• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Christopher Paolini

Status
Fechado para novas mensagens.

Finwë Fëfalas

Nas Echoriath...
Alguém que leu os livros deste autor, tais como Eragon, Eldest e o último que eu não sei o nome e gostaria de saber pode me dizer se a história é boa?

Estou curioso para saber, pois ouvi dizer que não é tão boa, agradeço.
 
A historia é boa mas o desenrolar dela é bem pacato, a historia se resume em uma luta de poder atraves dos dragões. Mas pra que gosta de tolkien não é um livro que se recomenda ler, pois fica parecendo uma chatice sem fim.
 
Existem muitas analogias referentes à Paolini e Tolkien, e não creio que os dois autores e suas respectivas obras tenham o direito de concorrer à uma votação.Portanto, proponho que é extremamente difícil comparar os dois, devido à inúmeras variáveis.Uma delas, e o âmago da minha hipótese, é que Cristopher Paolini começou à escrever Eragon, seu "romance de estréia" à partir dos 15 anos, quando ainda permanecia na escola.Desta forma, não sei se uma mente jovem com um poder imaginativo não tão abrangente e consequentemente restrito, poderia concorrer com um grande mestre da literatura fantástica, J.R.R Tolkien.É indiscutível que Paolini teve suas raízes em Star Wars e Tolkien, pois, não há dúvidas quando ele cita, em diversas partes do livro, a existência do "Império"[Empire], que decide criar uma frenética busca para capturar o protagonista da história.Também usa como base superficial a existência de Dragões, Elfos e a Magia.A existência desses três elementos que dão riqueza e sustentação à história, foram fluentes das histórias do professor Tolkien.Portanto, um livro é baseado no outro, e, como o Tilion disse neste tópico, a maioria dos autores (e talvez nenhum deles) conseguirá reproduzir uma obra literária tão abrangente e rica quanto à que ele criou, pois todas passam à ser automaticamente "obras secundárias".Todas irão ficar implícitas num contexto Tolkieniano, mágico, que foi criado anteriormente à essa obra recém produzida.

Eu acho que, devido ao fator de idade, o desenvolvimento imaginativo interfere na habilidade do autor.Portanto, não dá pra comparar uma obra literária escrita por um garoto de 15 anos e de um senhor especializado no assunto, cujo conhecimento é muito abrangente e cuja imaginação não conhece limites.De fato, Tolkien é melhor do que Paolini, e isso não é uma afirmação subjetiva, pois existem muitos que falam isso por aqui.Além disso, me preocupo quanto ao plágio.Cristopher, por mais que fosse jovem e escrevesse bem (se comparado à sua idade e influência imaginativa), usa muito os recursos de Star Wars, J.R.R Tolkien e outras pequenas obras, talvez clichês.Mas, não se assuste ou ache que o livro é uma porcaria, pois ele tem muitas qualidades.Uma delas é a descrição de combates e ações rápidas muito bem formatadas.Porém, é um clichê quanto à descrição de paisagens e reinos.Embora tenha suas qualidades, tem suas rachaduras!

O que eu lhe recomendo?
Ler Eragon.É um bom livro; talvez não irá se sobressaltar ao mesmo nível quando se depara com passagens e descrições Tolkienianas, mas haverá uma essência, peculiaridade e toque de fantasia.Você poderá sentir o gosto de outros autores, e sentirá, algumas vezes, influência excessiva rolando por trás das páginas.Também acho que Cristopher simplesmente tentou, apesar das críticas.Mas, são muitos os que o denunciam e acham que fez uma coisa por mal, tremendamente arbitrária (Um exemplo é a utilização dos nomes e a criação dos mesmo, sem uma sustentação ou formatação profundamente delimitada).

De qualquer forma, ler faz bem, e ler e ter contato com novas frases e descrições, irá deixá-lo mais informado e rico em detalhes, quanto à literatura, gramática, etc.Portanto, compre se quiser, pois somente após lê-los é que você terá uma boa opinião, uma opinião subjetiva, própria, que não se perca aos comentários sucessivos que são descritos pela internet.

Abraços.
 
Última edição:
Parabéns cara, excelente post!
O que dizer depois disso?
Thantalas colocou em um post uma boa informação para todos aqueles que tem dúvidas quanto às obras baseadas em Tolkien.
 
Obrigado, Nah-Galad.
Eu acho que é meio essencial você ter a ficha completa do autor ao invés de criticá-lo abruptamente.Tudo bem que Cristopher não conseguiu reproduzir um livro completamente singular, sem influências ou pequenas inspirações, mas ele tem seus pontos fortes, e creio que não seja perca de tempo dar uma lida no Eragon.Acabei ele bem cedo, pois gostei muito do livro.Não sou defensor do Paolini, e nem quero ouvir defensores de Tolkien.Só disse que o moleque era novo quando escreveu, e isso nos dá como base uma ficha muito.... ''boa para o nível de conhecimento''..
 
È concordo com o Nah, Thantalas disse tudo!
Nunca li Paolini, mas tenho um conhecido que tenho plena confiança em seu gosto literário, pois foi ele que me apresento o mundo de Tolkien.
E ele compro Eragon, e me disse que o livro tem momentos que da vontade de ler mas na maior parte o livro é parado.
Nunca li e depois de meu conhecido quase ter desistido de ler, não tenho muita vontade, e o filme tambem não me atraiu tanto.
 
Concordo com o Thantalas, tanto é que estou lendo Brisingr, que é o terceiro livro da série.

As vezes é um pouco parado, as vezes lembra Sr. dos Aneis, mais ainda assim, eu acho que vale a pena.
Se pegar da teoria que existe apenas um numero X de obras (menos que 30) que são originais e o resto é tudo plágio, então muita coisa que lemos e gostamos é plágio, mais por sermos fãs do Sr. dos Aneis, é que notamos as referencias a ele de forma mais clara do que outras.

Eu ainda acho que uma boa leitura, plagio ou não, sempre vale a pena ler.^^
 
Terminei de ler o Brisingr já há um tempo. O Paolini é até bom na parte das batalhas e ações empolgantes, mas, se começa a descrever as coisas no meio, fica tedioso. Acaba perdendo o ritmo, porque a descrição ainda não é o forte dele. Talvez com um pouco de prática ele consiga se livrar da "maldição do primeiro filho".

Os três livros não são totalmente ruins, tem partes boas e algumas até (le gasp!) empolgantes. Acho que, se ele deixasse a obra amadurecer mais um pouco, ele teria um resultado melhor.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo