• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Chuva de meteoros que passa pela Terra nesta semana (12 de agosto)

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Uma chuva de meteoros chamada Perseida estará visível na Terra nos próximos dias.

Deixados para trás pelo cometa Swift-Tuttle, os meteoros aparecem anualmente e, em condições favoráveis, é possível ver até 60 deles por hora. Em 2020, isso não será possível porque a fase da lua impedirá a visualização do pico da chuva, porém quem se dedicar poderá ver entre 15 e 20 meteoros.

O fenômeno poderá ser visto às 2h da manhã do dia 12, ou seja, na madrugada de terça-feira para quarta. Quem não quiser ficar acordado até esse horário, a NASA informa que a partir das 21h também será possível enxergar os meteoros, mas em menor quantidade.

Para observar os corpos celestes, basta escolher um lugar longe de luzes e olhar para o céu. Simples assim. O uso de telescópios e binóculos não é recomendado pois restringe o campo de visão, e a chuva pode ser observada por toda a extensão do céu, portanto, não é necessário se preocupar em escolher uma direção. Uma dica é deixar os olhos se acostumarem ao escuro e evitar o uso de celulares e outros dispositivos com telas brilhantes.

Caso você more em um lugar onde não seja possível acompanhar a chuva, ou se o tempo estiver ruim, a NASA fará uma transmissão a partir das 22h (horário de Brasília) do dia 11 de agosto em sua página chamada Meteor Watch no Facebook.

Esse grupo de meteoros leva esse nome por todos os corpos celestes que o compõe se originarem na constelação de Perseu. As informações são do blog oficial da NASA, em inglês.


_______

Vou tentar ver se consigo ver algum. Isto de eu aguentar de sono.
 
Aonde vivo o céu é bem limpo e distante de interferência de luzes urbanas. Da última vez que teve uma eu consegui ver. O problema é apenas o frio elevado nessa época do ano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo