• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cidades à beira do precipício

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Descubra vilarejos que desafiam a natureza e se equilibram como malabaristas no topo de montanhas

Camila Sayuri, iG São Paulo | 01/04/2012 10:34



Há séculos o ser humano desafia a natureza construindo cidades em ambientes inóspitos e de difícil acesso. Ainda que o cenário escolhido não pareça propício e seguro para receber famílias, suas casas permanecem fortes e habitadas ao longo dos anos. É o caso de algumas cidades e vilarejos construídos à beira de penhascos. Quase que dependuradas, como se equilibrando para não cair do topo, compõem com a natureza uma paisagem pitoresca. Por sua beleza, recebem diariamente turistas de todas as partes do mundo e veranistas de finais de semana. Confira alguns exemplos surpreendentes.


Al Hajara - Iêmen
1vdj41y82ss55mumdx0eer2f5.jpg

Nas montanhas de Haraz, no Iêmen, está localizado o exótico vilarejo de Al Hajara, a cinco minutos de carro de Manakhah. Esta cidadela foi construída no século 12 pelos otomanos no cume de uma colina e possuía uma posição estratégica de defesa. As casas fortificadas são feitas de blocos maciços de pedras, coladas umas nas outras para formar uma espécie de muralha. Algumas das moradas têm até oito andares e mantêm a fachada detalhadamente decorada.



Ronda – Espanha
e791ak82pnqap3je9hivncba2.jpg

Erguida sob um maciço rochoso, a apenas uma hora da Costa del Sol, na província de Málaga, a cidade de Ronda tem uma das paisagens mais dramáticas de toda Espanha. A cidade é dividia em duas partes por um desfiladeiro de mais de 150 metros, por onde passa o rio Guadelevín. Muitas das casas de Ronda, considerada berço das touradas, ficam à beira de um precipício. Por sua localização, Ronda foi uma das últimas cidades ocupadas pelos árabes a ser reconquistada pelos reinos católicos. Hoje, recebe diariamente grupos de turistas e é refúgio de final de semana para muitos espanhóis.



Manarola – Itália
9353dlkccrxanln2sxofrb3fa.jpg

Manarola é o menor dos cinco românticos povoados que formam a Cinque Terre, um dos tesouros da Itália, à beira do Mar da Ligúria. Este charmoso vilarejo de pescadores, conhecido por suas casas coloridas incrustadas na rocha escura, serve de porto natural para a parada de muitos barcos depois de um dia de pescaria. Durante a visita, vale a pena fazer um passeio pelas muitas vinícolas do lugar ou beber uma taça de vinho na praça da cidade, a Piazza Capellini.



Bonifácio – França
b7dtsugd1sh1f8zzwjwxi8a7u.jpg

Na ilha francesa de Córsega, um dos vilarejos mais charmosos e mais visitados é a bela Bonifácio. A cidade de casas tom pastel foi construída no século 9, empoleirada à beira de uma falésia. Charmosa, ela recebe turistas de todas as partes. Não à toa. A vila de três mil habitantes tem um centro histórico composto por um emaranhado de ruelas, com restaurante e cafés. Na parte baixa está a marina, com iates elegantes, cafés, lojinhas e hotéis. Um passeio imperdível.



Oía – Grécia
a3o7djq6gf9q7ru2aq92hzam9.jpg

Na espetacular Santorini, Oía é o vilarejo que sintetiza o que a ilha grega tem de mais encantador. Nos penhascos multicoloridos que beiram uma cratera vulcânica, inundada pelo mar, foram erguidas casinhas brancas enfileiradas em vielas estreitas, pontuadas por igrejas de cúpula azul. Os visitantes encontram por lá bons bares e restaurantes, hotéis de charme e lojinhas de roupas e joias produzidas por estilistas locais. Ao fim do dia, muitos viajantes também se dirigem a Oía para assistir ao pôr-do-sol.




Azenhas do Mar – Portugal
6bjsrib684yqp4jjmen1bo7mz.jpg

No litoral português da cidade de Sintra, Azenhas do Mar é um pitoresco vilarejo construído na encosta de uma montanha. Na sua base há uma piscina natural de água oceânica muito apreciada pelos visitantes. Visitada durante todo o ano, ao longo de toda área escarpada há mirantes que oferecem belas vistas para o oceano aberto. O balneário é hoje ocupado principalmente por veranistas de fim de semana.

http://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/cidades-a-beira-do-precipicio/n1597727831245.html

_________________________________________________________________________

É bonito demais!
 
É um tipo de vista muito bonita, ainda mais quando se é contemplado em ter o mar bem próximo.

Gosto para visitar e apreciar, mas morar já não é minha preferência.
 
Essas fotos lembram alguns cenarios de livros de fantasia. A primeira foto lembra de longe tatooine, alguem se lembra aonde foi filmado a cenas de tatooine no filme star war?
 
Será que todas essas cidades são medievais? :think:

Fiquei especialmente intrigada com Oía, se ela foi uma cidade-estado no tempo na Antiguidade e tal, mas acho que o tipo de construção é outro.
 
Parece que a cidade grega é mais antiga de todas essas e a mais recente seria a de Portugal. Posso estar redondamente enganado. Eu não entrei nestes detalhes.
 
eu tenho medo do mar - um lance irracional mesmo, não me perguntem pq. então eu provavelmente entraria em pânico em uma casa como aquelas nas bordinhas ali como manarola e bonifácio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo