1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciência da Terra-média: Filologia élfica

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Administração Valinor, 10 Nov 2008.

1. Administração Valinor

Administração Valinor Administrador Colaborador

&quot;Nenhuma das ci&ecirc;ncias &eacute; mais orgulhosa, mais nobre ou mais pol&ecirc;mica do que a filologia, nem menos misericordiosa diante do erro.&quot; A frase &eacute; de Jakob Grimm (1785-1863), fil&oacute;logo alem&atilde;o (e um dos irm&atilde;os Grimm que compilaram contos de fadas, caso voc&ecirc; esteja co&ccedil;ando a cabe&ccedil;a). E, fora algum exagero, ele est&aacute; cert&iacute;ssimo: a filologia &eacute;, de fato, uma ci&ecirc;ncia. O que faz de Tolkien um cientista, senhoras e senhores.<br />
    <br />
    </ br>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Ótimo Ótimo x 10
  2. JPHanke

JPHanke Usuário

Caramba... Cisne, parabéns pelo artigo!! Ficou muito bom mesmo!
    Estou gostando muito da série de artigos "Ciência da Terra-média"!

3. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

PERFECT!!!
    amei!
    qual será a próxima aula?
    muito muito muito muito bom mesmo!

4. Ulca

Ulca Usuário

:clap: Maravilhoso artigo.

Sempre achei as línguas uma das coisas mais interessantes (senão a mais interessante) da mitologia de Tolkien. É fascinante o fato de terem evoluído ao longo do tempo, tornando-o ainda mais real.

5. alhana listhi

alhana listhi Usuário

Tolkien teve a paciência necessária para criar tais idiomas, e como um filósofo conseguiu aperfeiçoar esse talento q já vinha desde a infância quando aprendeu a escrever, como todos sabem. Nesta serie de artigos, alias quero parabenizar o Cisne por esse trabalho maravilhoso, ele realmente consegue mostrar essas, muitas vezes pequenas, relações com a realidade, Acredito q ai ele coloca muito bem os fundamentos deste estudo.mas voltando as Línguas, Tolkien diz logo no começo da carta 131:
    <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
    “Por detrás de minhas histórias existe agora um nexo de idiomas (na sua maioria esboçadas apenas estruturalmente). Mas com aquelas criaturas que, em inglês, eu enganosamente chamo de Elves [elfos] foram associadas duas línguas aparentadas bastante completas, cuja história está escrita, e cujas formas (representando duas facetas diversas do meu próprio gosto lingüístico) são cientificamente deduzidas a partir de uma origem comum.(...) . Isso confere um certo caráter (uma coesão, uma consistência de estilo lingüístico e uma ilusão de historicidade) à nomenclatura, ou assim creio, que está notavelmente ausente de outras coisas comparáveis.”
    <o:p></o:p>
    “(...)entristecia-me a pobreza de meu próprio país amado: não possuía suas próprias histórias (ligadas à sua língua e ao seu solo), não da qualidade que eu buscava, e que se acham (como ingredientes) nas lendas de outras terras.(...)”
    Nesta parte ele fala sobre a pobreza da essência em outras obras mostrando a sensibilidade dele, acho q a certa perfeição nas línguas foi um desfio imposto por essa carência, mas justamente esses aspectos perfeccionistas fazem com q ela evolua e seja realmente uma das coisas mais belas da obra dele!
    Bem...é só uma opinião espero q tenham entendido...

6. Mirime Dunedain

Mirime Dunedain Usuário

Relmente fascinante. Intrigante o tempo todo.Cada artigo melhor que o outro. "Ciência da Terra Média", a cada leitura uma descoberta!! Fantástica!

7. JPHanke

JPHanke Usuário

Concordo com o Ulca. Também acho as línguas (em especial as élficas) uma das coisas mais fascinantes criadas pelo Professor!! É incrivel que tenha criado um ramo linguístico com tamanha perfeição!!

