mim, não importa a espécie ou o risco;
    3. Vc prefere ver um rato morrendo ou um ser humano agonizando enquanto vivemos com pena dos ratos? Pelo menos o MÉTODO CIENTÍFICO foi criado para que eles não sofram tanto quanto dizem por aí.
    É, INFORMAÇÃO É TUDO!

Isso mesmo. Se ao menos eles se dessem ao trabalho de fazer algo que nos dê mais um pouco de dignidade como GENTE que somos...Piada!

Perder tempo discutindo a aplicação do ensinamento de uma teoria comprovadamente ultrapassada como a criacionista nas escolas, mesmo para os que a divulgam nas igrejas é gastar energia à toa, já que mesmo os religiosos em sua maioria têm suas dúvidas sobre em que acreditar, e isso é ensinado nas igrejas. Deixemos as escolas para os ensinamentos científicos, ou ninguém terá liberdade pra julgar o que é certo ou errado nesse ponto.

20. Thatá Rose

Thatá Rose Engel

Verdade Aline, informação é tudo, principalmente neste meio...não é apenas ouvir ou ler uma notícia e se revoltar, mas entender TUDO que está acontecendo. Eu, sinceramente, acho absurdo a igreja interferir em pesquisas como as feitas com células-tronco.

Compartilhar