• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência da Terra-média: imortalidade élfica

Este artigo ficou muito bom!! Os argumentos usados por Tolkien para justificar a imortalidade élfica são fantásticos (e, claro, aceitáveis e coerentes com o conhecimento biológico da época)! Parabéns por trazer até nós este artigo Cisne!
 
Última edição:
Na verdade, JP, mostrando coerência com a biologia conhecida naquela época. Atualmente há muita coisa que não estava disponível a Tolkien e seria impossível a ele ser coerente com tais fatos.

No meu outro post eu trouxe algumas "novidades" biológicas, pena que ele ficou no fim da outra página, muita gente vai passar batida por ele. :osigh:
 
Exelente texto.
Apenas mais uma prova de que Tolkien via muito além de seu tempo.
 
Na verdade, JP, mostrando coerência com a biologia conhecida naquela época. Atualmente há muita coisa que não estava disponível a Tolkien e seria impossível a ele ser coerente com tais fatos.

No meu outro post eu trouxe algumas "novidades" biológicas, pena que ele ficou no fim da outra página, muita gente vai passar batida por ele. :osigh:

Ah sim! Obrigado pelo aviso, Vilya! Vou corrigir meu post então... e ler o seu post também, é claro!!!:mrgreen:
 
Sei não... tenho lá minhas dúvidas. Eu acho que somos programados para morrer, para não competirmos com a nossa prole que pode ter potenciais "inovações" gênicas. Afinal, porque seria mais difícil ter o corpo saudável dos 60 ao 80 (ou aos 100 ou aos 200) do que dos 15 aos 30? O processo de manutenção é o mesmo - novas células substituindo as antigas e tudo mais.


só que a produção de celulas diminui conforme a idade aumenta, é que com o tempo o corpo vai perdendo a capacidade de se regenerar.

Mas, quanto a questão da energia na reprodução que é gasta parece de um certa forma ter se confirmado nessa senhora aqui.

http://diario.iol.pt/acredite-se-qu...nvelhecer-virgem-virgindade/1003495-4088.html
 
Oi Vilya,

De fato, os telômeros são um indício no mínimo intrigante, mas ainda é difícil conciliá-los com outros aspectos do envelhecimento -- a relação com o consumo de calorias e reprodução, por exemplo --, sem falar no fato de que continua não fazendo muito sentido programar a senescência porque isso diminui a capacidade reprodutiva dos organismos envolvidos.

Enfim, essa é uma área de fronteira em biologia, então não é surpreendente que as coisas ainda estejam um tanto nebulosas.

Abraço,
 
Muito bom o artigo, Imrahil. Meus parabéns, série muito inteligente! :clap:
 
Oi Vilya,

De fato, os telômeros são um indício no mínimo intrigante, mas ainda é difícil conciliá-los com outros aspectos do envelhecimento -- a relação com o consumo de calorias e reprodução, por exemplo --
Sempre é um desafio associar os dados moleculares aos dados macroscópicos. Mas a graça está toda aí.
sem falar no fato de que continua não fazendo muito sentido programar a senescência porque isso diminui a capacidade reprodutiva dos organismos envolvidos.
Assim como do ponto de vista molecular não faz muito sentido a telomerase somente ser transcrita nas células germinativas.

Em teoria se a telomerase fosse transcrita nas células somáticas de um organismo, então ele não envelheceria (edit: mentira, não é tão simples assim). Essa seria uma interessante hipótese para os elfos.

(Artigo da Science de 1998 para quem estiver interesado nesse papo de telômeros e telomerase)

Enfim, essa é uma área de fronteira em biologia, então não é surpreendente que as coisas ainda estejam um tanto nebulosas.

Abraço,
Pra lá de nebulosas, mas sempre interessantes de se discutir. :D
 
Última edição:
Gostei bastante deste texto. :yep:

Prova que Tolkien fazia tudo dentro de uma lógica e não por mera fantasia.
Foi um génio!
 
Texto bastante esclarecedor e com argumentos consideravelmente lógicos. Parabéns.
(achei um pouco confusa a estruturação do inicio, diga-se)
 
Um "metabolismo" mais lento, como descrito sobre a maturação dos Elfos, poderia sim ser um ótimo álibi para uma vida longa. Todavia, ainda que se diga que um Elfo atinga a maioridade aos 800 ou 1000 anos, não teríamos argumentos (ao menos no quesito biológico) para a vida ETERNA, e sim para uma vida extremamente longa. Alguns milhares de anos, talvez.

E, partindo exclusivamente dessa argumentação, não vejo falhas na afirmação do MESTRE ao dizer que a questão dos Elfos tem um problema inerentemente biológico, e não teológico. Aliás, para darmos o problema como realmente resolvido, o melhor, creio eu, é acatarmos o que já está escrito e estabelecido no silmarillion, da decisão de Erü sobre seus primogênitos, ou seja, o poder do Deus (Theo).
 
Muito sabia a explicação do professor.
Mas o gerente deveria saber que Tolkien
pensará em tudo quando escreveu.
E talvez ler O Silmarillion, embora infelizmente não
publicado ainda naquela época,
que explica toda a criação de Arda.

:yep: Tarsartir
 
Última edição:
Creio que a questão não é sobre Se o Mestre pensou ou não pensou em tudo (imagino que talvez ninguém tenha uma margem de erro tão pequena, mesmo ELE) mas sim O QUE o mestre usou como abordagem explicativa. Segundo o autor do tópico, Tolkien havia dito que havia um problema biológico, já que a explicação teológica era satisfatória. E tenta argumentar que até mesmo a parte biológica estava atendida.
É nesse ponto que discordo. Creio que, como Tolkien ainda estava aprimorando sua mitologia, não havia uma necessidade de atender plenamente requisitos de pressão evolutiva. A densidade filosófica do silmarillion é, na minha opinião, mais importante e mais confiável do que
tentativas de análises matemáticas, biológicas ou, em alguns casos, físicas.
Vejo uma preocupação clara em relacionar os biotipos ao ambiente, aos costumes e ao legendarium, e Tolkien faz isso magistralmente.
Partindo desse ponto, não acho que ELE estava apenas tentando ser humilde quando afirma haverem problemas de ordem biológica na análise biotípica de algumas raças ou seres, mas sim demonstrando sua Ênfase no lado "humano", nas facetas filosóficas, políticas e socio-culturais. Essas sim, eram áreas nas quais O Mestre era "macaco-velho".
 
Artigo fantástico! E mostra mais uma vez que Tolkien é um gênio, e que pensou em uma forma de tornar o seus seres tão verdadeiros como toda a Terra Média.
 
Amei o artigo! A cada dia que passa eu me encanto mais com a genialidade de Tolkien. É quase uma idolatria O_O

Mas eu sempre tive uma dúvida com relação à imortalidade dos elfos. Na verdade, está ligada à Arwen e o terceiro filme (porque eu ainda não li o terceiro livro) de Senhor dos Anéis. Não sei se estou no lugar certo para tirar esta dúvida (caso não esteja, por favor me aisem! mandem MP, qualquer coisa). Quando Arwen opta por ficar na Terra Média e viver com Aragorn, o pai dela fala que ela vai perder a imortalidade dos elfos (ou algo assim, não é?), mas depois ele mostra uma visão de Aragorn morto e Arwen obsevando seu túmulo, sem envelhecer. Então, afinal, ao ficar com um humano, longe dos elfos, vivendo numa terra não-élfica, um elfo vai perder a sua "essência"? Vai deixar de ser imortal ou não?
 
Tolkien é simplesmente genial. Ele conseguia juntar fantasia, teologia, realidade e ciência e fazer tudo funcionar numa leitura grandiosa que vai muito além do seu tempo. As obras são atualíssimas e tudo tem uma funcionalidade que se explica no decorrer das tramas. Eu adoro esse autor demais. E ao Imrahil o texto foi nota dez para henriquecernos os nossos conhecimentos.
_________________________________
Noylë de Éomer
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo