1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciência comprova: mulheres são mais complicadas

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Shantideva, 17 Mar 2005.

  1. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Cientistas decifram cromossomo que explica diferença entre sexos

    Reuters

    LONDRES - Cientistas desvendaram o código genético do cromossomo feminino X, que está vinculado a mais de 300 doenças humanas e pode explicar por que as mulheres são tão diferentes dos homens.

    O cromossomo contém 1.100 genes, ou cerca de 5% do genoma humano. Ali há informações que podem ajudar a melhorar o diagnóstico de doenças como hemofilia, daltonismo (incapacidade de distingüir algumas cores), autismo, obesidade e leucemia.

    A descoberta, feita por um consórcio internacional de cientistas, mostra que as mulheres são muito mais variáveis do que se imaginava e que, quando se trata de genes, são mais complexas que os homens.

    - O cromossomo X é definitivamente o mais extraordinário no genoma humano em termos de seus padrões hereditários, de sua biologia única e da sua associação com doenças humanas - disse Mark Ross, do Instituto Wellcome Trust Sanger, da Grã-Bretanha, que liderou o consórcio.

    Os cromossomos, que são encontrados no núcleo de cada célula, contêm os genes que determinam as características de um indivíduo. As mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm um X e um Y.

    A pesquisa, divulgada pela revista "Nature", mostra que o Y é uma versão "desgastada" do cromossomo X, com apenas alguns genes. O cromossomo X também é maior que o Y e, pelo fato de as mulheres possuírem dois deles, um dos X é, em grande parte, inativo.

    Mas nem todos os genes do cromossomo "silencioso" são inativos, o que pode explicar algumas diferenças entre homens e mulheres, segundo Laura Carrel, da Faculdade Estadual de Medicina da Pensilvânia, que também relatou suas conclusões na revista.

    O grau de inatividade do segundo cromossomo X varia muito de mulher para mulher.

    "Os efeitos desses genes do cromossomo X inativo podem explicar algumas das diferenças entre homens e mulheres que não são atribuíveis aos hormônios sexuais", disse ela em nota.Mutações genéticas e doenças como daltonismo, autismo e hemofilia, que são ligadas ao cromossomo X, tendem a afetar os homens, porque eles não têm outro X para compensar eventuais defeitos.

    O cromossomo X também abriga vários genes ligados ao retardamento mental e ao DMD, o maior gene humano. Mutações no DMD causam a chamada distrofia muscular de Duchenne, que leva à incapacitação e à morte de homens.

    - Há um número desproporcional de doenças conhecidas mapeadas no cromossomo X - disse David Bentley, do Well Trust Sanger Institute. - Ao ver o que está errado, podemos começar a entender muito melhor os processos biológicos do organismo normal.

    Fonte: O Globo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Ja sabia disso... Mulher com certeza eh uma evolução! Basta nós pobres machos tentarmos desvendar esse universo tão complexo que mexe com ´nóis! :eek:
     

Compartilhar