• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciclismo de Turismo ou Lazer

Uma hora e meia pedalando hoje. Acho que é um tempo bom. Amanhã provavelmente terá mais um pouco.

Como está sendo o ritmo de vocês? Eu ia levar um celular para cronometrar ou usar um programa para marcar o desempenho, mas achei melhor deixá-lo em casa mesmo.
 
Uma hora e meia pedalando hoje. Acho que é um tempo bom. Amanhã provavelmente terá mais um pouco.

Como está sendo o ritmo de vocês? Eu ia levar um celular para cronometrar ou usar um programa para marcar o desempenho, mas achei melhor deixá-lo em casa mesmo.


Da uma olhada no vídeo do GCN sobre o que levar em um pedal. É comum que a gente queira se desconectar, e acabar não levando o celular, mas não é uma boa. Tem mil e uma maneiras pelas quais o celular pode te salvar em um pedal.
 
Em relação a cronometragem e medições básicas.

Hoje em dia tem bons equipamentos inteligentes pra acoplar a bicicleta, desde os mais básicos como esse aqui até alguns com aplicativos, verdadeiros computadores de bordo, que de acordo com a sua necessidade até fazem você dispensar a necessidade do celular, porque tem alguns que tem uma vantagem que faz a diferença: proteção contra chuva e impactos

Foi justamente por isso que escolhi investir num desses porque já encurtei a vida de um celular por ter exposto ele demais em condições de maior risco já que eu ando muito em estradas de terra onde é comum enfrentar barro, pó e solavancos.
 
Mas dá um medo investir muito em uma bicicleta e ser roubado. Sabemos como as coisas funcionam no Brasil. Ainda mais para quem pedala sozinho.
 
Por ter feito um investimento muito bom na minha bicicleta, na região aonde vivo é tranquilo pedalar sozinho, mas também tem um grupo que participo que é bem bacana. O sul mineiro tem vários grupos e rotas de ciclismo de estrada.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Qual quadro vocês recomendam? Carbono ou Alumínio?

Eu vi alguns sites (aventrilha) fazendo uma análise entre ambos e existem vantagens e desvantagens entre eles. A princípio estou achando o quadro de carbono mais adequado para minhas necessidades, principalmente por conta da durabilidade, já que minha bike ficará na praia.

Resumo:

Peso: fibra de carbono
Resistência: alumínio
Durabilidade: fibra de carbono
Preço: alumínio
 
Qual quadro vocês recomendam? Carbono ou Alumínio?

Eu vi alguns sites (aventrilha) fazendo uma análise entre ambos e existem vantagens e desvantagens entre eles. A princípio estou achando o quadro de carbono mais adequado para minhas necessidades, principalmente por conta da durabilidade, já que minha bike ficará na praia.

Resumo:

Peso: fibra de carbono
Resistência: alumínio
Durabilidade: fibra de carbono
Preço: alumínio


Olha, um dia eu ainda compro uma de carbono. Mas por enquanto comprei minha speed de aluminio mesmo. Acho que em termos de durabilidade a de alumínio não deve perder muito não, mas é uma tecnologia que tende a ficar mais defasada. A diferença de preço é bem alta, e a diferença no peso da bike também. No fim eu pensei: é recém minha primeira speed e ela vai servir de cobaia enquanto eu aprendo a fazer manutenção, etc. Isso, somado com a alta do euro, selou para mim a escolha pelo aluminio.

Além disso tem mais uma coisa: a fibra de carbono é muito resistente, mas só em um sentido. A maioria das bikes boas, ainda que de alumínio, têm garfo de carbono. Isso porque se espera que o impacto seja sempre no mesmo sentido, que é o sentido em que a fibra aguenta. O problema é se acontece de dar um impacto perpendicular ao sentido da fibra. Aí quebra muito mais fácil do que a de alumínio. Como eu ainda espero um dia conseguir viajar de trem com a minha speed, ou quiçá de onibus ou avião, essas situações poderiam comportar um perigo maior caso ela fosse de carbono.
 
Além disso tem mais uma coisa: a fibra de carbono é muito resistente, mas só em um sentido. A maioria das bikes boas, ainda que de alumínio, têm garfo de carbono. Isso porque se espera que o impacto seja sempre no mesmo sentido, que é o sentido em que a fibra aguenta. O problema é se acontece de dar um impacto perpendicular ao sentido da fibra. Aí quebra muito mais fácil do que a de alumínio. Como eu ainda espero um dia conseguir viajar de trem com a minha speed, ou quiçá de onibus ou avião, essas situações poderiam comportar um perigo maior caso ela fosse de carbono.
Mas este esforço, para nós, irá acontecer mais durante o transporte da bicicleta. Ao menos no meu caso, não irei usar a bicicleta para ficar dando saltos ou exigindo demais da resistência do quadro. Eu até entendo que pode vir a aparecer alguma trilha para ser feita, mas de certo, mesmo ela não irá exigir tanto assim da bicicleta. Acredito que ambos quadros vão se comportar de forma satisfatória para nossas necessidades.

Eu estou ainda dando uma pesquisada para achar uma com custo x benefício melhor. Na compra do patins eu fiz o mesmo e adorei qual eu escolhi depois de boas pesquisas. Nas bicicletas está sendo um pouco mais longo devido a terem muito mais marcas.

Aliás, pelo que eu estava analisando, o melhor seria uma com quadro 17, já que é o ideal para alturas até 1,75 metros.
 
Existe um tipo de aluminio chamado de Alpha aluminio usado em quadros das bicicletas da Trek que ouço falar muito bem dele que não deixa dever em praticamente nada em relação a uma de carbono.

O alumínio tem a vantagem de no caso de ocorrer uma pancada não muito forte, a região pode até amassar um pouco, mas você pode seguir pedalando até poder reparar sem grandes problemas. Já na de carbono, pode formar trincos e fissuras que podem evoluir e aumentar de tamanho e aí dependendo do tamanho e da região onde ela aconteceu, você pode por a sua segurança em risco se continuar pedalando com uma avaria dessas.
 

Só aqui no sul mineiro há potencial gigantesco pra fazer não apenas algo igual como muito maior e com a vantagem de não ter neve pra atrapalhar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo