• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Chuva de meteoros será visível na madrugada

Miguêz

You talkin' to me?
Chuva de meteoros será visível na madrugada
Fenômeno ocorre pela passagem da Terra pelo rastro do cometa Halley.
Astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão explica como observar melhor.
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
Especial para o G1
entre em contato
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
A-
A+

O pico máximo da famosa chuva anual de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos ocorre neste ano na virada desta sexta para sábado (5). O melhor momento para observá-los será de madrugada, antes do nascer do Sol, do lado leste, na direção do nascente.

Os meteoros da Eta Aquarídeos são fragmentos de poeira que o cometa Halley deixou em sua órbita por ocasião da sua visita aos arredores do nosso planeta, em 1986. Ainda que o cometa esteja agora muito distante, na órbita de Urano, a Terra passa todos os anos duas vezes pelo rastro deixado pelo cometa, uma primeira vez em maio e outra em outubro.



No mês de maio, nós temos a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, e em outubro a chuva de meteoros Orionídeos. O nome da primeira vem pelo fato de o ponto radiante da chuva estar situado perto da estrela de 4ª magnitude Eta da constelação do Aquário.
0,,10700960,00.jpg

Para observar, convém procurar um local onde o céu esteja limpo -- sem nebulosidade -- e escuro. Se possível, devemos nos afastar das luzes das grandes cidades, pois a poluição luminosa das grandes metrópoles é o maior inimigo dos observadores do céu. Mas, mesmo nos centros mais populosos, os bólidos mais brilhantes poderão ser vistos, como já ocorreu anteriormente.

Lamentavelmente há uma fonte luz da qual não podemos escapar em nenhum lugar do mundo: é a presença do luar. Infelizmente, ela poderá ofuscar os meteoros menos brilhantes.

A melhor observação será a olho nu. Um binóculo ou telescópio irá limitar o campo de visão e reduzir o número de "estrelas cadentes" visíveis.

Esta é uma chuva visível melhor no hemisfério Sul. No nosso hemisfério, a taxa horária será de 20 a 60 meteoros por hora. A interferência do luar, entretanto, pode transformar isso num espetáculo de 2 ou 3 meteoros por hora. Para nós no Brasil, a situação é favorável, pois estamos situados numa faixa entre o equador e 30º ao Sul.

Esse eu não perco.
:eba:


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL31148-5603,00.html
 
Nem eu. Alguém sabe exatamente que horas irão começar os meteoros? A notícia foi meio inexata quanto a isso. Aliás, essa vai ser a primeira vez que eu vejo chuva de meteoros!!! :joy:
 
Isso só é valido para o brasil ou para o mundo todo?
Pergunta estupidamente ridicula nao? :lol:

Se fôr em todo o mundo tambem nao perco, nunca vi...
*yams*
 
Tô locão pra ver também. Mas tenho que trabalhar amanhã :disgusti:

Acho que vou ter que acordar algumas horas antes. Ou nem dormir.
 
Opa. I'm in. Tenho que acordar 5 da manhã mesmo... que que custa acordar uma hora mais cedo. Vou pesquisar pra ver se acho o horário.
 
Hmm, logo na primeira vez que abro essa parte de Astronomia do G1 me deparo com essa notícia...que sorte!

Realmente, não foi bem especificado o horário, mas acho que acordar às 4 da madruga garante o espetáculo, não?
 
Consegui ver 2! :)

O primeiro foi as 05:38, foi uma luzinha que descia quase na horizontal. Demorou um minuto ou dois pra sumir do meu campo de visão. Sumiu atrás de algumas arvores. Mas quando sumiu ja tava bem fraquinho o brilho. Nunca tinha visto desse tipo. Pra demorar tanto assim ele devia ser grandinho não?

As 05:43 foi só um risquinho daqueles mais comuns.
Depois disso não vi mais nada e o céu ja tava ficando claro.

Foi bem legal! Eu nem tava sabendo, valeu pela dica!
 
Eu vi uns 5. Fiquei das 4 às 5 e meia acordado.

O céu estava mais limpo impossível, o único problema era a lua mesmo. Se ela não fosse cheia teria visto vários outros. Todos duraram poucos segundos, mas a experiência valeu a pena. :yep:
 
Pior eu, que ouvi na rádio enquanto estava indo trabalhar, pensei "não posso esquecer disso" e esqueci. :disgusti: Já tem uns 10 anos que não consigo mais ver chuva de meteoro =/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo