• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência de dados

Haran

ㅤㅤ
Tá super na moda a tal da ciência de dados, tem muita gente com a carreira razoavelmente bem encaminhada na área de ciências exatas resolvendo ainda assim partir pra esse ramo...




What-is-Data-Science.docx.jpg


A moda é tanta que o curso de Estatística da USP de São Carlos foi reformulado e renomeado para Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados.[1] Pelo que o pessoal vende por aí (cautela!) parece tudo muito fácil, teria uma demanda alta, quem já tem certa bagagem em ciências exatas poderia se aprofundar no assunto em poucos meses e já sairia ganhando uma grana... Por algum motivo parece atrair mais cientistas do que programadores (parece requerer mais matemática do que meramente programação)...

Até virou piada:

upload_2019-11-28_23-21-4.png

Sei lá, abri o tópico porque talvez alguém manje a respeito e possa comentar, e deixar a dica para os mais novos que ainda estão escolhendo a carreira... Apesar da piada acima, parece um ramo promissor, então um curso que permita essa rota tem um ponto positivo a se considerar...
 
Pelo visto você está bem interessado né @Haran Alkarin ?

Apesar de eu nunca ter saído da área eletro-eletrônica, curiosamente o mais próximo que fiquei disso foi ter feito na década passada um extenso trabalho de geoprocessamento para gestão de energia elétrica.

Esse trabalho requer boa parte, pra não dizer a maior do que consta na matriz curricular que esse curso de estatística e ciência de dados e sendo mais amplo por abranger também cartografia e geografia. Não tive grande dificuldade pra realizar o trabalho, mas se tivesse feito esse curso, talvez pudesse ter sido mais fácil e rápido.

Então campo de aplicação pra esse curso não falta e realmente sendo mais interessante pra quem curte mais matemática estatística do que programação.
 
Última edição:
Eu estou aos poucos migrando para essa área aqui dentro da empresa, o bom é que da pra misturar minhas 2 faculdades e minha pós.
Estou estudando bastante python e machine learming para tal, vale muito a pena.
 
Saber programar nunca deixará de ser importante. Se vai ter muito ou pouco disso só dependerá do que você vai trabalhar na prática. No geoprocessamento de gestão de energia elétrica, programação era algo que tinha uma participação menor.
 
Pelo visto você está bem interessado né @Haran Alkarin ?
Não muito, já tenho pouco saco pra programação usual... Se fosse mudar de área, queria diminuir a programação, não aumentar. Mas fala-se tanto a respeito que desperta a curiosidade...

Eu estou aos poucos migrando para essa área aqui dentro da empresa, o bom é que da pra misturar minhas 2 faculdades e minha pós.
Estou estudando bastante python e machine learming para tal, vale muito a pena.
Dê mais detalhes... Estudou por onde? Faz exatamente o quê com machine learning?
 
A quantidade de programação é algo que realmente só depende do que a empresa vai cobrar da pessoa no trabalho e fazendo esse curso de fato é muito complicado querer estimar com exatidão isso, pois cada uma tem uma demanda diferente.

Eu também me incluo entre aqueles que até gosta de programação, mas até um certo teto e de forma esporádica com intervalos longos. Ficar fazendo isso diariamente pra mim é um porre.
 
Não muito, já tenho pouco saco pra programação usual... Se fosse mudar de área, queria diminuir a programação, não aumentar. Mas fala-se tanto a respeito que desperta a curiosidade...


Dê mais detalhes... Estudou por onde? Faz exatamente o quê com machine learning?
Aqui na empresa usamos o machine learning para aprender o comportamento do cliente durante suas pesquisas de viagem. Isso é ouro pro marketing.

Eu estudei praticamente no coursera, esse curso aqui é incrível https://pt.coursera.org/learn/machine-learning

Python foi na raça e com esse livro aqui https://automatetheboringstuff.com/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo