• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência da Terra-média: Nomenclatura tolkieniana

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
<p>
O pessoal andou reclamando que a &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o do Ci&ecirc;ncia da Terra-m&eacute;dia estava impenetr&aacute;vel, dif&iacute;cil de entender, o escambau. Ent&atilde;o, em defer&ecirc;ncia aos nobres leitores, vamos a um tema leve e divertido: como a mitologia tolkieniana influenciou os nomes em pseudolatim que os cientistas d&atilde;o aos seres vivos.
</p>
</ br> Leia Mais...
 
Thangorodrim thalion, Protungulatum gorgun, Oxyprimus galadrielae, Deltatheridium durini, Arctocyonides mumak, Platymastus palantir, Platymastus mellon, Mimotricentes mirielae, Desmatoclaenus mearae, Litaletes ondolinde, Bomburia priscus, Protoselene bombadili, Tinuviel eurydice, Fimbrethil ambaronae, Mimatuta morgoth, Mimatuta minuial, Earendil undomiel, Anisonchus athelas, Anisonchus eowynae, Niphredil radagast e Ankalagon saurognathus.


Juro que minha vontade agora era "googlear" cada uma destas citações pra ver se são bichos ou plantas.
Ai, que saudades dos meus dias de ócio... :mrgreen:
Adorei, Cisne!
Muito interessante!
Mais uma vez o senhorito está de parabéns!
 
Bacana!! Muito bom, aliás! Não sabia que Tolkien tinha inspirado tantos nomes em pseudolatim assim!! =]

Pericompsus bilbo (gordinho, pequeno e de patas peludas -- é, deu pra entender)
Gee criou o Tyrannosaurus helcaraxae, bichão que teria vivido no Alasca há 65 milhões de anos.
Era uma "reportagem" sobre uma nova espécie de dinossauro carnívoro, o Smaugia volans (duh!), com asas e marcas de queimaduras nas vértebras do pescoço.

Criatividade também não está em falta neste pessoal, né!! :g:
Mesmo sabendo que só o primeiro é realmente o nome de uma espécie, estes dois últimos ficaram muito bons também!!

O pior é que um jornal espanhol de circulação nacional caiu feito um patinho e ainda xingou a "Nature" quando descobriu a verdade. Falta de senso de humor hobbit, imagino.

Faço ideia como eles devem ter ficado embaraçados quando descobriram que era só uma brincadeira do Henry Gee!! :lol:
 
Juro que minha vontade agora era "googlear" cada uma destas citações pra ver se são bichos ou plantas.!

Nem precisa:

E se prepare para ficar zonzo. O paleontólogo americano Leigh Van Valen batizou toda uma fauna de mamíferos do Paleoceno (cerca de 60 milhões de anos de idade) com nomes tolkienianos. São eles:
Logo, eram todos animais. =P

Anos atrás, quando eu ainda era da equipe, fiz uma notícia mais ou menos assemelhada. Deixa eu ver se ainda sei usar o sistema de busca, peraí...

Achei! Tolkien influencia Biologia Molecular e Genética

E tem o lagarto Liolaemus tulkas, descrito ano passado!
Lagarto argentino ganha nome de Vala: Tulkas!
 
Pois é, tem muita gente na herpeto que é fão do Tolkien. =]

Daqui à pouco deve aparecer o nome de um anfíbio inspirado em Tolkien. Meu amigo queria colocar um nome tolkiendili na nova espécie de perereca que ele está descrevendo, mas não foi consenso entre os autores. acabou ficando para uma próxima.

Uma coisa interessante é que a maioria dos nomes dizem respeito à animais. Cadê o pessoal da botânica? rs
 
Pois é, tem muita gente na herpeto que é fão do Tolkien. =]
Pois é! No último congresso brasileiro de herpetologia tinha 3 valinoreanos! :lol:
A gente devia ter tirado uma foto junto, hahaha!!!

Meu amigo queria colocar um nome tolkiendili na nova espécie de perereca que ele está descrevendo, mas não foi consenso entre os autores. acabou ficando para uma próxima.
De qual gênero é o bicho? E da onde é? Fiquei curioso. :mrgreen:
Eu tenho muita vontade de dar um nome tolkieniano pra alguma possível espécie nova que vier a descobrir. O problema é descobrir a espécie! Se fosse invertebrado ou até sapo seria mais fácil! :lol:

Uma coisa interessante é que a maioria dos nomes dizem respeito à animais. Cadê o pessoal da botânica? rs
Da botânica a única coisa que me lembro é do gene HOBBIT, que causa nanismo em umas plantas, ou coisa do tipo. Mas nomes genéricos ou espécies não faço ideia. Acho que os botânicos não têm o mesmo senso de humor que os zoólogos. =p
 
Pois é! No último congresso brasileiro de herpetologia tinha 3 valinoreanos! :lol:
A gente devia ter tirado uma foto junto, hahaha!!!

Quem era o 3°? Você nem me apresentou! :disgusti: :mrgreen:



De qual gênero é o bicho? E da onde é? Fiquei curioso. :mrgreen:
Eu tenho muita vontade de dar um nome tolkieniano pra alguma possível espécie nova que vier a descobrir. O problema é descobrir a espécie! Se fosse invertebrado ou até sapo seria mais fácil! :lol:

Isso que dá trabalhar com serpente! rsrs
É uma perereca do gênero Bokermannohyla, aqui do CO mesmo.
 
O pessoal andou reclamando que a última edição do Ciência da Terra-média estava impenetrável, difícil de entender, o escambau. Então, em deferência aos nobres leitores, vamos a um tema leve e divertido: como a mitologia tolkieniana influenciou os nomes em pseudolatim que os cientistas dão aos seres vivos.


<!-- br--> Leia Mais...
Particularmente não achei difícil o tema do outro artigo (o do emaranhamento quântico), mas que ainda estou assustado, isso estou.

Tem muito tempo (vai uns 10 anos) que eu não meto a mão nas contas de estimativas de entalpia e entropia, mas do que eu eu lembro, a energia necessária para organizar um sistema capaz de reproduzir o emaranhamento quântico numa escala macroscópica era absurdamente grande. Para que esse sistema, além disso, fosse capaz replicar uma imagem, por exemplo, iria uma outra dose cavalar de energia.

Não fiz as contas e não tenho certeza da ordem de grandeza, mas facilmente superaria toda a energia já produzida pelo homem na sua parca existência no planeta Terra.

Cisne disse:
(...)é um vale-tudo no qual a única exigência é dar alguma aparência de gramática latina ao nome.
Um dos melhores exemplos de vale-tudo, na minha opinião, foi "Tinuviel eurydice" :lol:

Mas no fim é no mínimo bem humorada a idéia dos nomes. Legal, antes de mais nada. :D
 
Última edição:
Uhuahuhea! Muito legal!
E, contra fatos não há argumentos: Balrogs tinham asas. Nem que fossem os outros balrogs...

Eu dei uma googleada nas coisas, mas aparece uma variedade muito grande de coisas distintas, fica difícil saber exatamente qual é.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo