• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência comprova: mulheres são mais complicadas

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Cientistas decifram cromossomo que explica diferença entre sexos

Reuters

LONDRES - Cientistas desvendaram o código genético do cromossomo feminino X, que está vinculado a mais de 300 doenças humanas e pode explicar por que as mulheres são tão diferentes dos homens.

O cromossomo contém 1.100 genes, ou cerca de 5% do genoma humano. Ali há informações que podem ajudar a melhorar o diagnóstico de doenças como hemofilia, daltonismo (incapacidade de distingüir algumas cores), autismo, obesidade e leucemia.

A descoberta, feita por um consórcio internacional de cientistas, mostra que as mulheres são muito mais variáveis do que se imaginava e que, quando se trata de genes, são mais complexas que os homens.

- O cromossomo X é definitivamente o mais extraordinário no genoma humano em termos de seus padrões hereditários, de sua biologia única e da sua associação com doenças humanas - disse Mark Ross, do Instituto Wellcome Trust Sanger, da Grã-Bretanha, que liderou o consórcio.

Os cromossomos, que são encontrados no núcleo de cada célula, contêm os genes que determinam as características de um indivíduo. As mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm um X e um Y.

A pesquisa, divulgada pela revista "Nature", mostra que o Y é uma versão "desgastada" do cromossomo X, com apenas alguns genes. O cromossomo X também é maior que o Y e, pelo fato de as mulheres possuírem dois deles, um dos X é, em grande parte, inativo.

Mas nem todos os genes do cromossomo "silencioso" são inativos, o que pode explicar algumas diferenças entre homens e mulheres, segundo Laura Carrel, da Faculdade Estadual de Medicina da Pensilvânia, que também relatou suas conclusões na revista.

O grau de inatividade do segundo cromossomo X varia muito de mulher para mulher.

"Os efeitos desses genes do cromossomo X inativo podem explicar algumas das diferenças entre homens e mulheres que não são atribuíveis aos hormônios sexuais", disse ela em nota.Mutações genéticas e doenças como daltonismo, autismo e hemofilia, que são ligadas ao cromossomo X, tendem a afetar os homens, porque eles não têm outro X para compensar eventuais defeitos.

O cromossomo X também abriga vários genes ligados ao retardamento mental e ao DMD, o maior gene humano. Mutações no DMD causam a chamada distrofia muscular de Duchenne, que leva à incapacitação e à morte de homens.

- Há um número desproporcional de doenças conhecidas mapeadas no cromossomo X - disse David Bentley, do Well Trust Sanger Institute. - Ao ver o que está errado, podemos começar a entender muito melhor os processos biológicos do organismo normal.

Fonte: O Globo
http://oglobo.globo.com/online/ciencia/167307443.asp
 
Ja sabia disso... Mulher com certeza eh uma evolução! Basta nós pobres machos tentarmos desvendar esse universo tão complexo que mexe com ´nóis! :eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo