1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Christopher Tolkien Teria Mudado Algo?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tarik Khalil, 12 Set 2008.

  1. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Sei que o tópico não irá dar em boa coisa mas como nunca vi menção a isso resolvi tomar um passo a frente e propor a seguinte discução:

    Como sabemos que tudo que foi publicado póstumamente está inalterado desde a morte de Tolkien? Sabemos que seu filho fez pequenas edições apenas para tornar as coisas concisas, eliminando versõs antigas de textos entre outras coisas... mas fica a pergunta: Poderia ele ter omitido algo propositalmente, ou alterado por algum motivo obscuro? Afinal, ele conviveu mais com o pai do que qualquer um, estudou seus trechos sucintamente e se alguem poderia produzir algo semelhante ou mesmo com uma verossímilhança impecável era ele. Sei que não faria diferença hoje e que não tenho nenhuma prova contra ou a favor disso, mas ainda assim preciso conhecer outras opiniões.

    Só para lembrar, eu admiro tudo que o CT fez pela obra do pai, mas essa questão me pareceu importante demais para que eu permitisse passar.
     
  2. Elfo Peludo

    Elfo Peludo Gunslinger.


    Tenho absoluta certeza que ele mudou...
    Enfim,quem se importa? Realmente? O que os olhos não leem,a cabeça não reclama.
     
  3. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Absoluta certeza? Isso é parecer bastante certo para mim... baseado em que Elfo, se me permite perguntar? Eu não duvido, mas não tenho nenhuma prova concreta.

    E nem ligo tanto assim, vai continuar sendo bom.
     
  4. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    para que ele mudaria algo?
    sendo que ele é tão ou mais chato que o tolkien pai? rs
    na verdade, talvez por motivos que vc já comentou, ele tenha alterado alguns pontos... mas modificar ou mesmo criar... creio que não...
    apesar de ser um velhinho chatinho, christopher tolkien manteve-se fiel às obras do pai...
     
  5. Ulca

    Ulca Usuário

    Pode até não ter alterado nada, mas acho que suas edições devem conter alguma "visão" da estória que deve ser diferente da do pai. Não uma diferença gritante, mas deve haver sim.

    Há eventos na mitologia que possuem mais de uma versão. C. Tolkien as apresenta, sendo fiel (espero) a obra do pai. Não creio que ele tenha alterado alguma coisa.
     
  6. Valacirca

    Valacirca Youth Gone Wild

    Você quis dizer reescrever trechos ?

    Acredito que não. Acho que apenas se limitou a organizar a obra do pai, eliminando trechos para deixar a história mais coerente.

    Alterar algo, não.
     
  7. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Assim espero, mas o que me preocupa é que temos tanta certeza disso como de que os Balrogs não tem asas.
     
  8. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Bom, para mim ele não teria motivo para reescrever nada. O quê ele ganharia nisso?
     
  9. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Ai que está o ponto, não teria como ganhar nada, já que até onde eu sei ele poderia manter os escritos sobre a Terra Média de sua autoria e seriam canônicos, e fazendo o que fez, se os escritos fossem dele, ele perde parte do reconhecimento que poderia vir a receber.
    Talvez no final das contas seja só paranóia minha.
     
  10. Breno C

    Breno C Quack

    Sei lá carinha, acho que ele mudou um pouco, porque todo escritor uma hora escreve algo polemico e o Tolkien simplesmente não tem isso em obra alguma. Acho o Tolkien escreveu alguma coisa que não deveria agradar muita gente e ai o Cristopher foi lá e editou, mas nada muito significativo para o enredo principal do mundo Tolkeano.
     
  11. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Penso que não. Cristopher tem um enorme respeito pela obra do pai e não seria capaz de mover uma letra da obre do mestre.
     
  12. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Acho que essa era a maior se não única possibilidade. Não li o HoME então tenho menos pontos de comparação em relação ao desenvolvimento da história, praticamente algumas coisas do Contos e só.

    Apesar de que eu duvido que Tolkien viria a escrever algo muito polêmico, ou que desagradasse muito a nós.
     
  13. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Na verdade o Christopher escreveu muita coisa no Silmarillion. Alguns especialista conseguem muito bem identificar a maneira de escrita do pai e comparar com as diferenças quase gritantes dos trechos escritos pelo filho.

    O Silmarillion era uma obra inacabada e seus contos não se encaixavam uns nos outros. Para manter uma continuidade e formar um romance fechado, o Christopher escreveu várias partes ligando um conto ao outro.

    Nos Contos Inacabados e nos HoME também existem vários textos do filho, porém nesses ele deixa bem claro o que é interpretação dele e o que é texto original do pai.

    Tanto é que, ao lançar The Children of Húrin, recentemente, C. Tolkien fez questão de deixar bem claro a todos os fãs que aquele era um livro que, diferente do Silma, não continha sequer uma palavra dele: tudo ali era a escrita original de seu pai!

    Se procurarem entre as notícias ou os artigos da Valinor, certeza que vão encontrar textos relacionados a esse assunto.

    Isso eu já não consigo enxergar de maneira alguma. Não existe isso de "todo escritor escreve algo polêmico". E mesmo se acontecesse, Christopher não teria motivo algum para mudar ou omitir. Se ele não foi contra a publicação das Cartas, que abordam não só assuntos polêmicos, mas também a vida pessoal de seu pai, porque faria isso na Obra?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    3 Coisas Snaga:

    1 - Essas diferenças são trechos pequenos ou é algo um pouco maior, talvez quase um capítulo inteiro ou um pedaço da história inteiro ( se tratando do Silmarillion não acho que seja impossível ).

    2 - A alusão as cartas realmente faz sentido.

    ( off )
    3 - Depois do Avatar e Banner do Curtindo a Vida Adoidado agora um do Clube da Luta, dois excelentes filmes, gostei bastante de ambos os avatares/banners.
     
  15. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Antes, quando discute isso há muuuuito tempo aqui na Valinor, em algum tópico perdido do passado, segeri a seguinte possibilidade:

    Christopher apenas viu que a obra se formava assim: '2 + X = 4'. O 'X' (a lacuna na obra) seria bem óbvia e Christopher simplesmente a completaria colocando um '2' de sua autoria.

    No entanto, ao sugerir isso, vieram me dizer que não, que era algo maior e que alguns trechos não eram tão óbvios assim.

    Mesmo se eu não as citasse, como você mesmo já disse em seu post anterior, não haveria motivos para Tolkien escrever algo polêmico (não era seu estilo) e mesmo que escrevesse, não haveria motivos para seu filho omitir esses trechos.

    Ah, obrigado!
    Só posso dizer que são meus dois filmes favoritos ("Curtindo" em primeiro e "Clube" em segundo). E por motivos bem simples: qual adolescente nunca sonhou em ser como Ferris Buller e qual adulto nunca sonhou em ser como Tyler Durden? :mrgreen:

    Eu já tinha usado um conjunto do Tyler há muito tempo, feito pelo Marco. Muito foda! Adoro aquele conjunto! E o conjunto do Ferris foi eu mesmo que fiz! Já esse atual é obra do Kurt e ficou muito foda também!

    Resolvi voltar com o Tyler porque to fazendo um trabalho sobre o Clube da Luta pra faculdade!
     
    • Ótimo Ótimo x 3
  16. Breno C

    Breno C Quack

    Sei lá carinha, eu sinto falta disso no Tolkien.

    Bom, vendo por esse lado...:think:
     
  17. My

    My Usuário

    Tipo, o q muda o Christopher ter ou não mudado alguma coisa??? E se mudou (o que eu acho difícil), isso prova que ele é tão bom escritor quanto o pai. É isso...
     
  18. Glaunir

    Glaunir Usuário

    A crença que possuo quanto a isso é que Christopher alterou única e estritamente trechos qe não seriam possíveis de serem entendidos pelos leitores. Afinal, ele até coloca quando há versões diferentes da história, no Silmarillion.
    Mas, claro, eu admiro muito o carinho que sinto que Christopher expressou nos trabalhos que publicou postumamente, nunca me senti "enganada" ao ler estas obras. Ao contrário, dá um gostinho de ver que a morte do professor não significou o fim de sua obra.
     
  19. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Bom, Snaga disse tudo ali no Post dele.

    Eu acho meio óbvio que CT tenha deixado a mãozinha dele no Silma. O que me deixou fulo é ele não ter deixado isso claro.
    Como é bem dito pelo Snaga e verificado pelo pessoal daqui da Valinor, existem trexos inteiros que CT meteu a mão.

    Claro que imagino que ele a melhor pessoa para preencher as lacunas deixadas pelo pai mas não sei se seria certo.
     
  20. Elfo Peludo

    Elfo Peludo Gunslinger.

    Absoluta certeza sim. É só não bancar uma de inocente e se colocar na situação dele. Lembre-se que no Silmarillion ele deixou claro que também removeu muitos textos que tinham concepções filosóficas e deixou aqueles que de fato,tinham uma "história." E se coloque no lugar dele: Dois textos que falam da mesma pessoa,mas totalmente diferentes. Qual escolher? Não seria melhor reescrever e misturar os dois? Minha experiência com textos me diz que ele alterou e mexeu em muita coisa. Agora,se isso faz ou não a diferença,é outros quinhentos...
     

Compartilhar