8. Mirime Dunedain

Mirime Dunedain Usuário

Verdade mesmo.Me deslumbro com essa perfeita criação do mestre. Uma das melhores eu diria...

Última edição: 10 Nov 2008
  9. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Dentre todas as coisas que Tolkien usou/criou para deixar a TM o mais próximo possível do "real", do "possível", do "crível", apesar de toda a magia e seres fantásticos - e esses mesmos sempre muito bem baseados também - acredito que as línguas de forma geral, não apenas o élfico, foram ou são o mais importante.

A língua é algo que está extremamente ligada a história de um povo, ou etnia, a cultura e religão, e um continente está cheio de povos tão diferentes nesses aspectos e tão próximos nesses mesmos aspectos, que faz com que isso seja um fator primordial para que a TM seja algo que se desconfia ter existido de fato.

Mais uma vez superou minhas expectativas o artigo!!! Parabéns!!!! :joinha:

10. Lord Treville

Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

Ótimo artigo. Muito esclarecedor.
    Não há duvidas de que o Tolkien foi um dos grandes genios da nossa época.

11. Mirime Dunedain

Mirime Dunedain Usuário

Muito bem colocado!

12. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Cisne detonou nesse artigo. :clap:

Um texto bastante esclarecedor sobre as dimensões da filologia na obra do Professor, e de fácil leitura.

13. cpm22

cpm22 Visitante

muito bacana e esclareçedor como muitos dizeram ,mas eu ja sabia disso rss tolkien e fodao (no bom sentido claro):D

14. Gerbur Forja-Quente

Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

Muito bom mesmo. Gostaria de poder entender mais de filologia então eu tentaria aprofundar mais o Khuzdûl. rs.

15. ARABAEL

ARABAEL Ema Infame e

O homem se faz por si.
    Mies on tehnyt sinulle. (Finlandês)
    El bloke en caso que él hacía para tí. (Latim)
    Viene la fortuna a quien la procura. (Espanhol)
    L'uomo è fatto per voi. (Italiano)
    Ο άνθρωπος γίνεται για σας. (Grego)
    Every man is the architect of his fortune. (Inglês)
    Chacun est l’artisan de sa fortune. (Francês)
    Ciascuno è fabro della propria fortuna. (Esperanto)

Parabêns pelo Tópico muito bem formado!!
    Tolkien era realmente um "cientista dos idiomas", a linguagem da Terra-Média é algo sem igual, como se já não bastasse pelos desenhos cartográficos e seus relevos, as criaturas fantásticas, os homens, elfos, anões, etc, como descreve os lugares, Tolkien um homem a frente de seu tempo e de tudo.

16. Thalion

Thalion Mas que puxa!

Ótimo artigo.

Não se ateve muito a termos técnicos e, mesmo assim, conseguiu explicar muito bem sobre filologia, não somente na obra de Tolkien mas, também, de uma forma geral.

A filologia é, para mim, a parte da obra de Tolkien mais pefeita e real que existe (obviamente por ser, ele próprio, um filólogo de mão cheia).

E que venham os olifantes o/

Só por curiosidade o Cisne é formado em que??

Última edição: 11 Nov 2008
  17. Slicer

Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

Não poderia ter explicado melhor. O Cisne tem uma baita facilidade para simplificar assuntos complexos. Parabéns!

18. eowathiel

eowathiel dançando lambada com um

Parabéns! O artigo está muito bom mesmo!

19. Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Brigadão MESMO pra todo mundo ;-)

Thalion, eu sou formado em jornalismo, fiz mestrado em tradução e estou fazendo doutorado em tradução tb. Ah, qq hora eu faço graduação em biologia, se Eru quiser.

Abração,

• Ótimo Ótimo x 1
  20. Vilya

Vilya Pai curuja, marido apaixonado

Nós é que agradecemos :D
    Uia, se pá seremos calouros juntos lá nas bandas da USP :lol:. Estou querendo começar a trabalhar na área de biologia, campo muito frutífero para modelagem matemática.

Compartilhar